Centro Cultural João Fona é reaberto ao público

Reinauguração do Museu João Fona, em Santarém
Reinauguração do Museu João Fona, em Santarém

Uma bonita festa marcou a reabertura do Centro Cultural João Fona à população santarena, na noite de sexta-feira (28/08). O prédio, que abriga o Centro, foi totalmente reformado e restaurado, mas foram mantidos seus traços e características originais. Este importante equipamento de nossa cultura está preservado, para garantir à geração atual e as gerações futuras de santarenos o conhecimento sobre nossa rica história.

Alexandre Von com ex-prefeitos Ronan Liberal, Ronaldo Campos, Ruy Corrêa e Lira Maia, vereadores Maurício Corrêa e Ronan Liberal Jr e ex-vereadora Socorro Pena
Alexandre Von com ex-prefeitos Ronan Liberal, Ronaldo Campos, Ruy Corrêa e Lira Maia, vereadores Maurício Corrêa e Ronan Liberal Jr e ex-vereadora Socorro Pena

Uma grande parte da história de nosso Município concentra-se no Centro Cultural João Fona. Ele é o segundo prédio mais antigo de Santarém, o primeiro é a catedral de Nossa Senhora da Conceição. A obra foi concluída em 1867 e a inauguração ocorreu em 1868. Ele já sediou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município. O prédio passou a ser denominado de Centro Cultural em 27/08/1991, através de Lei Municipal sancionada pelo então prefeito Ronan Liberal, a partir de proposição do então vereador e atual prefeito de Santarém, Alexandre Von. Nele estão expostas milhares de peças arqueológicas: peixes fossilizados, beijus de mandioca, restos de sambaqui, peças inteiras e fragmentos de cerâmicas de várias culturas e diversas fases, produzidas artisticamente pelas tribos indígenas que habitaram Santarém.

Prefeito Alexandre com Inês Gonçalves
Prefeito Alexandre com Inês Gonçalves

Além do material arqueológico, estão expostas, também, inúmeras peças de artesanato indígena, imagens sacras esculpidas em madeira, jornais, livros e móveis utilizados na antiga Câmara e no Fórum de Justiça, uma coleção de moedas antigas, a galeria dos ex-intendentes e ex-prefeitos e muitas outras peças que enriquecem o ambiente e satisfazem seus turistas.
Por falar em turista, o Centro Cultural João Fona é o cartão de visita para quem quer conhecer Santarém. Ele está incluído, anualmente, nas rotas turísticas de visitas nacionais e internacionais.

Acervo cultural foi totalmente preservado
Acervo cultural foi totalmente preservado

RESTAURAÇÃO DO PRÉDIO: Com recursos próprios da Prefeitura de Santarém, a restauração do espaço foi conduzida pelo artista plástico Renato Sussuarana, que coordenou uma equipe de colaboradores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA).
O prefeito reiterou que o Centro Cultural João Fona tem uma importância singular para a história de Santarém. “Hoje, ele passa a abrigar, além do nosso museu arqueológico, uma galeria para exposições temporárias, uma biblioteca e a nossa Academia de Letras e Artes de Santarém. Sem dúvida alguma esse equipamento vai cumprir a sua função sociocultural de contar a nossa história. Um povo que não guarda e não resgata a sua memória e a sua cultura não tem o que dizer. Nós, santarenos e tapajônicos, temos uma rica história e muito a contar para esta geração e as próximas que virão. Esse espaço passa a ser, novamente, de uso de nossos estudantes, dos amantes da nossa cultura e dos visitantes. Um espaço de todos nós”, destacou o prefeito Alexandre Von.

Uma das salas do Museu totalmente recuperada e preservada
Uma das salas do Museu totalmente recuperada e preservada

HOMENAGENS: Na reabertura do Centro Cultural João Fona, Alexandre Von prestou homenagens a alguns dos ex-prefeitos de Santarém: Paulo Lisboa e Adelerme Cavalcante (que não puderam comparecer à inauguração), Oti Santos, Ronaldo Campos, Ronan Liberal, Rui Corrêa, Joaquim de Lira Maia e Maria do Carmo Martins, que na ocasião foi representada pela professora universitária Socorro Pena. O prefeito, também, comentou as homenagens prestadas a expoentes de nossa cultura, que levam o nome das salas do Centro Cultural João Fona.
-João Fona: patrono do Centro Cultural João Fona;
-Wilde Dias da Fonseca (historiador e músico): patrono da sala que abriga a Academia de Letras e Artes de Santarém;
-Felisberto Sussuarana (escritor) – filho do filólogo Felisbelo Jaguar Sussuarana. É o patrono da Biblioteca do Centro Cultural;
-Laurimar Leal (artista plástico) – patrono da Galeria de Exposições Temporárias que vai divulgar o talento de artistas plásticos, fotógrafos, escultores, etc.
-Ubirajara Bentes de Sousa: patrono do Museu Arqueológico;
-Elinaldo Barbosa dos Santos (ex-prefeito de Santarém): patrono do Gabinete Protocolar. “Elinaldo, no exercício da nobre missão de estar prefeito do Município de Santarém, foi assassinado nesse espaço, que passa a ser denominado Sala Prefeito Elinaldo Barbosa dos Santos”, disse o prefeito Alexandre Von.
A festa ainda teve a ilustre apresentação do violonista Sebastião Tapajós e artistas de nossa terra, que abrilhantaram a noite, no Anfiteatro Joaquim Toscano.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *