Alter do Chão recebe milhares de turistas durante o feriado prolongado

Águas do rio Tapajós invadiram a orla de Alter do Chão
Águas do rio Tapajós invadiram a orla de Alter do Chão

Depois de um fim de semana de muita chuva na região Oeste do Pará e de apresentar pontos estratégicos submersos, como a orla e a Ilha do Amor, a paradisíaca Vila Balneária de Alter do Chão recebeu milhares de turistas de vários estados do Brasil e de cidades próximas à Santarém, durante o feriado prolongado da Semana Santa e do Dia de Tiradentes.

A beleza paradisíaca em seus encantos durante a cheia do rio Tapajós revela Alter do Chão, a bela e sedutora com suas peculiaridades e, que mesmo apresentando a orla debaixo d’água continua atraindo turistas à Santarém.

Por outro lado, o período chuvoso (inverno Amazônico) está sendo considerado por turistas e moradores o “vilão” do desaparecimento temporário de algumas praias localizadas às margens do rio Tapajós, no Município de Santarém. Entre os meses de fevereiro a junho, época de cheia na Região Amazônica, praias famosas, como Alter do Chão e Ponta de Pedras, em Santarém, desaparecem temporariamente.

Mesmo na época de cheia, donos de pousadas, hotéis e restaurantes tanto de Alter do Chão quanto de Santarém não estão reclamando do movimento fraco de turistas.

Para alavancar ainda mais o setor turístico, segundo a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), outra saída seria a realização de eventos a nível nacional e internacional, o que fomentaria hotéis, pousadas e restaurantes de Santarém, Alter do Chão, até de outros municípios, como Belterra e Mojuí dos Campos.

Já a falta de estrutura para embarque e desembarque de passageiros no aeroporto Maestro Wilson Fonseca ainda preocupa empresários ligados a área turística.

De acordo com o deputado Nélio Aguiar, somente no ano de 2012, mais de 400 mil pessoas passaram pelo aeroporto de Santarém, mesmo sem o local apresentar uma boa estrutura para receber uma grande quantidade de passageiros.

ALAGAMENTO DA AVENIDA TAPAJÓS: As fortes chuvas que caem com freqüência na região Oeste do Pará resultaram no alagamento da Avenida Tapajós, em frente à cidade de Santarém. Por conta da enchente, vários trechos da Avenida Tapajós já foram interditados. Quem precisa trafegar diariamente na via deve pegar outro caminho devido à cheia do Tapajós. Galerias tomadas pelas águas do rio Tapajós e pontes instaladas para dar acesso ao cais de arrimo modificam a paisagem na área central de Santarém. Desde o início deste mês, o trecho compreendido entre a Travessa 2 de Junho e Felisbelo Sussuarana foi interditado, o que tornou o local em via de mão única.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *