Escolas do Município recebem Atos Autorizativos

Secretária Irene Escher entrega documento à diretora de uma escola
Secretária Irene Escher entrega documento à diretora de uma escola

O Dia do Estudante foi celebrado com festa na manhã desta terça-feira (11), na Escola de Artes Professor Emir Bemerguy, com a entrega de 47 Atos Autorizativos a 74 escolas, polo e seus anexos, do Município de Santarém da área urbana e das regiões de Planalto e Rios (Várzea, Arapiuns, Lago Grande e Tapajós). Os Atos, autorizados pelo Conselho Municipal de Educação, permitem às escolas expedir certificados aos alunos, ao final de cada ciclo.
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Sérgio Marinho, explica que a autorização concedida às escolas permitirá que os alunos possam concluir seus estudos com segurança e a certeza de que não serão prejudicados no seu futuro acadêmico.
Para o prefeito Alexandre Von, os Atos representam a eliminação de um gargalo no sistema educacional do Município de Santarém. “Algumas escolas não estavam aptas a expedirem certificados, porque não eram autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação. Hoje, são mais de 40 novos Atos, autorizando 74 escolas, polo e seus anexos. No ano passado foram mais de 100 escolas autorizadas. Isso representa o fortalecimento da nossa educação pública municipal”, lembrou o prefeito Alexandre Von.
Entre as mais de 70 escolas que receberam os Atos Autorizativos estava a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, e duas escolas anexas, situada no Rio Arapiuns e distante aproximadamente 15 horas, em viagem de barco, da sede do Município. A diretora do educandário, professora Edilena Soares, lembrou que depois de 14 anos, os alunos poderão receber seus certificados de conclusão dos cursos da educação infantil e ensino fundamental I e II.

41º FESTIVAL FOLCLÓRICO DE SANTARÉM
Será realizado no período de 19 a 23 de agosto, a partir das 20h, na Praça Barão de Santarém, o 41º Festival Folclórico de Santarém. O evento é promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), com apoio das instituições folclóricas, Associação Santarena dos Grupos Folclóricos (ASGRUF), Associação da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Santarém (ALIGRUFS) e da Associação Folclórica Arte e Cultura Tapajônica (ASFACULT). Participam do evento, 51 grupos locais.
De acordo com o regulamento da comissão organizadora do Festival Folclórico, os grupos concorrerão dentro das categorias: Danças Folclóricas e Internacionais, Quadrilhas Cômicas, Quadrilhas Tradicionais, Quadrilhas Estilizadas e Carimbós.
Todos serão avaliados pelo corpo de jurados, dentro dos quesitos de cada categoria.
• Danças Folclóricas: apresentador, coreografia, conjunto, evolução, ritmo (andamento, duração e intensidade), vestuário-típico e dança-originalidade.
• Quadrilhas Cômicas (humorísticas): marcador, coreografia, evolução, vestuário, comédia, criatividade, tema, apresentador/narrador e caracterização do personagem.
• Quadrilhas Tradicionais: marcador, coreografia, conjunto, evolução, vestuário e valsa.
• Quadrilha Estilizada: tema, marcador, coreografia, sincronismo, conjunto, evolução, vestuário, rainha e casal de noivo.
• Carimbó: apresentador, coreografia/evolução, vestuário, rei do carimbó, rainha do carimbó, desenvolvimento do tema, harmonia, conjunto, organização do conjunto folclórico e a dança do peru
Acesse as normativas gerais do regulamento, no link (http://secretariamunicipaldecultura-stm.blogspot.com.br/2015/08/regulamento-do-41-festival-folclorico.html)
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *