Ufopa implanta 1º Curso de Graduação regular em Óbidos

Reitora Raimunda Monteiro e vice-reitor Anselmo Colares
Reitora Raimunda Monteiro e vice-reitor Anselmo Colares

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esteve em Óbidos na última sexta-feira, dia 5 de setembro, para assinatura do termo de doação do terreno onde futuramente será construído o Câmpus da Universidade no município. Acompanhada pelo vice-reitor da Universidade, Prof. Anselmo Colares, a reitora foi recebida pelo prefeito de Óbidos, Mário Henrique Guerreiro, e pelo secretário municipal de Educação, João Neto Rodrigues.

Óbidos receberá, em 2015, o primeiro curso regular de graduação ofertado pela UFOPA. “Já no próximo edital do Processo Seletivo da Universidade, que será lançado em outubro, teremos 50 vagas para essa primeira turma de Pedagogia em Óbidos, com foco na educação infantil. Em Juruti, vamos iniciar no ano que vem com Agronomia. São cursos que vão beneficiar toda região”, avalia a reitora da Universidade, Raimunda Monteiro.

Para o vice-reitor da UFOPA, a Universidade avança no sentido de encurtar a distância entre a sede, em Santarém, e os outros municípios da região. “Demos um passo significativo neste ato hoje. Estamos cada vez mais presentes nas cidades do Oeste e queremos avançar na interiorização”, ressalta Anselmo Colares.

O terreno doado pela Prefeitura de Óbidos mede 3,00 hectares e fica próximo à sede do Instituto Federal do Pará (IFPA) no município. “A doação da área para a Universidade é fato. A vinda da reitora aqui coloca uma pedra em cima de todas as dúvidas que pudessem ser levantadas com relação a esse assunto. Esse terreno fica numa área privilegiada, na entrada da cidade, logo em seguida ao IFPA. Será um complexo educacional, um patrimônio para toda região”, destaca o prefeito Mário Henrique.

Durante o encontro, o secretário de Educação do município, João Neto, entregou à reitora um documento com as demandas do município com relação aos cursos de graduação. “Estamos apresentando nossa proposta para ser avaliada pela Universidade. Nossas demandas iniciais são por cursos na área pesqueira, como Engenharia de Pesca, e também outros cursos na área de Educação, como Educação Física, Artes e Língua Estrangeira”, explica o secretário.

Após a assinatura do termo, além de visitar o local do terreno doado, a reitoria também visitou as instalações da escola Irmã Firmina, em companhia do diretor geral do IFPA em Óbidos, Prof. Fernando Emmi Corrêa. A escola foi doada pela Prefeitura para funcionamento provisório da UFOPA em Óbidos. O prédio foi totalmente reformado para abrigar servidores e alunos. Agora conta com salas de aula amplas, laboratório e biblioteca. “Já estamos em condições de funcionamento. Ainda não é o Câmpus definitivo, mas é o Câmpus que foi possível de ser disponibilizado nesse primeiro momento”, afirma a reitora.

Atualmente, a UFOPA conta com três servidores em Óbidos: a administradora Melinda Savino e as assistentes administrativas, Sílvia Maria Silveira e Elza Barbosa.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *