Alerta – Acidentes de trânsito aumentam 188% em Santarém

tenente Izabel, comandante do PTran em Santarém
tenente Izabel, comandante do PTran em Santarém

Nos últimos meses diversos acidentes de trânsito foram registrados em Santarém, no Oeste do Pará. Para quem trafega diariamente nas ruas da cidade virou rotina acompanhar o socorro de pessoas vítima de acidentes, que ocorrem das mais variadas formas, como por meio de imprudência de motoristas e motociclistas ou a falta de atenção de pedestre.
Diante do problema, uma estatística feita pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PTran) aponta que somente no mês de maio deste ano a quantidade de acidentes de trânsito aumentou 188%, comparado com o mesmo período de 2014. Os números preocupam os órgãos de segurança do Município.
Em maio de 2015, de acordo com o Ptran, foram registrados 23 acidentes, enquanto que em 2014 foram apenas 8 desastres. Já em relação a mortes no trânsito, o Ptran informou que em 2015 foram registradas 4 vítimas fatais, enquanto que em 2014 não houve nenhum óbito.
Segundo o Ptran, aumentaram em 100% os acidentes com motocicletas e em 500% com veículos de passeio, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em maio de 2015, o Ptran alerta que foram registrados 16 acidentes envolvendo motocicletas e 24 com veículos de passeio, enquanto que em 2014 houve 08 desastres com motocicletas e apenas 04 com carros.
Os locais onde há maior incidência são nas Avenidas Curuá-Una, Fernando Guilhon e Borges Leal. A Curuá-Una continua liderando as ocorrências. De 02 em maio de 2014 passou para 03 em 2015.
As infrações também tiveram aumento. Os números aumentaram em 458% este ano em relação a 2014. Em 2015 foram registrados 184 autos, enquanto que em 2014 foram apenas 33.
O órgão não contabiliza os acidentes que ocorreram na Rodovia BR-163, que é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a comandante do Ptran, tenente PM Izabel Cristina Costa Monteiro, a correria do dia a dia leva a população a ficar desatenta no trânsito, contribuindo para que o fator pressa seja fundamental no acidente. Isso porque as pessoas, cada vez mais atarefadas, têm que conciliar todos os compromissos com o tempo e tentam diminuí-lo no trajeto de um local a outro.
Segundo a tenente Izabel Monteiro, este aumento pode ser atribuído a imprudência dos condutores. “Eu creio, pelo que observamos, ocorre em decorrência da imprudência do condutor, pois cerca de 99% dos acidentes poderiam ser evitados. Isso é falta de conscientização. As pessoas ainda não tomaram consciência, que conduzir um carro é portar uma arma, que pode tirar a vida”, enfatizou a militar.
Por conta dos números que aumentaram significativamente, a comandante do Ptran, tenente Izabel Monteiro, esclareceu que as fiscalizações são freqüentes. Segundo ela, são realizadas uma média de 3 por dia. “Falta de fiscalização não é. Os acidentes com motos, por exemplo, na maioria das vezes são causados pelos próprios condutores. A fiscalização está sendo feita, não podemos fiscalizar cada esquina. Não adianta culpar o Estado. A principal arma é conscientização do condutor”, declarou a comandante do PTran.
PROVIDÊNCIAS: O Vereador Luis Alberto (PP) cobrou providências da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), para o elevado índice de acidentes que estão ocorrendo no bairro do Caranazal, após denúncias de moradores. De acordo com o Vereador, na Avenida Borges Leal, no perímetro da Magalhães Barata com a Avenida Cuiabá, onde trafegam muitos estudantes e idosos, têm ocorrido inúmeros acidentes, por falta de sinalização e fiscalização por parte da SMT.
“Há uma necessidade urgente de resolver esta situação, porque não dá mais pra gente ficar vendo crianças e idosos sofrendo riscos de acidentes”, informa o Vereador.
Neste sentido, Luis Alberto apela ao governo municipal e à Secretaria competente que possam colocar um semáforo no cruzamento da Avenida Borges Leal com a Frei Ambrósio e uma faixa de pedestres na Borges Leal com a Agripina de Matos. Medidas essas, que de acordo com o parlamentar, podem evitar mais transtornos e acidentes naquele perímetro.
ACIDENTE FATAL: A comerciária Patrícia Lopes Pinheiro, 27 anos, morreu por volta de 23h, de sexta-feira, 12, em um dos leitos do Pronto Socorro Municipal (PSM), após ter sido atropelada por um ônibus da empresa Viação Borges, que faz a linha Tabocal/Centro. O acidente aconteceu no cruzamento das avenidas Mendonça Furtado e Turiano Meira, em Santarém, por volta de 18h, de sexta-feira. Patrícia Lopes Pinheiro era vendedora e trabalhava no Centro Comercial da cidade. Ela seguia em uma motocicleta quando foi atingida pelo ônibus. O motorista do veículo, disse aos agentes de trânsito que realizaram a perícia no local que seguia pela Mendonça Furtado e não viu quando a mulher subiu pela Turiano Meira.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *