MEC garante investimentos à UFOPA

Paulo Speller, secretário do MEC
Paulo Speller, secretário do MEC

Aproveitando sua passagem por Santarém, em virtude do ato de transmissão de cargo de reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller, fez uma visita aos câmpus da UFOPA durante o último sábado, 31 de maio. Acompanhado da reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro, ele conheceu as instalações da instituição, checou as obras em andamento no Câmpus Tapajós e conversou com alunos.
Durante a visita, a reitora da UFOPA solicitou ao secretário que o MEC antecipe os recursos para as obras já licitadas. “Assim poderemos finalizar as obras do Câmpus Tapajós antes do fim do ano”, acrescentou Profa. Raimunda. O secretário assegurou os investimentos necessários à consolidação da infraestrutura da Universidade, inclusive com recursos para implantação do Restaurante Universitário. “A UFOPA é uma universidade recente, que demanda investimentos de pessoal e de custeio. Vamos garantir isso. É um momento de consolidar o que temos, que, aliás, é bastante. Estamos em expansão, mas acredito que já temos um projeto bastante ousado para a região”, avaliou.
De acordo com Speller, o objetivo do Governo Federal é investir em universidades regionalizadas, como é o caso da UFOPA, que deve atender todos os municípios da região Oeste do Pará. “Nós já temos aqui sete câmpus implantados. A intenção é justamente, através da assistência estudantil, acolhermos e darmos condições para estudantes que venham de outros municípios. Esse é um dos principais legados que a Universidade pode trazer, é devolver para a região onde ela está inserida os jovens dali como profissionais capacitados”, ressaltou.
Sobre o modelo acadêmico adotado pela UFOPA, Speller foi enfático ao afirmar que o Ministério da Educação acolhe positivamente as mudanças aprovadas pela comunidade acadêmica. “As universidades federais brasileiras adotam uma diversidade de modelos. A inovação é uma característica importante na UFOPA. Evidentemente, todas essas inovações devem e podem ser implantadas, após serem discutidas com a comunidade e referendadas pelo Conselho Universitário”.
O secretário destacou o avanço do processo de retomada e expansão das universidades federais, iniciado em 2003, com foco na interiorização e na inclusão social no ensino superior federal. “Temos hoje uma universidade com uma cara absolutamente diferenciada da que encontramos naquele ano. Naquela época, tínhamos cerca de 500 mil estudantes, hoje temos mais de um milhão de alunos em nossas 63 universidades federais. O orçamento do MEC foi praticamente multiplicado por dez desde então”, enfatizou o secretário
Ainda segundo Speller, a UFOPA deve tornar-se cada vez mais efetiva na formação de profissionais, professores e cientistas, e na produção de novos conhecimentos, no avanço das tecnologias apropriadas às demandas da região e dos programas de cultura e arte. “A universidade deve ser um elemento determinante para o desenvolvimento de toda essa região, ela deve trazer o desafio das pesquisas e dos grandes problemas regionais para dentro da universidade. Trago nosso compromisso da presença efetiva do MEC para que avancemos de forma consistente e responsável, trabalhando de braços dados com a reitora e sua equipe, para que essa universidade se consolide como uma instituição de qualidade, como demanda a região”, finalizou.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *