Denúncia: Aposentados passam fome e são roubados

Antônio Nicácio mostra revolta e indignação
Antônio Nicácio mostra revolta e indignação

Na manhã de quinta-feira, dia 11, fomos procurados pelo aposentado Antônio Paul Nicácio, de 74 anos, que num ato de indignação e revolta fez graves denúncias contra o Abrigo Municipal da Prefeitura. O aposentado disse que ficou doente e precisou ficar no Abrigo por cerca de 30 dias e lá viu absurdos da forma como as pessoas são tratadas e por isso resolveu denunciar.

O aposentado disse que lá a alimentação é ruim e numa frase sintética resumiu seu drama: “Só não passei fome porque tinha uns trocados e me virava, mas fique com dó da situação das pessoas que não tem a quem recorrer”. Além da péssima alimentação, o aposentado denuncia que lá os funcionários são grosseiros e mal educados na forma como lidam com os abrigados.

Mas o mais grave das denúncias está o fato de que alguém do Abrigo estaria se aproveitando da situação dos abrigados que em grande maioria recebem suas aposentadorias e lá ninguém sabe quem está indo ao banco retirar a aposentadoria dos idosos. O denunciante disse que suspeita que quem estaria fazendo a retirada do dinheiro dos aposentados seria a diretora interna do abrigo, Lúcia Souza Silva.

Resumindo o dia a dia dos velhinhos e velhinhas que ficam no Abrigo, o denunciante disse que pela manhã eles tomam um chá de qualquer coisa com umas bolachinhas, ao meio dia servem feijão com arroz (geralmente sem carne ou outra mistura) e que a parte melhor da carne é servida para os funcionários, à noite antes de dormir é servido o que ele chama de “água quente” que não considera sopa porque é muito mal feita. Antonio Nicácio disse, ainda, que está denunciando sem qualquer temor porque tudo que denuncia ouviu dos próprios abrigados nos 30 dias em que lá esteve.

Ao concluir sua entrevista à nossa reportagem, Antonio Nicácio disse que espera que o Ministério Público com suas denúncias tome uma medida no que considera uma grande injustiça. Antônio Nicácio disse que na época haviam 20 idosos aposentados e desses pelo menos uns seis estão sem ver a cor do dinheiro de suas aposentadorias que estão sendo recebidas por alguém do Abrigo e eles não ganham nada já que a alimentação é da pior qualidade e que os funcionários usam como explicação o fato da Prefeitura está sem verba e a crise atual está muito grande. Mais ai seu Antonio questiona: ”Tudo bem que a Prefeitura não tem condições de tratar os idosos com dignidade, mas e o dinheiro da aposentadoria deles por que não é usada para comprar comida decente, comida que preste já que a Prefeitura está falida?”.

AS DEFINIÇÕES E INDEFINIÇÕES DO QUADRO POLÍTICO DE ITAITUBA: Toda semana há boatos de mudanças na política de Itaituba. Através deste texto, o vereador Peninha, expressa sua opinião, do que hoje acontece e o que acontecerá amanhã.

Valmir Climaco será o candidato do PMDB. Para vice cogita-se o nome de Suely Aguiar, a mesma que foi vice em sua chapa em 2012, que perdeu para Eliene Nunes. Não deverá nesta eleição, Suely ser a vice. Já que, um nome forte e de ganho político é o do filho do ex-prefeito Roselito Soares, o conhecido Litinho.

O deputado Estadual Hilton Aguiar, com seu partido, Solidariedade, pode até apoiar Valmir, mas às escondidas, pois em hipótese alguma vai coligar oficialmente com o PMDB, já que o comandante do partido no Pará, Wladimir Costa, é inimigo ferrenho do grupo Barbalho e jamais aceitará apoiar o PMDB. Também temos como impasse o fato de a cúpula Nacional do Solidariedade apoiar o PMDB, pois é um dos partidos que articula, com Paulinho da Força Sindical, o impeachment da presidente Dilma. Com isso, o deputado Hilton Aguiar pode até sair do partido, mas não agora, pois a lei não lhe permite, já que não está no último ano de mandato. Ao contrário do seu irmão, o vereador Nicodemos, que em 2016 pode se desligar do Solidariedade, por ser o último ano de seu mandato de Vereador.

O outro irmão de Hilton Aguiar, o deputado Francisco Chapadinha tenta usar sua influência dentro do PSD para barganhar o partido em Itaituba. O que vai ser difícil, pois além de Eliene Nunes ser Prefeita, conta com o apoio de outros deputados do PSD e o partido jamais vai permitir que seja manobrado pelo PMDB, já que existe uma briga entre Kassab e o PMDB, uma vez que Kassab queria criar o PL para esvaziar o PMDB.

Dos partidos que se apresentam, o único que o PMDB pode contar para uma possível aliança é com o PT, que em termo nacional caminha junto, apesar de várias divergências. Quanto ao PMN, que em Itaituba tem à frente o médico Benigno Olazar Reges, temos informações de que vai com o pré-candidato Ivan D’Almeida. Este acerto foi feito por Belém. Outro forte indicador deste apoio do PMN em Itaituba ao PSDB é a ligação que o Benigno tem com Ivan D’Almeida. Quando Benigno foi Prefeito, o empresário Ivan D’Almeida prestou serviço à Prefeitura.

Eliene Nunes perdeu a grande oportunidade de ter o apoio do governador Simão Jatene, quando permitiu que o empresário Ivan D’Almeida se filiasse no PSDB. Agora, Eliene Nunes, sob a pressão de ter que sair do PSD, por conta das notícias de que o partido em Itaituba será tirado de suas mãos, está em articulação, em busca de uma opção, onde aparece até o PSDB, novamente, para se filiar.

Eliene, independente de estar no PSD ou em qualquer outro partido, será candidata à reeleição. Como Ivan D’Almeida e Valmir Climaco também serão candidatos.

O que resta é esperar, e ver quem é quem nos apoios partidários, já que o destino dos partidos para as coligações dependem do regional e até do nacional e não somente da vontade dos representantes dos partidos em Itaituba.

Vejamos: O PP, que tem no Pará, Gerson Peres, é ligado ao governador Simão Jatene e para onde o chefe determinar o partido vai. O rumo é coligação com o PSDB. O mesmo acontece com o PSB e PSC. O PSB de Ademir Andrade vai abraçar uma coligação com o PSDB ou PSD e jamais com o PMDB. Quanto ao PSC, o destino é o mais claro, pois o vice Governador é do PSC, então, não vai contra seu patrão. O PSC vai pra aliança com o PSDB. O PPS do deputado Arnaldo Jordy já deixou claro que não coliga com o PMDB e que vai apoiar a candidatura do PSDB.

A questão mais complicada é a do Democrata -DEM. O partido está hoje na região na mão de Lira Maia, porém, na capital, quem manda é o presidente da Assembléia, Márcio Miranda. Este partido é uma incógnita. E tem sido o partido no qual nos últimos dias, muitos fatos tem ocorrido, inclusive a saída de vários filiados e entrada de outros. O seu destino só saberemos no dia da Convenção.

Quanto ao partido PROS, do ex-deputado Dudimar Paxiuba, está claro que apoiará a prefeita Eliene Nunes à reeleição, pois os dois vereadores na Câmara são os que mais defendem o governo municipal e a família do ex-Deputado tem vários cargos no governo. E o ex-Deputado será fiel aos empregos, por isso vai apoiar a prefeita Eliene Nunes, já que não tem possibilidade nenhuma de se coligar com o PMDB, e com o PSDB, pois de lá, o ex-Deputado já veio.

O quadro político começa a se definir em Itaituba. Todavia, como na política tudo é possível, muitas surpresas estão para acontecer, principalmente pelo tempo de filiação que foi prorrogado para seis meses antes das eleições e ainda a janela que se abre em abril com a nova lei eleitoral para quem está com mandato, poder sair de um partido e filiar-se em outro.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *