Aberta oficialmente a tradicional festa do Çairé em Alter do Chão

A festa iniciou com a caminhada em direção à praia da Gurita
A festa iniciou com a caminhada em direção à praia da Gurita

A vila balneária de Alter do Chão está em festa. Começou oficialmente na manhã de quinta-feira (11) a maior manifestação folclórica da região Oeste Pará: a festa do Çairé. São três séculos de tradição, onde o religioso mistura-se com o profano. A festa iniciou com a caminhada em direção à praia da Gurita, onde a população de Alter do Chão e os turistas uniram-se para a retirada dos mastros, que foram erguidos na Praça do Çairé. A festa começou na quinta-feira e vai até segunda-feira (15), com uma intensa programação envolvendo a cultura regional, shows com bandas locais, regionais e nacionais e a tradicional disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.

O prefeito Alexandre Von ressaltou que o Çairé é o momento para fazer o resgate de uma tradição. “O ritual de abertura representa a manutenção da festa do Çairé e da cultura de um povo, onde o visitante se integra com o comunitário de Alter do Chão para fazer o resgate de uma tradição de uma festa de 300 anos. A comunidade está de parabéns por mais uma abertura espetacular”, disse o prefeito.

O Çairé 2014 é um marco para os botos Tucuxi e Cor de Rosa, que pela primeira vez, tem uma estrutura própria para trabalhar e apresentar um festival cada vez mais bonito. “Esse ano, pela primeira vez, os botos ganham os seus galpões. Uma estrutura própria, fruto de investimento do Governo do Estado do Pará, para que cada boto possa desenvolver a atividade, não apenas, no período do Çairé, mas ao longo do ano, com oficinas de capacitação, eventos e a preparação bem mais antecipada da festa, que eu não tenho dúvida, a partir desse ano será bem mais bonita”, observou Von.

Colocação dos mastros teve participação de milhares de pessoas
Colocação dos mastros teve participação de milhares de pessoas

A Prefeitura, também, ampliou a infraestrutura, ligando os galpões até a Praça do Çairé. “Na Praça, a infraestrutura está ainda mais bonita. Os camarotes foram ampliados. São 60 camarotes, arquibancadas seguras, um palco espetacular e shows de primeira qualidade, começando logo no primeiro dia com Pinduca e banda. Na sexta-feira teve Psirico e Solteirões do Forro. Neste sábado teremos as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi e em seguida Chiclete com Banana. No domingo teremos mais festa o dia inteiro e na segunda-feira o encerramento da festa com a confraternização da comunidade. Eu não tenho dúvida que o Çairé 2014 será um grande sucesso”, finalizou o prefeito.

SEMMA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO CONTRA POLUIÇÃO SONORA DURANTE O ÇAIRÉ

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), intensifica a fiscalização contra a poluição sonora no Çairé e alerta que existem limites para a emissão de ruídos durante eventos paralelos na vila Balneária de Alter do Chão. A ação tem como objetivo cumprir a Lei 17.894/04, do Código Ambiental, bem como a Lei Federal 9.605/98, de crimes ambientais. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Polícia Militar, Pelotão de Trânsito do 3º BPM (PETRAN), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Marinha.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), o volume do som permitido em áreas residenciais é de 55 decibéis no período diurno e 50 decibéis no período noturno. Em áreas recreacionais, como bares e comércios, 65 decibéis durante o dia, já à noite 55 decibéis.

“A ação tem como objetivo combater o excesso. Vamos trabalhar com o apoio de outros órgãos para fazer uma operação ostensiva e quem desrespeitar a lei será punido”, ressaltou a chefe de fiscalização da SEMMA, Lauria Sousa.

Se for constatada a poluição sonora, através do medidor de nível de pressão sonora, também conhecido como decibelímetro, o infrator pode ser autuado, ter o equipamento apreendido e estará sujeito a pagar multa, cujo valor pode variar de R$ 5mil a R$ 50 milhões.

Denúncias pelo telefone (93) 3522-5452, atendimento de segunda a sexta-feira, de 08h às 14 horas ou via NIOP (190).

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *