Aveiro realiza sua primeira Conferência Municipal de Cultura

Vice-prefeito Luciano Nascimento na abertura da Conferência de Cultura
Vice-prefeito Luciano Nascimento na abertura da Conferência de Cultura

O município de Aveiro realizou no dia 12 (sexta-feira) sua I Conferência Municipal de Cultura, no auditório do CRAS. O encontro reuniu diversos segmentos sociais, políticos e culturais de Aveiro, aonde foi levado a debate diversos temas que serviram para aprovação das mais de 30 propostas aprovadas.

A cerimônia oficial de abertura teve inicio às 14 horas, sendo feita pelo Prefeito em exercício Luciano Nascimento, em evento também prestigiado pelos secretários de Obras (Jeremias Fonseca), Educação (Alexandrino), Arildo (Chefe de Gabinete), Orlandez (Habitação), Demétrio Junior (Semav), Divani Ribeiro (Defesa Civil), entre outros. Apesar do convite estendido ao Poder Legislativo, nenhum Vereador esteve presente na Conferência.

O secretário de cultura Cezar Souza em poucas palavras reiterou a importância da Conferência falando sobre as ações previstas ainda para esse ano, considerando o evento um grande passo para a solidificação da Cultura em Aveiro, que agora também entra na lista das prioridades do prefeito Olinaldo Barbosa.

O Prefeito em exercício, em seu pronunciamento, falou do compromisso de Aveiro em apoiar a cultura valorizando seus artistas em todas as linguagens artísticas principalmente  valorizando a produção cultural das comunidades

A I Conferência de Cultura de Aveiro teve como tema “Política Cultural de Estado” e sub-tema “Cultura como transformação social”. No debate no decorrer da Conferência os grupos inseriram questões como cultura e desenvolvimento sustentável como estratégia de desenvolvimento, patrimônio cultural, meio ambiente e turismo, cultura enquanto cidadania como inserção social, etc.

Após a leitura do regimento interno da Conferência foram distribuídos cinco eixos de discussão quando os grupos escolheram seus temas, numa discussão ampla e bem diversificada onde predominou o foco de que é preciso dinamizar a política cultural de Aveiro valorizando todas as artes, tanto o folclore, quanto a literatura, música, artesanato, colocando os eventos no calendário turístico do Estado.

No final da Conferência foi lavrada a ata com assinatura de todos os presentes e respectiva escolha dos quatro delegados que irão a Belém na Conferência Estadual defender as propostas aprovadas na Conferência local. Na história política de Aveiro essa foi a primeira vez que ocorreu uma Conferência voltada a temática da Cultura que ganhou Secretaria recém criada e que já vem promovendo diversas ações em conjunto com as comunidades

Por: Assessoria de Imprensa/Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *