UM DIA APÓS O DIA DE SÃO JOÃO

Um dia após o dia de São João. Caracterizado de muitas festas. Participei de algumas e confesso que voltei meio “acabrunhado”, todas fora da cultura popular original. Faltou até Tarubá, nas “iguarias da época”. E não se ouviu mais as músicas tradicionais: como: “ o balão vai subindo /vai caindo a garoa,/ o céu está lindo e a noite tão boa/ são João, São João acende a fogueira do meu coração….”olha pro céu meu amor/ vê como ele está lindo/ olha praquele balão multicor/ como no céu vai sumindo” sem o boi bumbá, regional, sem os cordões de pássaros, sem passar de compadre em volta da fogueira, sem as advinhações. Então, na festa que só dá “carimbó do macaco”, “Strik Dance” e outras que não fazem parte do repertório das festas juninas. Só me resta presentear aos meus amigos leitores, um poema de Manuel Bandeira- PROFUNDAMENTE

Quando ontem adormeci

Na noite de São João

Havia alegria e rumor

Estrondos de bombas luzes de Bengala

Vozes, cantigas e risos

Ao pé das fogueiras acesas.

No meio da noite despertei

Não ouvi mais vozes nem risos

Apenas balões

Passavam, errantes

Silenciosamente

Apenas de vez em quando

O ruído de um bonde

Cortava o silêncio

Como um túnel.

Onde estavam os que há pouco

Dançavam

Cantavam

E riam

Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo

Estavam todos deitados

Dormindo

Profundamente.

Quando eu tinha seis anos

Não pude ver o fim da festa de São João

Porque adormeci

Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo

Minha avó

Meu avô

Totônio Rodrigues

Tomásia

Rosa

Onde estão todos eles?

— Estão todos dormindo

Estão todos deitados

Dormindo

Profundamente.

Texto extraído do livro “Antologia Poética – Manuel Bandeira”, Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 2001, pág. 81.

Os amigos leitores que leram o meu comentário na semana passada, devem ter concordado comigo com relação a única obra de destaque nas ditas “inaugurações” na “pífia”programação de aniversário dos 354 anos de Santarém. Pois é! A única que merece o destaque foi a revitalização do antigo Cine Teatro Cristo Rei- merece os meus aplausos e de todo os santarenos. Só espero que os ditos concessionários de lá, não inventem de fazer aqueles “puxadinhos” em frente aos seus “quiosques” hábito que enfeiam o nosso comércio. E que não se transforme em mais um camelódromo, como ocorreu com a antiga Praça do Pescador.

======================================================================

Na próxima semana, no período de 03 a 07 de 07.2015, estaremos participando do Encontro Regional da Associação dos Ex-alunos do Seminário São Pio X, de Santarém – Pará. Terá como local o Hotel Regente, em Belém do Pará. Já confirmaram presença mais de setenta ex-alunos dos mais diversos rincões de País e alguns do exterior. Convém destacar que já foram realizados três encontros em Santarém, um em Manaus, agora em Belém. Nestas cidades é onde se concentram o maior número de ex-alunos do São Pio X.

======================================================================

Hoje tem Fluminense com a Banda Stillus, a partir das 23 horas, imperdível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *