Gestores do HRBA passam por treinamento de aperfeiçoamento Profissional

Profissionais do Hospital regional do Baixo Amazonas
Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas

Os gestores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), tiveram, durante duas semanas, treinamentos dinâmicos e intensos focados no desenvolvimento profissional. Durante os encontros presenciais, os 14 participantes aprenderam conceitos e técnicas sobre quatro temáticas principais: foco no resultado, organização e planejamento, negociação e tomada de decisão. Os treinamentos aconteceram nos dias 16 a 18 e 23 a 25 de maio.

O Hospital Regional de Santarém possui um programa específico voltado para o desenvolvimento dos colaboradores. Quem possui mais de um ano executando alguma função dentro do hospital passa por uma avaliação de competências. A mensuração é feita por meio de uma ferramenta que contempla os resultados em diferentes aspectos dos profissionais, além de entrevistas realizadas pelos superiores. Com base nessas informações, é formulado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para que os colaboradores possam melhorar os pontos detectados. Cada competência tem um peso, e o treinamento é específico para as deficiências apontadas.

A coordenadora de Recursos Humanos (RH), Auricléia Castro, fala da importância de investir no aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na unidade. “Como recursos humanos, isso é importante porque somos quem tem a responsabilidade de desenvolver esses profissionais e fazer com que eles estejam aptos a desenvolver todo o seu potencial, de acordo com suas competências para cada função. É importante que cada profissional esteja na área certa, exercendo aquilo no que é bom.”

Em 2014, foram avaliados os supervisores, coordenadores e gerentes do hospital. O ciclo de avaliação e aperfeiçoamento tem a duração de dois anos. Ou seja, em até dois anos o hospital detecta as deficiências dos profissionais, elabora o PDI e aplica os treinamentos. Em 2015, os diplomados que não exercem cargo de liderança também passaram por avaliação. Este ano será a vez dos colaboradores que não possuem ensino superior.

O primeiro módulo do treinamento abordou os tópicos foco no resultado e planejamento e organização. “Trabalhamos isso intensamente durante esses dias, focando o comportamento. O ser humano repete os comportamentos quando está no lúdico, sob pressão, ou com poder. É onde ele revela os comportamentos em sua essência. Então, por meio das dinâmicas, nós aplicamos essa teoria para que a própria pessoa consiga ver. É uma mistura muito forte de teoria e prática”, explica a consultora Renata Grunthal, responsável pela aplicação do treinamento.

Segundo a coach, todos os comportamentos são baseados nos modelos mentais de cada um, naquilo que se acredita. Para trabalhar essa essência, é preciso que a própria pessoa veja a necessidade de mudança e trabalhe para melhorar suas ações. “A mudança não acontece de uma hora para outra, é um processo. É importante ter essa paciência. Às vezes têm comportamentos que vêm de uma vida inteira e não é de uma hora para outra que as pessoas vão mudar”, diz Renata.

O segundo módulo abordou negociação e tomada de decisão. O consultor Alfredo Duarte conta que é fundamental trabalhar esses aspectos com quem exerce cargos de liderança. “Enriquece muito o trabalho e a percepção de todo mundo para a possibilidade de que essas situações trabalhadas no treinamento são reais. Temos que negociar o tempo inteiro, e tomar as decisões. Isso amplia a possibilidade de a pessoa enriquecer a contribuição dela no dia a dia, de fazer entregas melhores. Mas, também, desenvolver as equipes que respondem a elas, as outras pessoas com quem elas interagem, com quem estão relacionadas. O trabalho de uma influencia o trabalho da outra”.

Após os treinamentos são realizadas outras avaliações para verificar se os estímulos surtiram o efeito desejado. “Todos os nossos profissionais buscam a excelência, e isso é obtido através dos resultados. É importante, para isso, que estejam bem desenvolvidos. É importante se sentirem parte desse resultado e verem que todo o esforço individual para a melhoria constante tem a recompensa, que são esses reconhecimentos. É a consolidação de tudo”, finaliza Auricléia Castro.

Gestão premiada

O constante aperfeiçoamento profissional dos colaboradores tem apresentado resultados positivos. Exemplo disso é que o HRBA recebeu mais um reconhecimento nacional em 2016. A unidade foi premiada pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) por ter o segundo melhor projeto de gestão hospitalar do Brasil. O hospital já havia ficado em primeiro lugar em 2014. Em maio, a revista Exame publicou em seu site a lista com os dez hospitais públicos de excelência no Brasil, incluindo o HRBA na relação.

Hospital

O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Um comentário em “Gestores do HRBA passam por treinamento de aperfeiçoamento Profissional

  • 30 de maio de 2016 em 14:05
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    Olha já que nós estamos na pagina que estão falando do HOSPITAL REGIONAL, eu vou falar um pouco um domingo passado passei pelo PRONTO SOCORRO MUNICIPAL na parte do RAIO X e observei que só tinha uma Técnica em Raio-x para atender muitas pessoas cadê o Secretário de Saude vamos contratar mais Técnico pois dinheiro vem e estão separando para que pois o povo precisa de mais pessoal para atender oooooo

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