Empresário acusado de quebrar empresas na região

Empresa Tapajós acusada de praticar concorrência desleal na região

As empresas de transportes da região, tanto as que operam no ramo de navegação quanto as que utilizam ônibus, estão preocupadas com o que no mercado é visto como “dumping”, que é uma prática adotada quando empresas de grande porte irregularmente baixam os preços de seus serviços ou produtos com objetivo de fazer empresas de pequeno porte fecharem as portas, na falência.

Na região Oeste do Pará, esta prática completamente fora de ética está sendo praticada por uma empresa comandada por um empresário de pré-nome Hugo, que segundo dizem, é proprietário da empresa de Transportes urbanos Ouro e Prata, que faz linha para os municípios localizados na Transamazônica e Santarém/Cuiabá, agora está partindo para ter o monopólio no transporte fluvial.

As lanchas que fazem linha para os municípios da Calha Norte já estão dominadas pela Empresa Tapajós, que possui lanchas tipo ferryboat. As empresas que operavam fazendo linha para Alenquer, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Monte Alegre, foram deixadas para trás, após a Empresa Tapajós entrar na área.

Como é feito o dumping – Lanchas de empresas pequenas que estavam fazendo linhas para os municípios da Calha Norte, como Alenquer, que cobrava passagem a R$ 25,00, teve que deixar a rota após a Empresa Tapajós colocar uma outra lancha e cobrar o preço de R$ 15,00. Depois que a empresa sai de linha, a Tapajós aumenta o preço para R$ 25,00. Assim foi feito com as concorrentes que faziam linha para Óbidos, Oriximiná, Juruti e Monte Alegre. Segundo informações do empresário Hilário Coimbra, o único acordo feito entre a Arcon e os empresários de embarcações e lanchas, foi um rodízio para que  todo dia uma lancha e uma embarcação façam a linha. Agora, a Empresa Tapajós quer entrar na rota de Itaituba. Tanto é que está fazendo lobby junto a alguns vereadores de Itaituba para que façam de tudo para colocar mais uma lancha na rota, o que está deixando os empresários fluviais em alerta. Há também informações de que, quando o concorrente não aceita vender sua lancha ou não sai da linha, o empresário denuncia para a Receita Federal e SEFA, informando que as empresas não fornecem Nota Fiscal, fazendo com que o fisco fiscalize e aplique multas exorbitantes, acabando com a falência dessas empresas que resistem à concorrência.

Uma legislação mais abrangente neste sentido deveria ser articulada entre os deputados estaduais e federais, representantes da região, para pelo menos tentar conter a fúria insaciável desse armador que usa de ardis nada éticos para construir seu monopólio. Ao final, se a sede de quebrar empresas para depois ficar com elas a preço de banana não for combatida, este empresário, conhecido por Hugo, pode ser o comandante de um monopólio que com garras gigantescas vai massacrar ainda mais o sofrido povo da Amazônia, que precisa a maioria da navegação fluvial e parte terrestre para se locomover.

Os vereadores de Itaituba entraram com um pedido junto ao Ministério Público Estadual daquela Comarca, solicitando a entrada de mais uma lancha na linha Itaituba/Santarém/Itaituba. Na ocasião, eles informaram que a Câmara Municipal de Santarém estava de acordo com eles.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Empresário acusado de quebrar empresas na região

  • 24 de abril de 2014 em 23:48
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    A empresa Viação tapajós nao conseguiu ganhar o consórcio que foi proposto pela empresa ERLONAV que levaria uma de suas maiores lanchas o projeto foi vetado na camara municipal e o vencedor do consórcio foi a empresa Erlonav, que como o prometido trouxe a lancha Anna Karoline IV com capacidade para 403 passageiros,substituindo a lancha princesa do tapajós, já há um novo projeto para trazer uma nova lancha para substituir a lancha Veloz II,ou colocar mais uma lancha junto com a Veloz II, o Governo ja aposta tambem em trazer mais Barcos para a cidade, sendo que saiam dois barcos por dia.

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  • 30 de maio de 2013 em 20:04
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    ITAITUBA
    ITAITUBA
    ITAITUBA
    ITAITUBA
    ITAITUBA
    ITAITUBA

    PRECISA MELHORAR MUITO O SEU TRANSPORTE FLUVIAL DE PASSAGEIROS, OS VEREADORES ATÉ HOJE NÃO VIRAM ISSO.

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  • 30 de maio de 2013 em 19:56
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    PARABÉNS TAPAJOS, É O PROGRESSO, POR FAVOR COLOQUE UMA LANCHA CATAMARAM PARA ITAITUBA, FAZENDO DUAS VIAGENS POR DIA QUE TAL.

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  • 16 de abril de 2011 em 11:52
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    Este mercado de lancha tipo ferryboat sempre esteve aí, os empresários de Santarém deveriam ter visto, dormiram, que pena! viva a tecnólogia.

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  • 15 de abril de 2011 em 13:31
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    TEM CADA COISA NESTA CIDADE.E PENSAR QUE QUEREMOS SER ESTADO PREFIRO NEM COMENTAR PORQUE AS VEZES A VERDADE DOI

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  • 15 de abril de 2011 em 13:28
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    AS LANCHAS SÃO CATAMARAM,ESTE E O CERTO

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  • 15 de abril de 2011 em 13:10
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    a verdade e que tem que existir concorrencia pois esses empresarios dono de embarcação de Santarem e região tratam passageiro como se fosse cavalo principal esses barco de Itaituba,esta faltando um curso de relação humano para esses pião que querem ser o que não é.

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  • 15 de abril de 2011 em 13:03
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    eu axo é bom essas lanxas da viação tapajós … a população quer o melhor . a viação tem um porto seguro e de repeito a população . nada contra as embarcações regionais a (BARCO) mais se a prefeitura os proprietarios de embarcações dessem o melhor atendimento seria mais propiço as embarcações regionais preciando as belezas naturais . mais além de ser lenta a viagem tudo é caro e nada bem feito ……… eu queria mesmo que a viação tapajós fizesse linha p belém e manaus aew sim esses politicos iam se ferrar … metade das embarcações de politicos ….

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  • 15 de abril de 2011 em 12:56
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    Esses empresários que hoje reclamam da Ouro e Prata são os mesmos que ainda ontem menospresavam os passageiros, viajar de barco para Itaítuba é um verdadeiro risco pois o barco só vai superlotado de carga.
    Os ônibus dessa empresa além de oferecer serviço de bordo como água mineral e ar condicionado, são novos e não essas sucatas que os empresários daqui oferecem aos seus.
    Grato e Bocão não deixe de nos defender.

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  • 15 de abril de 2011 em 11:48
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    Tem que haver concocorrencia nesta linha, não transformar em uma reserva de mercado para determinadas familias, veja o exemplo da linha de Manaus que só tem barco de ferro e de qualidade com passagem de R$ 100,00 por 48 de Viagem, Linha de Itaituba que não deixam entrar concorrente a passagem é R$ 50,00 por 14 Horas de viagem em barcos velhos de madeira com excessão do Karolina e Natureza.

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  • 15 de abril de 2011 em 10:14
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    Não existe isso de a Tapajos e melhor, esse empresario sabe usar a cabeça. a turma do contra que manter no região estaguinada detalhe: o transporte fluvial nao vivi so transporte de passageiro, esqueceram de mecionar o transporte de cargas…Pergunto para empresario Hugo, se ele ira investir em transporte de cargas seria uma boa???

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  • 15 de abril de 2011 em 10:09
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    As empresas que fazem o transporte de nossa região parou no tempo, seus proprietários são pessoas arrogantes e tem visão de empresários fracassados que não evoluíram com o desenvolvimento e com a globalização. O cliente é o maior patrimônio que voces tem! Tem proprietário de embarcação que bebe e fica xingando passageiros e seus subordinados, chamando palavrões e derrespeitando seu comandante. Concorrência é isso que a empresa OURO PRATA/TAPAJóS esta fazendo. Se voces não estão acustumado a trabalhar dentro da Legislação Brasileira! se enquadrão e deixam os vícios da Corrupção e regularizem suas embarcações e façam uma reciclagem em suas vidas e verão que a honestidade e seriedade tem seu preço.

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  • 15 de abril de 2011 em 08:32
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    Parabéns a empresa OURO PRATA/TAPAJÓS.
    Acabem com essas, que se dizem empresas de embarcações, pois não atendem bem os passageiros e querem ficar ricos maltratando os clientes(passageiros).

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  • 14 de abril de 2011 em 23:53
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    Parabéns a Ouro Prata/Tapajós, vieram com inovação quem viaja sabe que eles respeitam os passageiros e seus modernos “ferry-boat” são seguros e principalmente PAGAM os impostos devidos, coisa que essas “empresinhas” ai de araque nem sabem o que é. Pelo visto a concorrência está atingindo algum político ou empresário com dor de cotovelo.

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  • 14 de abril de 2011 em 22:57
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    AS EMBARCAÇÕES MISTURAM CARGA JUNTO AOS PASSAGEIROS.

    ARCOM, PRECISAMOS DE MAIS EMBARCAÇÕES
    MINISTERIO PUBLICO PRECISAMOS DE MAIS EMBARCAÇÕES, VEREADORES PRECISAMOS DE MAIS EMBARCAÇÕES E PASSAGENS MAIS REDUZIDAS
    AMEM.

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  • 14 de abril de 2011 em 22:52
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    É PEDIDO URGENTE A ENTRADA DE MAIS EMBACAÇÕES PARA ATENDER OS PASSAGEIROS DE ITAITUBA, POIS ESTÁ UMA VERGONHA.

    EMBARCAÇÕES SUPERLOTADAS EM ITAITUBA
    PERIGO TOTAL E FALTA CONFORTO, PASSAGEM CARISSIMA.

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  • 14 de abril de 2011 em 20:21
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    A concorrência é desleal porque as empresas santarenas não querem dar melhor qualidade no fornecimento de serviço?!
    Melhorem empresas santarenas, tem mercado para todos!!

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  • 14 de abril de 2011 em 18:31
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    A empresa em questão trata melhor os passageiros, os tratam como passageiros, quanto as demais agem como estivessem fazendo um favor aos passageiros. Há opção de barco caso não haja lancha com o preço em conta. Muitos barcos tratam o passageiro como no tempos da chibata.
    “João Cândido”

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    • 15 de abril de 2011 em 08:12
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      isso é verdade, existem certos barcos que precisam orientar seus tripulante como se deve tratar os passageiros, os proprietarios devem dar aulas de educação,etiqueta,cortesia e de como tratar os usuários com urbanidade, pois são os passageiros que são a pá que movem o progresso da empresa.
      e os empresário das linhas de navegação devem fazer um estudo do custo das passagens e não cobrar um preço caro e não oferecer um conforto básico aos seus passageiros.
      essa briga aí pelo mercado é salutar para os passageiros, pois as empresas locais se enquadram ou vão para o vinagre.
      lembre-se: voce dormir com um olho no concorrente,

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