Prefeitura inaugura Centro Especializado para moradores de rua

Inalguração do Centro Especializado para moradores de rua
Inauguração do Centro Especializado para moradores de rua

Em cerimônia realizada na tarde de quinta-feira, 30, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou a comunidade o Centro de Referencia Especializado para População em Situação de Rua, denominado de “Centro POP Dom Lino Vombommel”.

A principal função do Centro, o segundo no Estado do Pará, é o acolhimento, no sentido da escuta especializada da população que se encontra em situação de rua. A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, de 08h às 16h, podendo estender o horário até as 18h.

O Centro POP está localizado na Travessa Moraes Sarmento, entre as Avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas. Durante a inauguração, houve a assinatura do Termo de Restituição de Posse de Imóvel ao Patrimônio Público para a construção do Abrigo Municipal para a População em Situação de Rua.

“Estou muito feliz e emocionado! Hoje, foi um dia histórico na vida social da nossa linda Santarém. Há anos, nossa população clama e, hoje, a Prefeitura de Santarém, através da Semtras, entregou à população santarena o 1º Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Santarém. Foi um compromisso meu, que a Secretária de Trabalho e Assistência Social Zuila Von cuidou e cuida com muito carinho, e os nossos moradores de rua passarão a ter um lugar onde se sintam cidadãos”, declarou o prefeito Alexandre Von, durante a inauguração do Centro POP.

Ele garante que como reconhecimento à preocupação social com os menos favorecidos da sociedade santarena é que a unidade foi denominada de “Centro Pop Dom Lino Vombommel”. “Agradecido a Deus por esse resgate histórico!”, exclama Von.

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER CRIAÇÃO PARA ABRIGO DE IDOSOS EM SANTARÉM

A criação de um abrigo para idosos em situação de risco foi tema de reunião entre o Ministério Público de Santarém e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). A promotora de justiça Dully Sanae Otakara, pela 11ª Promotoria Cível, propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao município para futura implantação do abrigo.

Participaram da reunião a titular da Semtras, Zuila Whanghon; a procuradora do município, Luzimara Carvalho; a coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Edvana Cardoso; as psicólogas do município, Lívia Mileo e Adelia Maria Bezerra, e a assistente social do MP de Santarém, Filomena Pereira.

De acordo com a assistente social do MP, Filomena Pereira, há muitas denúncias sobre benefícios usados indevidamente em nome de idosos. Filomena relatou que tem acompanhado uma série de casos de violência física e psicológica praticados por membros da família contra os idosos, sendo, em algumas situações, recomendado o afastamento do lar.

A Secretária informou que o município mantém um CRAS destinado ao acompanhamento e amparo dos idosos. Informou que haverá devolução de um terreno ao município, onde se pretende criar um abrigo para pessoas em situação de risco. Adiantou que há um acordo do município com a igreja católica, para a cessão de espaços como o asilo São Vicente de Paulo, para abrigo temporário de idosos.

A promotora de justiça entregou à secretária e as demais participantes a minuta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a implementação de entidades de atendimento ao idoso, que será submetido à análise do executivo municipal.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *