Ministério do Trabalho promete melhorias no atendimento em Santarém

Carlos Edilson Matos, do MTE
Carlos Edilson Matos, do MTE

Depois de passar por sérios problemas, após usuários invadirem a sede do órgão durante uma forte chuva que caiu sobre Santarém, na manhã de quinta-feira, 22, a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promete melhorias no sistema de distribuição de senhas e no atendimento às pessoas que procuram o órgão para requisitar a Carteira de Trabalho e outros benefícios.
O fiscal e ex-diretor do MTE de Santarém, Carlos Edilson Matos, justificou que a chuva engrossou muito e, como não há abrigo do lado de fora do prédio onde fica a sede do MTE, isso ocasionou um acúmulo de pessoas na porta da Gerência e um tumulto generalizado. Quando a Gerência abriu, segundo ele, não teve mais controle e nem como organizar a fila, para a disponibilização dos quatro serviços oferecidos pelo órgão, para Santarém e cidades vizinhas.
“A gente conversou com os usuários e solicitamos o apoio da Polícia Militar. Disponibilizamos mais senhas para eles e a partir desta sexta-feira, a gente vai continuar aumentando o número de senhas, para normalizar os serviços o mais breve possível”, garante.
Na manhã de quinta-feira, o MTE disponibilizou 60 senhas para a categoria de Carteira de Trabalho Informatizado e 60 senhas para as outras categorias. Para Carlos Edilson, por conta da questão das orientações trabalhistas que estavam marcadas para quinta-feira, houve o aumento do número de usuários, o que agravou ainda mais a questão do atendimento.
“Contamos com a compreensão de todos, porque a partir da próxima semana o novo sistema já estará funcionando e, isso vai melhorar os serviços no órgão. O tempo de entrega da Carteira de Trabalho que levava em torno de 15 dias, será em apenas 4 dias. A Gerência está se adequando ao novo sistema e também à questão do Seguro Desemprego de trabalhadores formais e do Seguro Defeso dos pescadores”, assevera.
DIFICULDADE: O problema da invasão dos usuários, de acordo com Carlos Edilson, ocorreu também em relação ao tempo que os serviços de requisição de Carteira de Trabalho Informatizado e do Seguro Desemprego ficaram suspensos, há mais de um mês. A paralisação das atividades foi em função da adequação ao novo sistema tanto da Carteira quanto do Seguro Desemprego.
“Seria normal a grande procura por esses serviços a partir dessa semana, mas o problema se agravou em virtude da chuva. Quando chegamos ao prédio, os usuários estavam organizados em fila, mas a chuva acabou engrossando e não tem abrigo do lado de fora da Gerência. Então, houve a concentração, seguido de tumulto das pessoas na porta de entrada do órgão”, explica Carlos Edilson.
Ele reforça que as portas se abriram e não houve o controle da fila, para a disponibilização dos quatro serviços na Gerência, como cálculos trabalhistas, Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego e homologações de rescisão de contratos de trabalho. “Tanto para carteira quanto para seguro são disponibilizadas cerca de 60 senhas para cada serviço. Pedimos a compreensão do usuário para que possa vir a partir de sexta-feira, que no máximo até quarta-feira da próxima semana os serviços já estarão normalizados”, afirma Matos, acrescentando que normalmente são distribuídas 40 senhas diariamente. Porém, na quinta-feira, foram disponibilizadas 60 senhas para Carteira de Trabalho e 60 para Seguro Desemprego.
“Ainda houve o atraso por conta do pequeno tumulto que aconteceu na entrada da Gerência. O atendimento de Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho ocorre de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira”, destacou Carlos Matos.
TUMULTO: A moradora da Comunidade de Santa Maria do Uruará, município de Praínha, Elenilda Esquerdo, relata que quando a chuva engrossou todas as pessoas que estavam do lado de fora entraram e ninguém ficou na fila, gerando o tumulto. Ela sugere que sejam formadas duas filas: uma para a requisição da Carteira de Trabalho. A outra para dar entrada no Seguro Desemprego.
“Esperamos que eles possam colocar duas filas. Deveria ser assim pra melhorar o atendimento. Em menos de 15 dias já estive duas vezes aqui e não consegui atendimento. Agora cheguei e não consegui ser atendida. Eu gasto R$ 100,00, de passagem de ida e volta e quando chego aqui não sou atendida. Eu trouxe meu filho pra tirar a Carteira de Trabalho e, até agora nada”, reclamou.
Fonte: RG 15/O Impacto

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