ENFORCARAM NOVAMENTE O TIRADENTES

É verdade, o falecido cantor CAZUZA dizia que os “os nossos heróis morreram todos”. Realmente muitos deram a vida, pela nossa vida melhor, principalmente, com os princípios da liberdade, ou melhor, da plena democracia.

De um tempo para cá passaram a criar as “Brigadas’, disso ou daquilo, e começaram a obscurecer os nossos heróis, de Almirante Barroso, Mariz e Barros, Soares Dutra, Almirante Tamandaré, Duque de Caxias, Ana Nery, Pracinhas da FEB, Felipe dos Santos, Bernardo Sayão Inconfidentes Mineiros, entre muitos outros, foram abafados e aqueles que mereceram o seu dia, nos Órgãos de onde são patronos ou reverenciados, são lembrados, apenas como “dia de folga”, ou quando coincide com um final de semana, o “feriadão”.

Foi o que aconteceu, principalmente, a partir do governo da minha ex-colega do Sindicato dos Bancários do Pará, Ana Júlia Carepa, quando governadora do estado do Pará, que “puxou” o cerimonial do Tiradentes, principalmente, na Tropa de Fontoura, para que o seu dia mesmo do Tiradentes, do calendário, fosse enforcado.

Colou, gostaram, e é o que vem ocorrendo nos anos seguintes e este ano, não foi diferente. E, assim, continuam “enforcando” o dia de Tiradentes. E até mesmo, as cerimônias, públicas, ficaram restritas, por detrás dos muros dos Quartéis. Logo, as nossas futuras gerações, não terão mais acesso aos nossos heróis, e nem por que o são considerados heróis? Quais as suas participações, suas lutas, suas descobertas, para melhorar a nossa vida e a nossa sociedade. Daí porque o Tiradentes, mesmo vendendo o seu cavalo, para evitar os muitos impostos sobre ele, nesse País da burocracia, fê-lo esquecer de fazer a transferência.

//// Mantenho ainda a minha opinião quanto às leis da Indonésia contra o brasileiro Rodrigo Goulart que foi executado, no dia 28 de abril de 2015. Que prejudicou muitas famílias e muitos jovens.

O governo brasileiro voltou a espernear, por um só. Mas não toma a mesma atitude, quando aos muitos brasileiros que estão sendo executados, diariamente, nos “corredores da morte”, dos Hospitais, das UPAS, dos Postos médicos, ditos 24 horas, além daqueles moradores que tem aluguel social, que o governo o não paga e vivem ameaçados de despejo. Das escolas depredadas até esta data, sem previsão para conclusão e querem forçar os professores a enganar os alunos. Além dos “propinodutos” e outras verbas desviadas dos medicamentos, da merenda escolar, e da segurança. Pense nisso!

////Acabo de tomar conhecimento do falecimento do Professor Nicolino Campos, um dos maiores conhecedores da Língua Portuguesa, em nossa Cidade, onde lecionou por muitos anos e ajudou a formar muitas gerações. Era amigo e compadre do meu pai Élvio Fonseca, era padrinho do meu irmão já falecido Edivaldo Santarém. Professor Nicolino, juntamente com meu pai fundou os MARIANOS DO SÃO RAIMUNDO. Foi diretor, presidente e treinador do FLUMINENSE ATLÉTICO CLUBE. Ia de paletó, para o estádio Aderbal Tapajós Caetano Correa, quando o treinador Luxemburgo, nem tinha nascido para dizer que estava lançando moda. Foi grande orador, orador mesmo! Vereador e deputado estadual por Santarém. Além de muito espirituoso, não tinha “papas na Língua”. Era meu confrade na Academia Santarena de Letras. Aqui manifesto as minhas solidariedades em nome da família tricolor e da família Fonseca. Vou ficar com a lembrança das suas gozações, principalmente, de como ele me chamava na infância: “de Cara larga”. Minhas solidariedades a família, na pessoa do meu amigo, Sérgio Campos.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Como é mesmo que ficou a tal obra da PRAÇA DE EVENTOS, ou para outros, PRAÇA DA BÍBLIA? Antes da eleição passada havia tanta gente querendo ser o Pai da Criança. E agora, está como menor abandonada, cheia de mato, no lamaçal do início da Anísio Chaves, com Afonso Pena. Apareçam!

////Santarém está mais uma vez na Rede globo, com a vergonhosa classificação de ser uma Cidade do Pará, juntamente com Ananindeua, como a cidade com falta de saneamento, sem esgoto. Depois ainda querem encobrir o que acontece em Alter do Chão.

//// Insistem e vai acabar pegando, o estacionamento e a venda de carros, na área do Parque com a Padre Bartolomeu de Gusmão. Vamos acabar com essa avacalhação e o desrespeito ao Código de Postura do Município de Santarém, num local que considero como uma das melhores obras do governo anterior. Não posso indicar nenhuma do Governo atual. Nem mesmo o término da Turiano Meira.

/////Hoje tem, excepcionalmente, Quinta da Saudade no Fluminense, numa promoção da Paróquia do Cristo Libertador, com a Banda Stillus //// e na Sexta Feira, dia 01 de maio, dia do Trabalhador, ou dia do Trabalho, quando ninguém, trabalha, uma Promoção do Setor de comunicação da Diocese, com a Banda Raízes da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *