Filhote de peixe-boi é resgatado na Costa do Tapará

Biólogos resgatam filhote de peixe-boi
Biólogos resgatam filhote de peixe-boi

Na quarta-feira (8), uma equipe de Biólogos do Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) foi acionada para realizar o resgate de mais um animal silvestre: um filhote de peixe-boi. Encontrado por ribeirinhos da comunidade Costa do Tapara, ele foi mantido em uma caixa isopor com água. Até o momento, o filhote está aparentemente saudável e não apresenta nenhum ferimento. Por ser muito novo- com idade estimada de dois a três meses e apenas 79 centímetros, o menor a ser resgatado na história do ZooFit- o animal recebeu medicação preventiva e a primeira mamada, contendo leite sem lactose e suplemento vitamínico, o que é vital para que ele sobreviva.
PROJETO PEIXE-BOI: Endêmico da Bacia Amazônica e ameaçado de extinção, o peixe-boi de água doce (Trichechus inunguis), é encontrado nos rios e lagos desta região.
Em Santarém, na região oeste do Estado do Pará, o ZOOFIT (zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós) realiza desde 2009 a reabilitação de filhotes órfãos da espécie. Na quarentena, local que não é aberto à visitação pública, existe no momento 22 espécimes distribuídos em 10 piscinas de fibra grandes e pequenas. Diariamente a água das piscinas é trocada e mensalmente é efetuada a biometria e pesagem dos animais que cujos resultados são armazenados em fichas de acompanhamento individual.
Quando necessário é efetuado colheita de sangue para exames Desta forma o ZOOFIT, é o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado. O resultado de todo esse processo é que hoje a Instituição possui corpo técnico qualificado, tratadores treinados e, sobretudo infraestrutura de qualidade que foi possível através de parcerias. Todos os municípios da região oeste do Pará são abrangidos por este trabalho que visa a conservação deste representante dos mamíferos aquáticos e oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes órfãos de peixes-boi.

Fonte: RG 15/O Impacto e Weldon Luciano

Um comentário em “Filhote de peixe-boi é resgatado na Costa do Tapará

  • 9 de abril de 2015 em 08:39
    Permalink

    PROJETO DA TERCERIZAÇÃO:

    Sabem por quê foi aprovada ? Por que a maioria dos deputados federais são empresários insaciáveis que buscam o lucro a cima de tudo e de todos. Comparar Estados Unidos com Brasil é uma verdadeira loucura ! ! ! Ou será que vamos ganhar 20, 30 reais por hora para fazer faxina ? Empresas públicas como Caixa e Banco do Brasil não terão mais concursos. Empresas públicas e de economia mista serão cabides de emprego. O dinheiro público será rasgado em contratos super faturados com empresários-políticos, onde o trabalhador receberá a metade do quê ganharia se trabalhasse de forma direta. Projeto do deputado Sandro Mabel de Goiás, riquíssimo empresário…estamos FERRADOS ! ! !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *