Avião explode e duas pessoas morrem em Itaituba

Piloto Diego Weber e operador de máquinas Eder Luiz, morreram no acidente
Piloto Diego Weber e operador de máquinas Eder Luiz, morreram no acidente

Em menos de dois meses duas tragédias envolvendo aeronaves de pequeno porte foram registradas na região de Itaituba e Jacareacanga, no Oeste do Pará. Entre as tragédias, o caso que chamou atenção da sociedade foi a do bimotor Beechcraft BE 58 Baron, de prefixo PR-LMN, que caiu, matando cinco pessoas, no município de Jacareacanga.

O avião havia desaparecido no dia 18 de março durante um vôo entre Itaituba e Jacareacanga. Trinta e cinco dias depois do início da operação de resgate, o avião foi encontrado no dia 22 de abril último, pelo garimpeiro Fausto Pereira da silva, dentro de um pântano, nos arreadores de Jacareacanga.

Chegada dos corpos das vítimas em Itaituba
Chegada dos corpos das vítimas em Itaituba

Destroços da aeronave
Destroços da aeronave

Dentro da aeronave estavam o piloto Luiz Feltrin, o motorista Ari Lima e as técnicas de enfermagem Rayline Campos, Raimunda Costa e Luciney Aguiar de Sousa. O acidente aéreo comoveu toda a sociedade paraense e os corpos das vítimas foram enterrados nesta semana em Santarém, Itaituba, Fordlândia e Birigui (SP).

OUTRO ACIDENTE COM VÍTIMAS FATAIS: Já na noite de quarta-feira, 30/04, mais uma tragédia aérea aconteceu na região Oeste paraense. Segundo informações repassadas à nossa reportagem, um avião que pertence ao empresário e ex-prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco, caiu no início da noite de quarta-feira, 30.

Informações dão conta de que a aeronave decolou do município de Novo Progresso com destino ao garimpo Bom Jesus, de propriedade do empresário Valmir Climaco. Durante o pouso as condições irregulares da pista e a pouca iluminação no local fizeram com que a aeronave fizesse um pouso forçado. Por conta disso, o piloto Diego Vargas Weber, de 35 anos, chegou a pousar, mas colidiu com outra aeronave que estava na pista, explodindo o avião que pilotava na cabeceira da pista.

Além do piloto, estava no avião o operador de máquinas pesadas Eder Luiz. O piloto e o operador não tiveram sorte e morreram no momento da explosão. Representantes de órgãos de segurança aérea se dirigiram na manhã de quinta-feira, 01, para o garimpo Bom Jesus, apara averiguar as causas do acidente. Os corpos das duas vítimas foram resgatados e transladados para Itaituba.

Nesta época do ano, em nossa região, o tráfego aéreo fica bastante perigoso devido às constantes chuvas que caem e, também, por ser uma região densa de mata fechada. O ex-prefeito Valmir Climaco,proprietário da aeronave e do garimpo Bom Jesus, até agora não se pronunciou sobre o trágico acidente, bem como uma equipe da Aeronáutica já se deslocou para  local, para que as primeiras investigações sejam feitas.

SEPULTAMENTO: O enterro das técnicas em enfermagem Luciney Aguiar e Raimunda Costa, vítimas do acidente aéreo no dia 18 de março na região de Jacareacanga, no Sudoeste do Pará, foi realizado na manhã de terça-feira (29), em Santarém. Outra vítima, Rayline Campos foi sepultada no cemitério municipal de Fordlândia também na terça-feira. No Cemitério Nossa Senhora dos Mártires, no Centro de Santarém, amigos e familiares de Luciney acompanharam a despedida dela. Os colegas lembraram do trabalho desenvolvido pela técnica em enfermagem na área de saúde indígena e ressaltaram o amor e a dedicação dela pela profissão. Com informações de Júnior Ribeiro.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *