Urnas eletrônicas estão sendo enviadas para locais de votação

urnas eletrônicas
urnas eletrônicas

O Cartório da 20ª Zona Eleitoral de Santarém começou a enviar urnas eletrônicas para os locais de votação, na manhã de sexta-feira, 24. Segundo o Cartório, cerca de 342 urnas eletrônicas começaram a ser distribuídas para comunidades ribeirinhas, como a região do Lago Grande da Franca e, que conforme o local, elas foram transportadas através de caminhões, balsas e barcos de pequeno porte.
No domingo, 26, acontece a votação do segundo turno, para a escolha dos candidatos a Presidente e Governador. Em Santarém, o Cartório Eleitoral informou que foram treinadas 400 pessoas, entre mesários e presidentes de seções.
Por conta do voto ser obrigatório a todos os brasileiros, o Cartório orienta que pessoas com idade entre 18 e 65 anos, que nasceram em outros países e, que se naturalizaram brasileiras, também são obrigadas a votar. Já no dia da votação, será necessário ter o Título de Eleitor ou a Carteira de Identidade, sendo um documento oficial com foto.
Para quem perdeu o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral esclarece que vai aplicar uma multa de aproximadamente R$ 3,00. Também quem deixar de votar e não justificar por três votações seguidas terá o Título de Eleitor cancelado.
Para as eleições de domingo, Santarém não terá o apoio da Força Nacional de Segurança. O Município irá contar com uma força integrada de segurança, formada pelas polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. A operação tem como meta, combater fraudes eleitorais, durante a votação.
ELEITORES FALTOSOS: O grande número de eleitores faltosos no primeiro turno das eleições 2014 em Santarém e demais cidades do Pará levantou uma discussão sobre o voto obrigatório no Brasil. Para analistas políticos, mesmo os candidatos não sendo do agrado de uma parcela da população, o eleitor deve comparecer às urnas no dia 26 deste mês para cumprir sua cidadania.
O eleitor que não compareceu e não justificou seu voto, no primeiro turno das eleições gerais, no dia 5 deste mês, poderá apresentar a justificativa até dezembro deste ano.
As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições, também podem optar por pagar multa de R$ 3,51, bastando se dirigir a um Cartório Eleitoral, portando o Título de Eleitor. No Pará, 1.094.107 eleitores deixaram de votar no primeiro turno das eleições, no dia 05 de outubro. O número representa 21,10% do total de eleitores.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores que anularam o voto ou votaram em branco no primeiro turno das eleições para presidente da República chegou a 9,6%. Na votação do dia 05, segundo TSE, 4,4 milhões de pessoas votaram em branco, número correspondente a 3,8% do total de votos válidos. Já o número de eleitores que anularam o voto chegou a 6,6 milhões – 5,8% do comparecimento. Somados, brancos e nulos chegaram a 11 milhões.
O TSE explica que mesmo não tendo votado e nem justificado em primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça. Sem comprovar que votou, ou cumpriu com suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concursos públicos; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até regularizarem a situação, na Justiça Eleitoral.
ABSTENÇÕES ALTAS EM SANTARÉM: Já o Cartório Eleitoral alerta que os eleitores devem procurar as urnas para votar, neste domingo. De acordo com o chefe do Cartório da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, Márcio Mendonça, houve muitas abstenções de voto no primeiro turno por parte dos eleitores. A orientação do Cartório Eleitoral é de que o eleitor vá às urnas neste domingo, para garantir sua cidadania.
“O Cartório tem a função de, assim como a Justiça, como um todo, de chamar o eleitor pra exercer o direito de votar em Santarém. A 20ª Zona Eleitoral abrange parte do rio Amazonas, região do Arapixuna, Lago Grande e Mojuí dos Campos”, explica Márcio Mendonça.
Segundo ele, a abstenção foi em média 24% no primeiro turno, sendo considerada muito alta comparando com o restante do Brasil. Ele revela que Mojuí dos Campos teve 25.2% de abstenção e, em Santarém, na 20ª Zona foi verificada a totalização de 22.3% de eleitores faltosos.
De acordo com Márcio Mendonça, para o segundo turno, neste domingo, “as urnas eletrônicas estão passando por um processo bem simples nas três zonas, uma vez que foi feita a carga de todos os candidatos, inclusive presidentes. Nós apenas vamos através de uma ativação do que está gravado na urna, implementar que ela possa estar habilitada para o segundo turno, apenas com os dois candidatos aptos, conforme os resultados das urnas do dia 5 de outubro”, diz Márcio Mendonça, analisando que o eleitor mesmo estando indeciso deve escolher um candidato, votar e exercer sua cidadania.
“Uma vez que o eleitor deixa de votar ou anula seu voto, ele vai contribuir para aquele candidato que está na frente das pesquisas”, alerta Márcio Mendonça.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *