Santarém realizará a 1ª Festa do Milho

O objetivo da festa é divulgar e estimular a cultura do milho na nossa região
O objetivo da festa é divulgar e estimular a cultura do milho na nossa região

A primeira Festa do Milho será realizada no dia 03/08 (domingo) no Parque de Exposições Alacid Nunes, durante a XXXVII Exposição Feira Agropecuária do Baixo Amazonas e VI Feira da Produção Familiar. A data e a programação foram definidas na terça-feira (08/07) em uma reunião entre a prefeita de Santarém em exercício, prof.ª Maria José Maia, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, representantes da EMATER, SIRSAN e APRUSAN.

De acordo com secretário de Agricultura, Rosivaldo Colares, o objetivo da festa é divulgar e estimular a cultura do milho na nossa região. “Devido às condições climáticas propícias, ainda temos muitas áreas em que está sendo feita a colheita do milho. Com certeza teremos uma grande colheita. Nos últimos anos, a cultura do milho cresceu em Santarém, por conta disso, a Prefeitura, em parceira com as outras instituições, vai reconhecer e incentivar os produtores inserindo a 1ª Festa do Milho durante a programação da Feira Agropecuária”, argumentou o secretário.

Os produtores rurais aceitaram com ânimo o desafio de realizar a festa, em parceria com a Prefeitura. De acordo com Adelino Noimann, agricultor e sócio do Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN), esta é uma oportunidade para “mostrar o quanto é importante a cultura do milho para a economia local. Hoje a região de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra produz 2 milhões de saca de milho. Depois da soja, o milho é a cultura mais importante. Com esta festa, o resultado positivo será divulgado e mais produtores devem ser incentivados, principalmente o pequeno produtor”.

Na programação da 1ª Festa do Milho serão realizadas palestras aos produtores, comercialização de iguarias derivadas do milho, escolha da “Rainha do Milho” e premiação para o produtor rural e pequeno agricultor que se destacaram no plantio do milho.

Fonte: RG 15/O Impacto/CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *