Hemopa realiza campanha para coletar bolsas de sangue no Sairé

Campanha de doação de sangue no Sairé
Campanha de doação de sangue no Sairé

O Hemocentro Regional de Santarém (Hemopa), unidade do Oeste do Pará, iniciou nesta segunda-feira, 08, uma campanha de doação de sangue do “Sairé 2014”. A iniciativa se estende até o dia 12 de setembro, onde o Hemocentro pretende coletar 100 bolsas de sangue. A idéia é aproveitar o período de grande movimentação na cidade para aumentar o estoque de sangue.
A última campanha da Unidade foi realizada no município de Juruti, nos dias 13 e 14 de agosto último, onde foram coletadas pela equipe do Hemopa, 220 bolsas, as quais foram trazidas para Santarém, para serem submetidas a exames sorológicos. As bolsas estão disponíveis para todos os municípios do Oeste do Pará. O próximo Município que realizará a campanha será Monte Alegre, a previsão da ação é que seja em outubro.
O mês de julho, período das férias, é considerado com o menor número de bolsas coletadas. Por outro lado, em novembro, mês de comemoração do Dia do Doador, o Hemocentro festeja com a grande quantidade de doações.
A pessoa não pode fazer doação em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes. Para doar, os interessados devem ter de 16 a 69 anos, pesar 50 quilos ou mais, estar saudável e levar um documento com foto. Menor de 18 tem que ser acompanhados de um responsável,
Quem doa sangue pode ajudar até quatro pessoas, além de ganhar mais ou menos 11 exames gratuitos, como de todas as hepatites, HIV, Chagas e muitos outros. Os resultados saem em 15 dias, ou o paciente pode acessar o site do Hemopa e ver o resultado. De acordo com a diretoria do Hemopa, seria necessário que a população fosse de segunda a sexta-feira para fazer doações e manter sempre o estoque adequado para atender todas as necessidades dos hospitais da região. O Hemopa em Santarém fica localizado na Avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho e funciona de segunda a sexta-feira de 7 h às 13 h. O Hemocentro está precisando de mais doações. Atualmente, precisa, principalmente, de sangue tipo “A-” e “O-”.
Por: Sabrine Dalazen (repórter estagiária)
Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *