Eleitor deve ficar atento na ordem de votação nas eleições de domingo

O eleitor deve ficar atento com a ordem que será colocada os cargos eletivos nas urnas
O eleitor deve ficar atento com a ordem que será colocada aos cargos eletivos nas urnas

Quem for votar no primeiro turno das eleições do próximo domingo, 05, deve ficar atento com a ordem que será colocada aos cargos eletivos nas urnas, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ORDEM DE VOTAÇÃO:

1º: DEPUTADO ESTADUAL

2º: DEPUTADO FEDERAL

3º: SENADOR

4º: GOVERNADOR

5º: PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O cronograma terá que ser rigorosamente cumprido pelo eleitor.

O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor. No caso de não comparecimento, deve justificar a ausência. Para isso é preciso preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. O formulário preenchido deve ser entregue nos locais destinados pelo eleitor, que precisará apresentar um documento oficial de identificação com foto.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70. Pessoas que nasceram em outro país, mas se naturalizaram como brasileiros, também são obrigadas a votar. Para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos.

O título de eleitor pode ser cancelado pela Justiça Eleitoral em algumas situações. Por exemplo, quando a pessoa deixa de votar e não justifica a ausência em três votações seguidas (a Justiça eleitoral considera cada turno como uma votação), quando há suspeita de duplicidade do título e quando o eleitor não comparece à revisão de eleitorado.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Eleitor deve ficar atento na ordem de votação nas eleições de domingo

  • 30 de setembro de 2014 em 08:02
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa de orientar a população de como votar, ensinando e informado inclusive nos casos em que será necessário a justificativa. Imagino que muitos eleitores desconheciam que o formulário de justificativa estará também disponível na internet. Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *