14 de maio 2012 as 9:10 am

Ataque de vermes mata criança

Criança de 2 anos foi levada a vários postos de saúde e, por fim, ao Hospital Metropolitano, onde veio a falecer

Vermes matam criança

Uma humilde família moradora da rua presidente Castelo Branco, no bairro do Tapanã viveu momentos de angústia e sofrimento. A morte de uma menina de apenas dois anos teve uma sequência de fatos que culminou com a detenção do pai, conhecido como “Xaropinho”, acusado de abuso sexual, que, depois solto, teve que enterrar a filha, vítima, na verdade, de um ataque de vermes.

Durante cinco horas, a reportagem acompanhou o drama da família. A menina de dois anos foi levada, primeiro para o Posto de Saúde do Tapanã, na manhã de sábado (12), mas, por não haver médico, foi encaminhada ao Posto de Saúde do Bengui e, por fim, ao Hospital Metropolitano, onde veio a falecer.

O inferno do pai começou após a morte da menina que, segundo um Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Crimes Violentos, anexo ao Hospital Metropolitano, sugeria que a menina poderia ter sido abusada sexualmente.

Com exclusividade, a reportagem conversou por uma hora com a mãe, de 23 anos, que tem três filhos e é portadora de necessidades especiais. Com ajuda de familiares, devido aos problemas que tem e à medicação ministrada, ela contou que a filha tinha dormido com ela e o pai na cama, tendo o pai levantado cedo para trabalhar.

Quando a mãe acordou, a menina estava passando mal. Havia fezes e sangue espalhados pelo lençol. Ao verificar isso, foi pedir socorro para a tia e à avó, que, imediatamente, levaram a criança de moto para a peregrinação pelos postos de saúde do Tapanã, Bengui até chegar ao Hospital Metropolitano.

Diante das evidências a Polícia Militar foi acionada e prendeu o pai, quando este voltava do trabalho. Interrogado pelo delegado Rui Porto, ele negou que tivesse abusado da filha e se desesperou quando foi levado para uma cela reservada.

O delegado Rui Porto, plantonista na Seccional Urbana de Icoaraci, após saber da morte da menina, e para não cometer injustiça, foi ao Instituto de Criminalística para se inteirar melhor dos fatos, tentando um laudo que comprovasse o abuso para então autuar o pai pelo crime.

ANGÚSTIA
Durante duas horas, a reportagem acompanhou a angústia de familiares da menina, da mãe e do pai, recolhido na Seccional de Icoaraci. Alguns até duvidavam da inocência do rapaz, mas, para alívio geral, o delegado chegou ao local com um pré-laudo que determinava a causa mortis da criança: vítima de um ataque de vermes.

Segundo um legista do Instituto Médico Legal Renato Chaves com quem o delegado Rui Porto conversou, foram retiradas da criança 145 lumbricoides. Diante do fato o delegado mandou soltar o pai, que saiu aos prantos do xadrez, abraçando a mulher e a avó.

“Foi como uma hérnia estrangulada. A criança não teve os cuidados necessários. Estavam cuidando o caso como uma simples dor de barriga. Pela força que fez, a criança lesionou o ânus sugerindo que pudesse ter sofrido abuso sexual”, disse o delegado Rui Porto.

Fonte: Diário do Pará

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

4 Comentários para Ataque de vermes mata criança

  1. lulu diz:

    eu conheço uma garota de 15 anos , que sofreu 5 meses internada por causa do verme popurlamente conhecido como lumbriga. O medico deu alta para ela e ela agora esta com 24 anos e é um dos exemplos do brazil de boa alimentaçao e de saude.

  2. talita diz:

    meu exame INDICOU q tenho gíardia mas não me preocupei em tomar remédio. Vou levá-lo mais à sério.

  3. junior reis diz:

    O interessante é que o pai dessa criança deve ter sido humilhado na delegacia, enquanto deveria estar acompanhando sua filha nos hospitais por onde ela passou.
    Agora, quando tudo está esclarecido, ninguém lembra de prender os diretores dos hospitais responsáveis pelo não atendimento de urgência necessário, nem o secretário de saúde, nem o governador do Estado, nem a nossa presidenta.
    Eles é que são os verdadeiros culpados por essa morte. Se os hospitais públicos estivessem bem preparados, com médicos e equipamentos à disposição da população, esta vida não teria se perdido.
    Pra completar, ainda temos que conviver com uma polícia que age contra o próprio povo do qual fazem parte os delegados, os investigadores, os agentes e os familiares de todos estes.
    É hora de (não só a polícia, mas também os professores da rede pública, os motoristas e cobradores de ônibus, os agentes de trânsito, os funcionários públicos em geral) pararem de agir somente em interesse próprio ou de alguém próximo, e lembrarem de que o seu papel é de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa. Vocês e seus familiares são usuários do mesmo serviço que vocês prestam. Não compactuem com ações incorretas de colegas corruptos ou truculentos. Denunciem. Protestem. Não deixe esse mal se multiplicar, pois vocês, ou alguém querido, pode ser uma vítima do descaso que vocês permitem.
    Pensem nisso.

  4. Alberta Riker diz:

    Pensamos q/ verme não mata mas MATA SIM!! Mata até gente adulta!!!! A giardia é terrível …depois digo um fato verídico….
    Crianças e idosos que tem seus organismos mais fracos por natureza são mais vulneráveis a morte por verme (s)!
    Criança q/ mete suas mãoszinhas em qualquer lugar e coloca na boca, é muito mais fácil pegar verme (s).

    Fazer exames periódicos de fezes é o ideal ASSIM COMO TOMAR OS REMÉDIOS RELIGIOSAMENTE EM DIA E HORA MARCADOS pelo médico!
    Remédios q/ combatem as vermes acabam c/ o fígado então mais um forte motivo p/ O TRATAMENTO SER LEVADO A SÉRIO.

    Isso é uma coisa muito séria, se levado na brincadeira pode perfeurar os intestinos, acabar c/ o fígado e A PESSOA MORRER DE VERME!!!!

    Muitos anos atrás, faz muito tempo mas eu nunca esqueço q/ uma amiga de minha família, uma Sra. q/ era de uma boa condição financeira e social, era juíza de direito, morava em Manaus na Ponta Negra, era uma, morreu aos quarenta e poucos anos de idade por …giardia!!!! Foi um choque p/ todo mundo! As giardias perfuraram as paredes dos intestinos dela!!

    Ter verme (s):um problema simples pode parecer até ridículo mas se for levado na brincadeira, pode muito bem matar uma pessoa!GARANTO.

    CUIDE-SE!!

    Lembre-se tbm de suas crianças e idosos q/ dependem totalmente de vc!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>