Rádio Rural de Santarém completou 50 anos de fundação

Rádio Rural de Santarém
Rádio Rural de Santarém

No último sábado, dia 05, a Rádio Rural de Santarém  completou Meio Século de existência (50 anos) e de bons serviços prestados a diversos municípios da região Oeste do Pará. É natural que seu trabalho tenha tido maior impacto na cidade de Santarém.

Dom Tiago, fundador da Rádio, sendo entrevistado pelo repórter Bena Santana
Dom Tiago, fundador da Rádio, sendo entrevistado pelo repórter Bena Santana

05 de julho de 1964. Foi o dia em que começou um novo tempo na comunicação do interior da Amazônia, três meses e alguns dias depois do golpe militar que mergulharia o Brasil em um período de grande dificuldade para os veículos que tentavam levar informação aos brasileiros.
Com muitos sobressaltos a Rádio Rural superou aqueles tempos, fazendo um jornalismo sério e muitas vezes combativo, entretendo, educação através do Rádio e levando a palavra de Deus a milhares de lares.

Dom Tiago, Dom Alberto Ramos e funcionário da Rádio Rural, entre eles,
Dom Tiago, Dom Alberto Ramos e funcionário da Rádio Rural, entre eles, Manuel Dutra, Sinval Ferreira, Leal di Sousa e Natalino Sousa

Aquela que nasceu Rádio Educadora de Santarém e depois virou Rádio Emissora de Educação Rural, tem sua história intrinsicamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade desta região. Por isso, é importante que os mais novos, aqueles que nasceram após a ditadura militar sejam corretamente informados a respeito da importância dessa emissora, que não é apenas mais um rádio de Santarém, a segunda mais antiga. Sua história é muito maior do que isso.

Edinaldo Mota e Ércio Bemerguy, a dupla que mais sucesso
Edinaldo Mota e Ércio Bemerguy, a dupla que mais sucesso fez nos programas de auditório

“Fazer parte da história da Rádio Rural é um motivo de enorme satisfação para mim, e tenho certeza, para todos aqueles que por lá passaram, ou que continuam em seus quadros. Por isso, minha querida Rádio Rural, parabéns por chegar, firme e forte aos 50 anos de existência”, declarou o jornalista Jota Parente, hoje radicado em Itaituba.

MDR - Discotecária
MDR – Discotecária

Hoje a Rádio Rural de Santarém é administrada pelo padre Auricélio Paulino, que está à frente das comemorações do aniversário da Rádio.

Jota Parente, no final dos anos 70
Jota Parente, no final dos anos 70

Fonte: RG 15/O Impacto e Jota Parente

 

4 comentários em “Rádio Rural de Santarém completou 50 anos de fundação

  • 8 de julho de 2014 em 23:00
    Permalink

    Tinha também um comercial que foi até eu que fiz era de uma fabrica de redes Sayonara, que dizia assim: \”hum Japão não Brasil….\”

    Resposta
  • 8 de julho de 2014 em 22:58
    Permalink

    Esqueci de falar do Haroldo Sena, que faleceu senão me falha memoria na Curuauna.

    Resposta
  • 6 de julho de 2014 em 07:21
    Permalink

    me lembro dos primeiros comerciais da Radio Rural, era do sabão Pintax, Ólelo do coco dora.

    Resposta
  • 6 de julho de 2014 em 05:28
    Permalink

    Me chamo Lauro Cerqueira, sou filho de Dr. Lázaro e Consolo Cerqueira já falecidos, e reside ao lado da Rádio Rural de Santarém na Travessa dos Mártires, enfrente ao Cristo Rei, bem ao lado da Rádio, havia uma cerca na época que separava onde morávamos e a Rádio Educadora de Santarém chegamos à Santarém em 1967, e presenciei o crescimento da Rádio Rural que à época o Bispo Dom Thiago Ryan que fora seu fundador, e pode acompanhar e inclusive participar e de conhece todos locutores como Bena Santana, Edinaldo Mota, Ercio Bermeguy, Jota Parente, Santino Soares, Manuel Dutra, Sinval Ferreira, Leal di Sousa e Natalino Sousa entro outros, e tive esse privilégio de ver o crescimento dessa Rádio, fico feliz de ver que cresceu e continua fazendo o seu papel de comunicação, levando um leque de serviços as comunidades e boa parte de nosso Estado do Pará e País, meus parabéns, um abração a todos.
    Lauro Cerqueira

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *