Polícia investiga chacina no ituqui

Gilberto Aguiar, Superintendente da Polícia Civil
Gilberto Aguiar, Superintendente da Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) investiga o caso que chamou a atenção da população santarena, em especial os moradores da comunidade de São Benedito, na região do Ituqui, em Santarém, oeste do Pará. Após atirarem contra os homens do Grupo Tático Operacional, da Polícia Militar (PM), pelo menos cinco homens acusados de furto e roubo de gado na região do Ituqui foram mortos.

Segundo informações, uma quadrilha estava atuando naquela região, furtando e roubando gado, e ao mesmo em que tocava terror junto aos comunitários, que viram em poucos dias, a vida pacata e cheia de paz, se transformar em um verdadeiro inferno.

Com vários casos registrados na Seccional de Polícia Civil, e com objetivo de averiguar a situação, uma Guarnição da Polícia Militar, utilizando-se de uma lancha da corporação, foi encaminhada para o local, nas últimas horas da tarde quinta-feira (19), após um comunitário manter contato com as forças de segurança, dizendo que um grupo de bandidos, havia acabado de roubar três reses, e que só escapou da morte, porque fugiu pela mata, sob disparos de tiros efetuados pelos marginais.

Ainda de acordo com informações, chegando próximo à comunidade, a guarnição da PM foi surpreendida com disparos de armas de fogos vindos de uma embarcação do tipo bajara. Sendo alvos dos bandidos, os militares realizaram a intervenção policial disparando contra o bando. No confronto, a embarcação que os bandidos utilizavam, foi a pique.

Logo em seguida, os PM’s realizaram buscas no local, com objetivo de localizar as pessoas que estavam na bajara. A noite chegou, e não logrando êxito, a guarnição retornou para Santarém, onde registrou o fato na Seccional de Polícia Civil.

“Cumpre esclarecer que nós já tínhamos algumas ocorrências, em relação alguns furtos e roubos de gado, que estavam ocorrendo na região do Ituqui. Diante destas situações, inquéritos haviam sido instaurados, com o objetivo de apurar essas ocorrências. E na noite de quinta-feira (19), a PM se deslocou até a região do Ituqui para averiguar a situação. Nesta diligência, eles foram surpreendidos, com uma embarcação do tipo bajara, e nela estavam alguns indivíduos, e segundo os policiais, os homens que estavam na bajara efetuaram disparos em direção a guarnição, que não teve outra alternativa, se não revidar, essa injusta agressão, o que acabou ocasionando o naufrágio da bajara”, conta o delegado Gilberto Aguiar, Superintendente de Polícia Civil do Baixo Amazonas.

Segundo o Superintendente, assim que o fato foi noticiado na Seccional, as providências foram encaminhadas. Junto ao Corpo de Bombeiros, foi solicitada a ida dos mergulhadores para iniciar as buscas dos possíveis corpos que teriam naufragado nesta situação.

“A Polícia Civil encaminhou todas as diligências, e as devidas perícias, inclusive, uma perícia na lancha da Polícia Militar, que segundo informações, teria sido alvejada com disparos” diz Gilberto Aguiar, e acrescenta que, “a PC dará andamento ao inquérito, visando apurar em que circunstâncias ocorreram esses óbitos”, declarou O Superintendente da PC, Dr. Gilberto Aguiar.

IDENTIFICAÇÃO: De acordo com informações, estavam na bajara, pelo menos cinco elementos, do quais, quatro tiveram os corpos resgatados pelos homens do Corpo de Bombeiros, e foram identificados como: Natalino Lopes dos Santos, de 22 anos; Antonio Sousa da Silva, de 39 anos; Júlio César Horta e Elvio de Miranda. Continua desaparecido Elton Silva dos Santos, que reside no bairro do Uruará. Familiares das vítimas constituíram advogados para ter acesso nas investigações.

COMANDANTE DO 3º BPM SE PRONUNCIA: O comandante do 3º BPM em Santarém, Tenente Coronel André Carlos, em conversa com nossa reportagem, disse que pessoas ligadas ao bando estão querendo amedrontar policiais militares. Ele falou que as ameaças estão partindo de elementos dos bairros do Livramento e São José Operário. Segundo o comandante do3º BPM, a Polícia Militar não irá se intimidar com bandidos que passam a vida aterrorizando a população. Tenente Coronel André Carlos disse que a PM está de olhos abertos para defender a população e também a integridade física da tropa.

ENTIDADES TRAÇAM METAS PARA COMBATER ROUBO DE GADO: O roubo de gado tem sido uma frequente ocorrência policial e tem preocupado autoridades e pecuaristas quanto à segurança pública na área de várzea e comunidades rurais de Santarém. Além do gado, principal alvo dos bandidos, outros animais também estão sendo alvo da ação de criminosos, como os porcos, por exemplo. O roubo de animais e até mesmo embarcações como bajaras e canoas das propriedades tem sido registrado, causando prejuízos para o setor produtivo local. Diante disso, o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), reuniu na quarta-feira (25) com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), quando discutiram e planejaram ações para coibir crimes de roubo na região. Foi discutido ainda medidas de combate ao mercado clandestino de carnes na região.

De acordo com o presidente do Sirsan, Reinaldo Rabelo, o Sindicato Rural tem o objetivo de manter o diálogo com as autoridades que tem alguma competência sobre os fatos ocorridos e tentar achar possíveis soluções para coibir a prática de crimes. “Queremos ouvir das entidades públicas, qual a maneira que o Sindicato poderia ajudar pelo menos a diminuir estes acontecimentos. O Sindicato dará todo apoio para estas autoridades realizarem seus trabalhos dentro da legalidade para que possamos coibir o roubo de gado na região”, explicou Reinaldo Rabelo.

Ainda segundo Rabelo, relatos de associados do Sirsan apontam que o roubo de gado tem aumentado consideravelmente, até mesmo durante o dia. “Temos recebido uma grande quantidade de reclamações sobre o roubo de gado, principalmente porque temos este fenômeno na várzea que é a passagem de gado. Na época que o rebanho está na restinga, mais concentrado, ocorre este tipo de crime e nem sempre o proprietário vem registrar junto à Polícia ou no Sirsan”, ressalta.

Na reunião ficou definido que os esforços serão intensificados para que os proprietários que vêem sofrendo este tipo de violência possam procurar a Delegacia e denunciar de forma imediata, para que as autoridade policiais possam agir e punir os criminosos. “É de extrema importância, que a pessoa que sofra este tipo de sinistro possa registrar a queixa na Polícia Civil ou que suspeite que isto possa acontecer em sua propriedade, que acionem o 190 ou o 181 para denúncias anônimas, para que a Policia possa comparecer e fazer o enfrentamento desde casos”, conclui Reinaldo Rabelo.

Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *