Vereadores de Santarém repudiam declarações de Simão Jatene

Nélio Aguiar, Emir Aguiar e Ivete Bastos

As declarações feitas pelo governador Simão Jatene a um jornal da capital, onde ele afirma que está trabalhando pela não divisão do Pará, fez com que os vereadores de Santarém, em pronunciamentos na tribuna da Câmara, na manhã desta segunda-feira, se mostrassem revoltados e indignados.

O vereador Nélio Aguiar (PMN) disse estar frustrado e decepcionado com o governador do Pará, Simão Jatene, que está fazendo campanha em favor do não, no plebiscito de 11 de dezembro, quando a população do Pará vai dizer se quer ou não a criação dos estados do Tapajós e Carajás. Nélio observa que no início da campanha, o governador Jatene disse que ia ficar neutro, assumiria uma posição de estadista, que deixaria o povo decidir e respeitaria a decisão da população.

“Mas recentemente o governador Jatene vem publicamente se manifestar contra o Estado do Tapajós, e dizer que está fazendo campanha a favor do não. Para mim faltou coerência do Governador, ele não manteve o compromisso em ficar neutro e agora sendo tendencioso para o não”, disse Nélio Aguiar. Ao mesmo tempo isso vem desmascarar a pesquisa do “Datafolha”, que tem o Jornal Folha de São Paulo por trás disso, onde eles que são radicalmente contra a criação de novos estados dentro do Brasil, porque são eles é que perdem com a vinda de mais recursos para a Amazônia e menos para o Estado do São Paulo “e publicam pesquisas com números não confiáveis”.

Nélio Aguiar pergunta à população de Santarém e região: “Se o não estivesse tão bem na pesquisa, por que o governador Simão Jatene iria falhar com o seu compromisso e entrar na campanha do não”? “Se a pesquisa fosse verdadeira, não precisaria ter o governador Simão Jatene como cabo eleitoral do não. Se ele está entrando na campanha é porque é o sim que vem crescendo e vai ganhar e o governador quer evitar a criação do Estado do Tapajós. Mas eu acredito que ele não vai conseguir, o pensamento do povo é pela mudança, o Pará como está não dá para continuar”, informou Nélio Aguiar.

Emir pede que Vice saia do anonimato – O vereador Emir Aguiar, O líder do PR, disse estar preocupado com a declaração do governador do Pará, Simão Jatene, de que vai trabalhar em favor do não no plebiscito de 11 de dezembro. Emir pediu ao vice-governador Helenilson Pontes que se exponha em favor do voto sim no plebiscito. “Se o Governador pode, por que o Helenilson não pode”?, desafia o Vereador do PR. “A Posição do Governador faz ir por água abaixo aquela desculpa de que é por conta do juramento feito, no momento da posse”, descreve Emir Aguiar. “Continuamos trabalhando a proposta do Sim Tapajós 77, que é um projeto secular, acho que se não for dessa vez, complica muito a nossa situação”, definiu o líder do PR na Câmara Municipal de Santarém.

Região está abandonada pelo Estado – A vereadora Ivete Bastos (PT), criticou a falta de ação do governo do Estado na região. Ela começou pela saúde. “Ninguém fala nada, tá todo um silêncio, mas no Hospital Regional, principalmente, que é administração do governo do Estado, constata-se um verdadeiro descaso no atendimento a saúde. Pessoas que têm cirurgias marcadas há quatro, cinco, seis meses, não é dada uma resposta. Tem gente morrendo na fila de espera, não tem uma solução para isso”, denunciou Ivete Bastos. “Todas as políticas de responsabilidade do governo do Estado estão um verdadeiro abandono, seja na agricultura, nas estradas e na educação. São várias as atribuições do governo Estadual em verdadeiro descaso”, criticou a Vereadora do PT. “A angústia maior é saber do posicionamento agora oficial, do Governador ser contra a criação do estado do Tapajós. Estamos lutando em favor do novo Estado, porque temos necessidade, estamos abandonados pelo governo Estadual”, desabafou Ivete Bastos.

Pesquisa mentirosa – O vereador Gerlande Corrêa Castro (PSD), na Tribuna, afirmou que a pesquisa do Datafolha que aponta favorabilidade ao não no plebiscito de 11 de dezembro é mentirosa, irresponsável e egoísta. “Essa pesquisa desvaloriza a população do estado do Pará, de Belém, do Oeste, como se o povo não tivesse consciência. Não existe uma lógica se ter hoje uma porcentagem tão alta em favor do não, se a população do Pará já percebeu que o importante hoje é dividir o Estado, para o crescimento de todos. A população só tem a ganhar. Eu não acredito nessa pesquisa ridícula, mentirosa, por isso o meu repúdio a essa pesquisa”, afirmou Gerlande Castro.

Fonte: RG 15/O Impacto e JB Colares

12 comentários em “Vereadores de Santarém repudiam declarações de Simão Jatene

  • 30 de novembro de 2011 em 09:33
    Permalink

    Sabe pessoal.. é muito triste de si vê um cara que teve uma grande expressividade de votos na nossa região e depois nos dá uma banana. E é vergonhoso ter um santareno como HELENILSON PONTES que até agora tem demonstrado COVARDIA!

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 17:17
    Permalink

    É sim sim sim vamos da um basta nesse governador, q só vem aqui no oeste do pará tempo de eleição.queremos mudanças o povo tem poder com o voto sim,sim nós podemos.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 15:06
    Permalink

    Vamos votar no SIM, vamos dá uma surra no SIMÃO JATENE PREGUIÇA, aqui em Santarém e Região oeste do Pará, só pra ele Preguiça se mancar com o povo que lhe elegeu Governador do Estado.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 14:15
    Permalink

    VAMOS VOTAR NO SIM 77…VAMOS MUDAR A CARA DE SANTARÉM….

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 11:28
    Permalink

    eu acredito na vitoria do \’\’SIM\’\’ chegar de sofrer..o povo do Pará, precisa..disso.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 08:47
    Permalink

    nessas alturas o vice deve estar escondido embaixo das saias do poder , e deve somente aparecer após a votação do plebiscito

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 08:29
    Permalink

    EU NÃO VOTEI E NÃO VOTO PARA ESSE TAL DE JATENE
    SEMPRE ACHEI QUE NÃO SERIA UMA BOA PESSOA PARA/
    GOVERNAR O PARÁ, E O VICE NEM SE FALA, NO DIA/
    11 DE DEZEMBRO A VITORIA SERÁ NOSSA.

    SIM – 77

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 08:27
    Permalink

    pior do que o abandono do estado,eh o descaso dos municipios feitos pelos prefeitos que soh querem fazer festanca quando inauguram qualquer obra publica,sendo que ainda tem muita coisa a ser feita.acorda pessoal,nao eh soh o estado q suga os cofres publicos,nao esquecam das prefeituras q nao fazem nada direito e querem se promover,se aproveitando das falhas do estado e da uniao,para se isentar de culpa.independente de qual opcao vai ganhar o povo nao pode esquecer de se mobilizar sempre,para conseguir melhorias na nossa regiao.com um a arma bem simples;protestos e mais protestos ateh eles fazerem algo.as vezes eu me pergunto o q aconteceu com aquele povo que enfrentava ateh a ditadura pelos seus direitos?protestos neles pessoal!!!!

    Resposta
    • 29 de novembro de 2011 em 08:35
      Permalink

      e nao se iludam com esses vereadores que vem soh se aproveitar de tal situacao pra se promover.dona vereadora onde ta teu pt em santarem,q todos reclamam da prefeita?eh mas facil fingir q nao viu.

      Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 00:14
    Permalink

    Santarem deu a grande votação ao Governador e para seu Vice Helenilson.
    E hora deste Vice-Governador se inspirar em Tiradentes e deixar a preocupação com o acumulo de cargo e trabalho que o Governador lheu, subordinado-o como Secretario e se rebelar.Esqueça o cargo que é passageiro.
    Cade sua posição de antes, valente, brabo?

    Resposta
  • 29 de novembro de 2011 em 00:12
    Permalink

    Agora que os vereadores de santarém vieram enxergar que o governador é contra a criaçao do estado do tapajos,ele e todo o psdb é contra,e o pior é que ele foi bem votado em todo o oeste do pará,nao so ele,mas toda a panela que estar a seu redor,incluindo o nosso vice governados que diz que é de santarém mas o que ele ta demostrando que ele tambem é contra a criaçao do estado do tapajos,isso é uma pena até os nossos politicos que eram pra nos representarem se escondem na hora que a gente mas precisa,so que nas proximas eles estao batendo na porta do povo,e é a hora de dar o troco.

    Resposta
  • 28 de novembro de 2011 em 16:42
    Permalink

    Jatene além de fazer campanha pelo não, deve estar pagando com recursos do estado a equipe de publicidade contraria a divisão. Pra quem não lembra, Jatene ja foi acusado de \”isentar\” a cervejaria CERPA de ICMS em troca de verbas dadas para a sua 1a campanha a governador. Boicote! Não consumo mais produtos desta empresa

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *