Ibama doa 3,6 mil metros cúbicos de madeira ao municipio de Aveiro

Madeira será utilizada para reformar escolas e recuperar trapiches
Madeira será utilizada para reformar escolas e recuperar trapiches

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou 3,6 mil metros cúbicos de madeira em tora à Prefeitura de Aveiro, no sudoeste do Pará, na última sexta-feira (7).

Foram cerca de 180 caminhões cheios de árvores centenárias, de espécies de alto valor econômico, como angelim e maçaranduba. Elas foram derrubadas por madeireiros ilegais na região do Curuatinga, no Oeste do Estado, e apreendidas no início deste o ano pelo Instituto, durante a operação Onda Verde.

Segundo o plano apresentado pela secretaria ao Ibama, a madeira será utilizada para reformar escolas na zona rural, recuperar os trapiches de Aveiro e dos distritos de Fordlândia e Brasil Novo, além de construir uma sede para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), um clube de convivência para mães e um barracão comunitário.

A madeira doada a Aveiro é apenas parte dos oito mil metros cúbicos de toras apreendidas pelo Ibama no Curuatinga. Cerca de quatro mil metros cúbicos ainda podem ser destinados a obras sociais em outras regiões. São habilitados a apresentar projetos para receber a madeira órgãos públicos e entidade sem fins lucrativos. O Ibama não oferece maquinário, mão de obra e transporte para a retirada de bens doados, cujos custos são de responsabilidade dos beneficiados. Com informações do Ibama.

Por: Assessoria de Imprensa/Elias Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *