7 de dezembro 2011 as 10:48 am

Cuipiranga realiza II Encontro da Cabanagem

Evento vai começar, dia 06 e se estenderá até o dia 08, tendo à frente Frei Florêncio Vaz

Frei Florêncio Vaz

Iniciativa da Associação dos Moradores de Cuipiranga, com apoio do “Projeto Memórias da Cabanagem” (Programa de Antropologia e Arqueologia/PAA/ICS/UFOPA), DCE-UFOPA, UES, SINDUFOPA, SINTEPP, GCI e Radio Rural.

 Objetivo: Valorizar e celebrar a memória dos cabanos no lugar onde tiveram o seu mais resistente acampamento no Baixo Amazonas, e onde até hoje os moradores e descendentes lutam pelos seus direitos.

A previsão é reunir 200 pessoas, entre moradores de Cuipiranga e comunidades vizinhas e o grupo de 40 acadêmicos da UFOPA e representantes de movimentos sociais que irão de Santarém.

Programação

06/01/2012

07:00 hs – Saída do barco de Santarém para Cuipiranga, levando estudantes e professores da UFOPA e demais participantes.

10:30 hs – [Após chegada do barco a Cuipiranga] Recepção e apresentação dos visitantes e abertura do Encontro.

12:00 – Almoço

14:30 hs – História e memória da Cabanagem: 177 anos de uma guerra que não acabou – Hoje a luta é contra as hidrelétricas.

[mesa-redonda e discussão, com participação de pesquisadores e moradores]

17:30 hs – Levantação do mastro da festa

19:30 hs – Celebração religiosa na praia seguida de apresentação do Marambiré.

20:30 hs – Lançamento do documentário MEMÓRIAS CABANAS, de Clodoaldo Correa.

07/01/2012

06:00 hs – Café da manhã

06:30 hs – Saída da Caminhada dos Cabanos, de Cuipiranga, passando por Vila Amazonas,  em direção à comunidade de Guajará (sai do lado do rio Tapajós para o rio Amazonas).

10:00 hs – Chegada e recepção em Guajará, seguida de discussão sobre o sentido da Caminhada e da luta dos cabanos hoje: a proposta de criação do MUSEU ABERTO DA CABANAGEM.

12:00 hs – Almoço coletivo

13:00 hs – Apresentação de filmes e documentários

14:30 hs – Despedidas e volta para Cuipiranga.

19:30 hs – Ritual/celebração

20:00 hs – Lançamento do filme O CÔNEGO (com a presença do diretor Paulo Miranda), seguido de debates.

22:00 hs – Festa dançante

08/01/2012

7:00 hs – Café da manhã

8:00 hs – Homenagem aos cabanos: visita ao Cemitério de Cuipiranga

9:30 hs – Avaliação e planejamento do evento

10:30 hs – Ritual de despedida Derrubada do mastro

11:30 hs – Piracaia (almoço) de despedida e final do encontro

15:00 hs – saída do barco para Santarém

Fonte: RG 15/O Impacto e PAA/ ICS/UFOPA

 

One Response to Cuipiranga realiza II Encontro da Cabanagem

  1. O Revisor diz:

    Começou ontem em 2012??????

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>