Espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem” será apresentado na Sexta-feira Santa

Ensaios estão intensificados para apresentação do espetáculo
Ensaios estão intensificados para apresentação do espetáculo

A 9ª edição do espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem” está próxima e com isso o Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) intensifica os ensaios durante a Semana Santa. A peça que vai rememorar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo será apresentada na Sexta-feira Santa, 25, com início às 19 horas. No Domingo de Páscoa, 27, ocorrerá a reapresentação, às 20h. O espetáculo será na área lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Avenida Marechal Rondon, entre as travessas Barjonas de Miranda e Silva Jardim.

Os ensaios sempre acontecem à noite, a partir das 19h30. Na Semana Santa começará meia-hora mais tarde por causa das celebrações penitenciais da Igreja Nossa Senhora Aparecida, já que os ensaios acontecem na quadra ao lado da igreja.

De acordo com a direção, mesmo iniciando mais tarde, a intenção é ensaiar o máximo que os atores puderem. “Nos preocupamos com cada detalhe, como a marcação, interpretação e tudo precisa está fechado para não haver erros”, explicou o diretor do grupo, Abel Solano.

Atores e atrizes se prepararam para apresentar um belo espetáculo
Atores e atrizes se prepararam para apresentar um belo espetáculo

O ensaio geral ocorrerá na Quinta-feira Santa, esse, porém, não terá hora para terminar. Segundo a direção, nesse dia todas as cenas do espetáculo serão passadas a fim de lapidar os últimos detalhes.

Este ano cerca de 150 pessoas atuam para a realização do espetáculo, o que inclui elenco, figuração, produção, diretores, apoio e dentre outros, todos participam voluntariamente, pois o grupo busca evangelizar por meio da arte.

Segundo Solano, uma das novidades é o destaque de Jesus Misericordioso, pois a Igreja Católica Apostólica Romana vive o Ano da Misericórdia instituída pelo Papa Francisco que iniciou em 8 de dezembro de 2015 e encerrará dia 20 de novembro deste ano. “Isso será mostrado nos milagres de Cristo”.

Outra novidade é o ator que irá interpretar Jesus Cristo, Maicon Corvin, que já fez diversos personagens ao longo da história do Grutap. Ano passado interpretou o discípulo traidor, Judas Escariotes, mas nunca fez o personagem principal.

“Já participei como figurante. Uma participação maior foi na cena da tentação como um dos espíritos. Depois continuei fazendo parte dos atores como ‘povo’, numa fase fiz parte da coreografia, depois fiz apóstolo Felipe, já fiz o diabo, Judas, fiz parte da direção, até o apóstolo João cheguei a interpretar”, contou.

Interpretar Cristo não está sendo fácil para Corvin, segundo ele é um grande desafio para mostrar no palco quem foi o Salvador, conforme relata a Escritura Sagrada: “O desafio pra mim é tentar transmitir o que as pessoas imaginam de Jesus, como cada um vê a pessoa do filho de Deus para si. Tenho percebido que algumas pessoas veem Ele como um homem amoroso, bonzinho e muito calmo. Por outro lado, existem pessoas que o via como alguém com mais firmeza, concentrado. O desafio é passar de forma clara essa imagens ao público. Tenho a proposta de mostrá-lo como alguém sentimental, amigo, compassivo, que gostava muito de todos, tanto dos maus quanto dos bons. Quero tentar transpassar isso, levar a mensagem do Jesus que está sempre do lado, amando, apesar de toda a perseguição e o sofrimento enfrentado”.

A mãe de Jesus, Maria, foi muito importante na vida do Salvador, ficando com Ele até o momento de sua morte na cruz. Pelo segundo ano consecutivo a professora de música, July Bonfim, interpretará Maria. Para ela, fazer esse papel é um sinônimo de gratidão: “Ela foi uma mulher que deu o seu sim a Deus e personificar a mãe de Jesus é uma responsabilidade muito grande, mas, ao mesmo tempo representa para mim o símbolo do amor ao próximo. Maria é símbolo de humildade, perseverança e fé”.

Os ingressos já podem ser adquiridos por uma pequena contribuição que ajudará nos custos do Grutap. Os bilhetes são no valor de R$ 3,00. As vendas ocorrem na secretaria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em horário comercial e durante os ensaios, a partir das 20h, na quadra ao lado da igreja.

Fonte: RG 15/O Impacto e Grutap

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *