Informe RC

ATRAÇÃO FATAL- I

Embora a situação não seja generalizada, existe aos montões e é uma das doenças da humanidade. Deve haver uma forte atração entre madrastas que conquistam maridos, ou companheiros, para, por ciúme doentio, eliminarem enteados, quando entre os casais surgem novos filhos. Os anais da polícia brasileira estão cheios desse tipo de crime. Muitos, pela crueldade que são praticados, causam comoção social e ganham manchetes por muito tempo nas páginas policiais, alguns, dimensão internacional. Vamos aos casos mais recentes dessa atração fatal. Primeiro: O do menino Joaquim Pontes, de 3 anos, ocorrido em dezembro de 2013, filho de uma psicóloga (29 anos) com um usuário de drogas (28), que, diabético, foi retirado de casa de madrugada sendo morto com dose exagerada de insulina dada pelo padrasto e teve o corpo jogado no rio Pardo, próximo a Barreto, no interior paulista. O segundo aconteceu em 29/03/2008, na cidade de São Paulo, no distrito de Vila Guilherme, quando o casal (pai e madrasta) Alexandre Nardoni e Ana Cristina Jatobá empurrou a menina Isabella Nardoni, de 5 anos de idade, do 6º andar, pela janela lateral, do edifício onde residiam.

ATRAÇÃO FATAL- II

Esse terceiro foi o mais cruel, aconteceu na cidade de Três Passos (20 mil habitantes), próximo a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 4 de abril, teve prenúncio de ser anunciado antecipado devido à precocidade da vítima, o estudante Bernardo Baldini, de 11 anos, agir como adulto e ter comunicado, muito antes de ser imolado, a pais de colegas de escola, conselheiro tutelar, delegado, promotora e juiz que estava no limite, sendo discriminado e maltratado pelo pai médico e madrasta enfermeira, e pedia à Justiça determinar seu afastamento do casal e o colocassem em novo lar, na casa de um de seus conhecidos, ou da avó materna da qual se afastou forçado pelo genitor ao perder a mãe com 7 anos. O menino não teve tempo de ver seu sonho atendido por aqueles a quem pediu socorro. Foi morto pela madrasta com ajuda “paga” de uma assistente social (delatora do crime à Polícia) e com a complacência do pai, por injeção letal, aplicada na veia. Às vezes a Justiça dorme como no caso do menino Bernardo, e quando acorda o amanhã é tarde. Que sirva de lição.

DEPOIS DE CURADO, O CHUTE

Não deve ser bom a um profissional médico e a um hospital a ingratidão e a falta de reconhecimento de um paciente que deu entrada doente, dizendo estar passando mal, e dias depois sair curado, após  passar por uma delicada cirurgia, remédio a tempo e a hora e alimentação especial a seu caso, vinda  de Belém, com a qual se saciava à exaustão. É o caso do vereador do PRTB, Silvio Amorim, que esteve internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e hoje com muita justiça agradece a Deus pela sua saúde, que esteve presente nos momentos mais difíceis guiando as mãos dos médicos e atendentes no sucesso de seu procedimento médico. Como o dia do benefício para muitos é a véspera da ingratidão, o vereador fala que durante sua permanência no hospital foi maltratado, presenciou falhas no Sistema de Saúde, como falta de medicamentos e alimentação adequada aos enfermos. A enfermidade suplantada devia tornar mais humilde o vereador. Tudo o que diz ter assistido pode até ser verdade, menos que não tenha recebido um tratamento 5 estrelas e o hospital não salve vidas diariamente como a sua. A mentira é maior que a floresta, a ingratidão também.

MISTURAR FÉ COM VOTO

Misturar fé com voto dá trabalho e despesa. Para palpiteiros políticos, o que mais tem em Santarém, não vai ser missão fácil a Igreja da Paz, com todo dinheiro que recebe semanalmente de milhares de fiéis, emplacar nas eleições proporcionais de outubro o pastor Carlos Alberto “PSB” como deputado federal. Pesquisa recente, feita a mando de um empresário com 1057 pessoas consultadas, exibida aos “senadores”, nesta terça (29), do “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, na praça da Matriz, com 10 postulantes listados à Câmara Federal, o pastor aparecia em último lugar, muito abaixo de Zequinha Marinho “PSC” e Zé Geraldo “PT”. Nos 3 primeiros lugares ficavam o deputado médico Nélio Aguiar “DEM”, o empresário Francisco Aguiar “PSD”, o popular Chapadinha, e o ex estadual Carlos Martins “PT”. Entre 15 nomes à Assembleia Legislativa, os 3 mais votados: Reginaldo Campos “PSB”, Hilton Aguiar “PSC” e Henderson Pinto “DEM”. Caso a voz do povo seja a voz de Deus, o pastor Carlos Alberto vai precisar de muita aleluia para obter 100 mil voto$.

NA HORA DO BASTA

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (antiga SMT) está sendo pessimamente avaliada pelos condutores de veículos que diariamente circulam no trânsito amalucado e desordenado da cidade, onde falta de tudo: prudência, condutores habilitados, funcionários e chefias que entendam do ramo, guardas, semáforos e placas indicativas para orientar motoristas e pedestres, há mais de ano em falta, o que ocasiona acidentes, perda de vidas e acidentados entre a vida e a morte, internados no hospital municipal, como se não bastasse o atendimento médico às vitimas de gangueiros que tomam conta das periferias, vendendo drogas, matando e roubando, inclusive igrejas e escolas. Na quarta (30), um delegado de Polícia dizia orgulhoso que hoje em Santarém morre mais humanos no trânsito do que por balas, cacetadas e armas brancas. Deve fazer sentido. Está na hora do prefeito acabar com essa bagunça que desgasta sua administração, já que o ver. Reginaldo Campos, candidato a deputado estadual, detentor do dote SMT, parece não estar dando conta do recado.

CAVOU A PRÓPRIA SEPULTURA

Tendo falado a verdade, ou não, porque dias depois quis voltar atrás, um coronel reformado do Exército foi encontrado morto na manhã do dia 25/04 em seu sítio, em Nova Iguaçu, cidade da baixada fluminense, no estado do Rio de Janeiro, com o corpo, segundo a Polícia Civil, apresentando sinais de asfixia, encomendou sua morte cavando sua própria sepultura. O coronel, há muito tempo apontado como torturador, mês de março resolveu falar em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, com as palavras exibidas à exaustão na imprensa escrita e por canais de televisão, relatando que quando jovem, tenente à época, ter participado e comandado prisões e torturas contra presos do Regime, algumas culminando com morte das vítimas durante a Ditadura Militar em dependências do Exército, em 1971, na cidade de Petrópolis e ser um dos encarregados pelos superiores de dar sumiço aos corpos, inclusive no do ex-deputado Rubens Paiva. Se o coronel, ao abrir o bico, quis virar herói, não conseguiu. Morreu pela boca.

NÃO VAI SER FÁCIL

Em todos estados, cadeias e casas penais estão lotadas. Há mais de 20 anos, cultores do Direito afirmam do Sistema Penitenciário no Brasil estar falido, o que leva muitos a estudarem meio legal para acabar com a superlotação, já que maioria dos apenados cumpre pena por uso e tráfico de drogas. No Pará, segundo dados da SUSIPE, existem em torno de 12 mil presos. A lentidão do Judiciário, onde as ações pouco andam, carrega parte de culpa pelo numero tão expressivo. A Defensoria Pública do Estado parece ter descoberto a maneira para esvaziar o excesso de detentos.  Vai iniciar a partir de maio, começando por Belém e municípios da Região Metropolitana, uma campanha baseada no decreto federal nº 8.172 de 24/12/2013 que reúne 18 circunstâncias e situações em que o apenado, condenado até 8 anos, analisando caso a caso, pode ganhar redução e mudança de pena, perdão judicial ou indulto. Parabéns, sucesso. Como existe em Santarém uma Defensoria Pública atuante, pode rever de imediato a situação dos apenados da Penitenciária do Cucurunã, onde, segundo a OAB local, existe até shopping center do crime. Para os promotores não vai ser tarefa fácil.

NÃO TEM EXPLICAÇÃO

Pelo que se toma conhecimento, quase diariamente, em jornais e canais de tv’s, a preocupação de prefeitos e ordenadores de despesa que lidam com recursos do Ministério da Educação é fraudar licitações para compra de material escolar, desviando dezenas de milhões de reais dos cofres públicos. Exemplo: na região do ABC, o Ministério Público de São Paulo denunciou pessoas (20) suspeitas de superfaturamento em contratos para compra de kits escolares com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, no total de 17 milhões. Em dezenas de municípios, pais e mães de alunos reclamam do atraso em mais de ano com a entrega de fardamento, notadamente tênis. No município de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria de Educação entregou a 55 mil estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino, cadernos e cartilhas com o Hino Nacional impresso na contracapa com enes erros de grafia. Caso os prefeitos fossem punidos com perda de cargos, não existia e$$e$ tipos de erros que dispensam explicações. Por isso que adolescentes não têm produtividade nas escolas.

PREFEITO DENUNCIA JUIZ

Fala-se no Brasil de reforma civil, penal e tantas outras que não chegam a um final, e da maioria das leis serem caducas e do tempo ser outro. É o que deve acontecer com a legislação eleitoral feita a base do conta-gotas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A acusação mais contumaz dos perdedores de eleições junto aos TRE’s nos estados é terem sido derrotados por abuso de poder econômico e politico, como compra de votos, promessas de emprego e distribuição de combustível. Às vezes, documentam com vídeos a mentira e criam embaraços aos vencedores. Alguns são cassados e, quando revertem a situação, gastam rios de dinheiro público com pagamento de advogados. Semana passada, o prefeito do município de Santa Luzia do Pará protocolou em Brasília uma ação junto ao Conselho Nacional de Justiça, denunciando o Juiz da 41ª Zona Eleitoral pedindo punição disciplinar que lhe cassou o mandato no inicio de abril por abuso de poder politico nas municipais de 2012, contrariando parecer do Promotor Eleitoral tornado sem efeito pelo TRE uma semana depois, feita por um segurança pessoal do candidato derrotado, seu adversário politico. Não ganham no voto, querem ganhar no tapetão. O que é feio e impopular.

DISCRIMINAÇÃO

Na segunda semana do mês o governo federal anunciou aumento do salario mínimo a partir de janeiro de 2015, passando do atual R$724 para R$ 779, correspondente a 7,7% de reajuste a ser pago pelo INSS. Os aposentados e pensionistas acima de 9 milhões de  nacionais foi divulgado dia 15/04 terem sido contemplados com 5,30%, ou seja 2,47% abaixo do dado ao mínimo, e da inflação prevista até dezembro que antes do término de abril já bateu na casa dos 6%. Pela 12ª vez os direitos dos idosos assegurados pela Constituição são discriminados, principalmente com aqueles que passaram 30 anos recolhendo ao Sistema Previdenciário para gozarem uma velhice tranquila e hoje passam fim de vida em apuros. Triste é do Instituto Nacional do Seguro Social tenha sido prostituído desde os governos militares (1964/1985) e servir no momento de agasalho a piratas do Seguro Defeso, Soldados da Borracha, Perseguidos pela Ditadura e um montão de bolsas que desvirtuaram a finalidade para o qual foi criado.

SINAL VERMELHO

Para tucano emplumado “PSDB”, o senador Mário Couto está enganado se pensa da sua candidatura contar com aval da maioria dos membros da cúpula do partido, pelo contrário, é tida como atrapalho à reeleição do governador Simão Jatene. O ideal seria se fosse candidato a deputado federal, dando a vaga ao atual vice-governador Helenilson Pontes “PSD”, o preferido dos pássaros, bem mais avaliado e com possibilidade de acabar com o otimismo dos adversários que pensam eleger fácil o ex federal Paulo Rocha ao Senado nas majoritárias de outubro na coligação de partidos comandados pelo PMDB/PT. Os tucanos dizem da cegueira política de Mário Couto facilitar a eleição de Paulo Rocha e colocar sinal vermelho na de Simão Jatene, hoje visto como preferencial. Como política é mesmo que nuvem, passa, a coisa pode mudar. No momento o pensamento dos tucanos é esse.

COMO VAI O PAÍS DA COPA

1ª- Mães, uma no Rio de Janeiro outra em Salvador, não receberam atendimento médico e tiveram filhos no meio da rua, em frente aos hospitais. 2ª- O IBGE depois de 80 anos de existência deixou de ser independente, após muitos pedidos de demissão. Agora tem orientação de esconder do povo o que é negativo para o governo. Assim, é melhor fechar. 3ª- Exame do SUS em muitos estados pode demorar até 4 anos para ser marcado. 4ª- Homem é assassinado em Vitória- ES, no meio da rua, e padre celebra missa ao redor do corpo. 5ª- Marido ciumento, em São Paulo, mata esposa e enterra o corpo no quarto onde dormiam. 6ª- O Ministério Público do Estado, no Rio de Janeiro, descobriu a existência de 40 corpos de bebes recém-nascidos no necrotério de um hospital universitário. 7ª- R$ 3000 apreendidos num acidente de trânsito no estado do Tocantins desapareceram na delegacia de polícia. 8ª- Pouco mais de 10% das estradas brasileiras são asfaltadas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *