Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos completa 48 anos de fundação

Quinzinho, servidor da Biblioteca
Quinzinho, servidor da Biblioteca

Nesta terça-feira (20), a Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, administrada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Cultura (SEMC), comemora 48 anos de fundação e bons serviços prestados à sociedade santarena. Por conta desse dia especial, a Biblioteca recebeu convidados e uma programação especial para comemorar a data.
O espaço foi fundado em 20 de janeiro de 1967. Na época estava localizada no antigo Theatro Victória. Em 1975 foi transferida para as dependências da Casa de Cultura. A biblioteca conta hoje com 12.539 títulos. Comporta 56 usuários acomodados no salão geral de estudos e disponibiliza 15 computadores para pesquisa gratuita na internet. Atualmente estão cadastrados 2.998 usuários. Em 2014, a quantidade de empréstimos foi de 1.500 livros, 48,5% a mais que em 2013, quando foram emprestados 1.010 exemplares.

Telecentro foi reinaugurado
Telecentro foi reinaugurado

O prefeito Alexandre Von falou da importância do espaço, que contribui para o “enriquecimento cultural dos cidadãos”. O secretário de Cultura, Nato Aguiar, enalteceu a aceitabilidade que a biblioteca tem entre a população santarena e de outras cidades, através de um diversificado acervo.

Prefeito, secretário Nato Aguiar e servidores da Biblioteca
Prefeito, secretário Nato Aguiar e servidores da Biblioteca

Além da festa foi reinaugurado o telecentro para facilitar a pesquisa on-line e contribuir como ferramenta nos cursos de informática. Os usuários que mais emprestaram livros durante o ano de 2014 foram contemplados com kits de leitura.
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos está localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara, nas dependências da Casa de Cultura. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
MORADORES DAS GRANDE ÁREAS DO SANTARENZINHO E MARACANÃ COMPARECEM PARA INSCRIÇÕES NOS CURSOS DA CASA BRASIL
Nesta terça-feira (20/01), os moradores da grande área do Santarenzinho e Maracanã compareceram em massa à sede do Infocentro Casa Brasil, ligado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE) para realizar a inscrição nos novos cursos.
No total, foram disponibilizadas 220 vagas nos turnos da manhã, tarde e noite, nos cursos de informática básica para jovens e adultos, informática básica para melhor idade, caixa informatizado, auxiliar administrativo, além do curso de informática básica para deficientes auditivos, em parceria com a Associação de Surdos de Santarém. As aulas iniciam na próxima segunda-feira (26/01) e se estenderão até o dia 31 de março.
A titular da SEMDE, Rosemary Fonseca, ressalta que o governo municipal vem investindo na capacitação dos moradores da grande área do Santarenzinho no mercado de trabalho, garantindo, assim, a inclusão social e digital aos moradores daquela grande área.
O Infocentro CASA BRASIL realizará na próxima sexta-feira (23/01) às 19h no salão ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Santarenzinho), sua 1ª aula inaugural para desejar boas vindas, bem como, o repasse de informações ao alunos inscritos nesta 1ª etapa de cursos.
REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 DO CONSELHO DE AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DE SANTARÉM
Nesta terça-feira (20), o prefeito Alexandre Von participou da primeira reunião ordinária de 2015 do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santarém (CAP/CDP). Durante a reunião foram abordados temas como: processo licitatório para a ampliação do Porto de Santarém e convite ao DNIT para apresentar o projeto de adequação/alongamento da BR-163 (perímetro porto – km 22). O vereador Valdir Matias Jr., conselheiro suplente, participou da reunião, representando o Legislativo Municipal.
O CAP é composto por representantes da Secretaria Nacional de Portos, do Governo do Estado do Pará, administração portuária, a autoridade marítima, o Município de Santarém, representantes da classe empresarial, titulares de arrendamento de instalações portuárias, representantes dos operadores e trabalhadores portuários.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *