Professora denuncia superfaturamento na compra de merenda escolar em Itaituba

Eliete Portéglio, presidente do Conselho da Merenda Escolar
Eliete Portéglio, presidente do Conselho da Merenda Escolar

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaituba desta terça-feira, dia 02, foi cercada de muita expectativa pela participação da presidente do Conselho de Merenda Escolar, professora Eliete Portéglio. No decorrer dos dez minutos, a presidente do Conselho Escolar fez graves acusações contra a gestão da prefeita Eliene Nunes, ao admitir que o Município não deu sua contrapartida na aquisição da merenda, além de que teria ocorrido superfaturamento em alguns itens oriundos da agricultura familiar.

Eliete Portéglio joga todos os erros atuais para o antigo presidente, já que segundo ela, o mesmo era omisso e não cumpriu seu papel de cobrar e fiscalizar. A presidente disse que não foi omissa e que já entregou relatório à Promotoria Pública pedindo providências. Sobre as irregularidades cometidas pelo ex-presidente do Conselho, a professora disse tudo que estava documentado está comprometido porque ”roubaram”, ou seja, sumiram com a antiga Ata relativa a várias presidências. O atual Conselho registrou BO e pediu investigações da Polícia sobre o sumiço da Ata, ocorrido entre 8 a 11 de setembro deste ano.

Sobre o descaso ocorrido na questão “Merenda”, a presidente do Conselho disse que a ex-secretária de educação Ana Paula não teria pagado os fornecedores, alegando que o Município vinha tendo queda nas receitas por ocasião do repasse de FPM, o que vem acarretando entraves no momento.

Indagada sobre a prestação de contas da prefeita Eliene Nunes com relação à merenda escolar, Eliete Portlégio disse que a prestação de contas do 2º quadrimestre ainda não foi analisada e a primeira foi aprovada com ressalvas. Eliete declarou que o Conselho não agiu com má fé e que tudo de errado que ocorreu desde 2013 consta de relatório entregue à Promotoria Púbica. Ela disse que todas as decisões são aprovadas pelos treze conselheiros.

Vereador Peninha pede que Ministério Público apure denúncia
Vereador Peninha pede que Ministério Público apure denúncia

O vereador Peninha, que interveio após o pronunciamento da presidente do Conselho de Merenda Escolar, disse que as denúncias feitas pelo Conselho são graves e que a prefeita Eliene Nunes cometeu ato de improbidade administrativa grave, por não ter repassado sua contrapartida na merenda escolar e que o Ministério Público tem que tomar uma atitude drástica em relação a isso. O Conselho se reúne com a Promotoria Pública nesta quinta-feira, dia 04.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Um comentário em “Professora denuncia superfaturamento na compra de merenda escolar em Itaituba

  • 4 de dezembro de 2014 em 13:51
    Permalink

    Parabens professora. Os Conselhos são peças chaves para a uma boa administração.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *