Feira da Cultura Popular leva multidões à Praça de São Sebastião

Público prestigia Feira da Cultura Popular Foto Ronaldo Ferreira (11)

O cenário proporcionado pela Feira da Cultura Popular continua a surpreender os visitantes na praça São Sebastião, desde a exposição dos produtos ao contexto histórico.  As barracas, com diferentes exposições de produtos agrícolas e alimentícios, artesanais e lúdicos, são bastante visitadas desde o dia 14 de agosto (terça-feira), data de abertura do evento. Outro ponto bastante visitado é casa da farinha, onde o produto é feito na hora.

Um dos setores mais procurados é o que agrupa o restaurante de comidas típicas, como por exemplo: charutinho frito, caldeirada de Tucunaré, galinha caipira, galinha na castanha, pirarucu frito e carne assada de panela. O restaurante de comidas típicas funciona pela manhã, tarde e noite.

Fabricação de farinha é atração na Feira

Para Jarle Aguiar, titular da SMC, “a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico proporcionam uma grande confraternização entre as comunidades e os moradores da área urbana. Toda a organização do evento está empenhada para que o sucesso alcançado há mais de cinco décadas, se repita”.

A Feira da Cultura Popular encerra no domingo (19/08), com a seguinte programação:

09h00 – Decisão do torneio de futebol masculino e feminino, no Campo do Colégio Dom Amando;

20h00 – Premiação: vendedores dos concursos;

23h30 – Show de Encerramento;

01h00 – Encerramento.

NOVE  GRUPOS ABRIRAM O FESTIVAL FOLCLÓRICO 2012

Em conjunto com a Feira da Cultura Popular iniciou na quinta-feirae (16/08), a primeira apresentação das danças do Festival Folclórico, evento inserido na Feira da Cultura Popular e coordenado pela Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria de Cultura (SMC) em parceira com a Associação dos Grupos Folclóricos de Santarém (ASGRUF) e Associação da Liga dos Grupos Folclóricos de Santarém (ALISGRUF).

Nessa primeira noite, nove grupos se apresentaram na Praça Barão de Santarém (São Sebastião). Wilson Torres, Coordenador de uma das danças, diz que “o festival é momento oportuno para divulgar a criatividade na arte da dança, e que a cada ano, há um esforço em apresentar o melhor”.

Até este sábado, 18 de agosto, um total de 28 grupos deve disputar o Festival Folclórico. Ontem se apresentaram os seguintes grupos de carimbó:  CARIMBÓ FLOR DO TAPAJÓS – ASGRUFS, CARIMBÓ DO TAPAJÓS– ALISGRUFS,  BAILADO DE CARIMBÓ – ASGRUFS, SEDUÇÃO DE CARIMÓ– ALISGRUFS, CARIMBÓ RAÍZES CABOCLAS – ASGRUFS, MISTURA DE CARIMBÓ – ALISGRUFS, CARIMBÓ DO PARÁ – ASGRUFS, CARIMBÓ MUIRAQUITÃ – ALISGRUFS, CARIMBÓ ENCANTO DO TAPAJÓS – ASGRUFS e BATUQUE DE CARIMBÓ– ALISGRUFS.

Neste sábado, no final do Fstival, se apresentam os seguintes grupos Uquadrilhas estilizadas): 1.    QUADRILHA FUNK NA ROÇA– ALISGRUFS, 2.    QUADRILHA SWING NA ROÇA– ASGRUFS, 3.    QUADRILHA CORAÇÃO BRASILEIRO– ALISGRUFS, 4.    QUADRILHA BIG BEN – ASGRUFS, 5.    QUADRILHA BEIJA FLOR– ALISGRUFS, 6.    QUADRILHA SENSAÇÃO JUNINA– ASGRUFS, 7.    QUADRILHA EXPLOSÃO SANTARENA – ASGRUFS, 8.    QUADRILHA MISTURA BRASILEIRA – ASGRUFS e 9.    QUADRILHA AQUARELA DO BRASIL– ASGRUFS.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *