25 de outubro 2011 as 4:01 pm

UFOPA inicia inscrições para o processo seletivo 2012

As incrições seguem até o dia 9 de dezembro

Começam hoje, dia 25 de outubro de 2011, as inscrições para o processo seletivo 2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 9 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br/processoseletivo2012 . São 1.200 vagas, distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas em cada turno). Desse total, 50 vagas são reservadas para candidatos indígenas, por meio de processo seletivo diferenciado.

A UFOPA adotará, como referencial de seleção, o resultado do ano de 2010 ou 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser indicado, pelo candidato, no momento da sua inscrição. “Os candidatos terão mais de um mês para fazer a sua inscrição no nosso site”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA, Prof. Dr. José Antônio de Oliveira Aquino. “A partir da próxima semana, vamos ter na PROEN uma unidade específica para atender as dúvidas dos candidatos e as demandas referentes ao processo seletivo de 2012”.

De acordo com o Edital nº 22, de 24 de outubro de 2011, que rege o processo seletivo 2012, serão admitidos, em primeira chamada, os 1.150 inscritos melhor classificados pelo ENEM, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação. A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

O processo seletivo habilitará para admissão à UFOPA no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação, que será ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). As 1.200 vagas serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas em cada turno). No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o turno por ordem de preferência, válida somente para o primeiro semestre interdisciplinar.

Novos cursos

A partir do próximo ano, a UFOPA contará com 34 cursos de graduação, distribuídos nos seus cinco institutos temáticos. O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) ofertará os bacharelados interdisciplinares em Agroecologia e Biotecnologia, e os bacharelados específicos em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Farmácia.

O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) contará com os bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra e Tecnologia da Informação; e os bacharelados específicos em Geologia, Geofísica, Engenharia Física e Ciências da Computação.

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) também ofertará três bacharelados interdisciplinares – Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia das Águas, Gestão Ambiental – e cinco bacharelados específicos: Biologia Aquática, Biologia Vegetal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Engenharia Sanitária Ambiental.

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) contará com os bacharelados específicos em Antropologia, Arqueologia, Direito, Ciências Econômicas e Planejamento e Desenvolvimento Regional. Outra novidade é o bacharelado interdisciplinar em Etnodesenvolvimento.

Além das licenciaturas integradas em Biologia e Química, Matemática e Física, Português e Inglês, História e Geografia, o Instituto de Ciências da Educação (ICED) ofertará três novos cursos: licenciatura em Ciências, licenciatura em Informática Educacional e o bacharelado integrado em Pedagogia e Psicopedagogia.

Fonte: Ascom/UFOPA/Notapajos.com

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>