Campanha do HRBA reforça importância da identificação correta dos pacientes

Campanha do Hospital Regional do Baixo Amazonas
Campanha do Hospital Regional do Baixo Amazonas

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai realizar ao longo de oito meses a Campanha de Segurança do Paciente. O lançamento aconteceu no final de junho, com o Workshop de Segurança do Paciente e Processos da Qualidade, e a cada mês, a partir de julho, será trabalhada uma das sete metas definidas pela unidade, em consonância com o exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde o dia 18/07, o HRBA tem abordado a identificação correta do paciente.

O propósito é atingir todos os colaboradores da unidade com as informações sobre como realizar corretamente a identificação do usuário. “A ideia é que consigamos identificar os pacientes com segurança, conforme os marcadores de identificação que nós preconizamos no nosso protocolo de identificação, que é o nome completo e data de nascimento do paciente”, explicou a assessora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Veruska Ramalheiro.

Na semana de lançamento dessa meta, mais de 200 colaboradores participaram da programação elaborada pelo NQSP. Além de 20 palestras, a ação contou com dinâmicas nos setores, brindes, vídeos e paródias com informações sobre a correta identificação do paciente. “Finalizamos a semana com dinâmicas e distribuindo panfletos e brindes. Também, ao longo da semana, os colaboradores atenderam aos telefones informando a forma correta como o paciente deve ser identificado. O setor vencedor ganhou uma rodada de pizza”, disse Veruska.

A identificação correta é importante para garantir a segurança do paciente. Dessa forma, até mesmo quem não é da área assistencial deve saber como identificar corretamente. “É importante que todos saibam dessas informações porque nós podemos estar passando para outras pessoas. E, como colaboradores do hospital, nós temos, também, contato com os usuários. Saber das metas é fundamental para garantir a qualidade da segurança do paciente”, afirmou a pedagoga Ádria Moura.

Por possuir a máxima certificação nacional (ONA 3), o HRBA já tem processos de segurança consolidados, mas sempre trabalha para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários. “A campanha veio para agregar um trabalho que já é desenvolvido há bastante tempo no hospital. Todos os colaboradores vão poder estar envolvidos na campanha, que vem para somar e fixar o quanto é importante cada meta”, ressaltou a enfermeira da Educação Corporativa, Paloma Aguiar. 

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

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