Afastada técnica que aplicou óleo mineral na veia de criança de três anos

Hospital da Criança

A técnica em enfermagem responsável por aplicar óleo mineral na veia de uma criança de três anos, internada no Hospital da Criança Santo Antônio, no Complexo Santa Casa, está afastada de suas funções.
A funcionária deverá permanecer fora do trabalho até que uma auditoria apure as circunstâncias do erro que, dependendo da quantidade do produto administrado, poderia resultar na morte do menino.
Na manhã de quarta-feira, uma técnica em enfermagem do setor de Oncologia, cujo nome é preservado pela Santa Casa, teria de dar óleo mineral, via oral, para um paciente em tratamento quimioterápico contra leucemia. Por motivos ainda desconhecidos, a profissional aplicou a medicação na veia do menino. Internado desde a semana passada, o garoto realiza a segunda etapa do tratamento quimioterápico contra leucemia.
Segundo a Direção Executiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, assim que percebeu o equívoco, a técnica comunicou o fato aos médicos e transferiu o garoto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Em nota divulgada na manhã de quinta-feira, o hospital informou: “O estado de saúde do menino é estável. O paciente permanecerá por, pelo menos, mais 48 horas internado na Unidade de Terapia Intensiva para monitorar a evolução clínica”.
Destacado para falar em nome da Direção Executiva da Santa Casa, o diretor-médico Jorge Hatzel lamentou o episódio:
—  É um fato sem precedentes na história da instituição. Não vamos fazer julgamento prévio e nem antecipar a decisão (da auditoria), o que seria temerário. Mas durante a auditoria a funcionária permanecerá afastada — informou o diretor-médico Jorge Hatzel em nome da Direção Executiva da Santa Casa.

Fonte: Zero Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *