Divisa apreende medicamentos vencidos em Posto de Saúde

Remédios fora do prazo de validade foram encontrados no centro de saúde do bairro de Fátima
Remédios fora do prazo de validade foram encontrados no centro de saúde do bairro de Fátima

Uma fiscalização realizada na tarde de quarta-feira, 09, por funcionários da Divisão de Vigilância Sanitária em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Santarém, no Centro de Saúde do Bairro de Fátima, resultou na apreensão de remédios vencidos na unidade.

Durante a inspeção, foram apreendidos medicamentos para hipertensão, vômito e antibióticos fora do prazo de validade que estavam disponíveis aos pacientes.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, a fiscalização aconteceu depois de o órgão receber a denúncia de que uma criança de 2 anos passou por sérios problemas de saúde, após tomar um medicamento fora do prazo fornecido pela unidade.

Um dos medicamentos encontrados, que é distribuído mensalmente para idosos, tinha o prazo de validade vencido em dezembro de 2013.

A princípio, a suspeita era de que os medicamentos poderiam estar sendo distribuídos às unidades fora do prazo de validade, mas a Vigilância Sanitária foi ao depósito que faz a distribuição e descartou a suspeita.

A Vigilância Sanitária informou que um dos principais motivos para ocorrer essas falhas é a falta de farmacêuticos nas unidades básicas de saúde, pois este profissional deve ser o responsável por controlar a entrada e saída de medicamentos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SE PRONUNCIA: A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), esclarece que a apreensão de medicamentos vencidos no Centro de Saúde do Bairro de Fátima, na tarde de quarta-feira (09/07), foi um fato pontual. A Vigilância Sanitária e representantes do Conselho Municipal de Saúde constataram, durante vistoria, que não há medicamentos vencidos no Centro de Abastecimento Farmacêutico, responsável pela distribuição às Unidades de Saúde do Município. A Prefeitura, através da SEMSA, reafirma que adotará as medidas necessárias para apurar os fatos e punir os responsáveis. As investigações se darão imediatamente, independente do prazo de 15 dias que a Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) tem para apresentar seu laudo de apreensão. Ademais, a SEMSA determinou que a DIVISA que promova cuidadosa e permanente vigilância nos estoques de medicamentos de todas as Unidades de Saúde municipais, assegurando o seu uso correto.

Por: Manoel Cardoso

4 comentários em “Divisa apreende medicamentos vencidos em Posto de Saúde

  • 12 de julho de 2014 em 20:51
    Permalink

    precisamos muito mesmo de uma farmácia popular em nossa cidade! tem que ser prá ontem! minha família fica dependendo de posto de saúde que nunca tem os medicamentos! Olha aí ministério público isso é caso seu! valeu carapebus!

    Resposta
  • 12 de julho de 2014 em 10:04
    Permalink

    BOM DIA CARAPEBUS E CASAS DAS PRIMAS! VC ESTA PERDENDO TEMPO EM PEDIR MELHORIAS PARA SANTARÉM, JÁ PEDI MUITO PARA SANTARÉM, MAS INFELIZMENTE O PRÓPRIO MORADOR FOI CONTRA MINHA PESSOA! ELES NÃO PENSAM EM SAIR DESTA VIDA DE ZÉ POVINHO NÃO! É SÓ COMER PEIXE E FARINHA É ISSO QUE ELES QUEREM!JAMAIS PENSAM EM MELHORAS, PARA SUA CIDADE! JÁ CONHEÇO ESTE POVO ÍNDIO QUE HABITA AQUI! ABRAÇO

    Resposta
  • 11 de julho de 2014 em 04:19
    Permalink

    realmente a população não sabe o que é farmácia popular, aqui em Santarém! Precisamos mesmo urgente de uma farmácia deste tipo em nossa cidade! mais infelizmente, os políticos só sabem trabalhar em favor da sua família, a nossa família eles querem que nós continue sofrendo! Carepebus valeu vc levantar esta bandeira de farmácia popular em nossa cidade!

    Resposta
  • 10 de julho de 2014 em 20:11
    Permalink

    SABE PORQUE ACONTECE ISSO! PORQUE NÃO TEM NINGUÉM QUE SE INTERESSA E COLOCAR FARMÁCIA POPULAR EM SANTARÉM! QUANDO EU FALO EM FARMÁCIA POPULAR OS COMEDORES DE FARINHA E DESINTERESSADOS FALAM QUE TEM MUITA FARMÁCIA DO TRABALHADOR EM SANTARÉM! O COMEDOR DE FARINHA FARMÁCIA POPULAR É UMA FARMÁCIA NORMAL SÓ QUE ELA É CADASTRADA NO GOVERNO FEDERAL! VC FAZ SEU CADASTRO E PEGA TODO MES SEU MEDICAMENTO SEM PAGAR NADA,DESDE QUE ESTE MEDICAMENTO SEJA DA LISTA DO GOVERNO!FARMÁCIA DO TRABALHADOR AQUI EM SANTARÉM É TUDO FANTASIA E MENTIRA! AINDA VEM UM OTÁRIO DE UM LUTADOR AQUI DE SANTARÉM FAZER COMERCIAL DE FARMÁCIA DO TRABALHADOR! SÃO TODAS FACHADAS FANTASIAS E MENTIROSAS! TEM QUIE FAZER CADASTRO E RECEBER OS MEDICAMENTOS TODOS OS MESES! VAMOS ACORDAR SANTARENOS, VAMOS DAR O GRITO DE GUERRA, VCS SÃO MUITOS CALADOS, VCS TEM MEDO DE FALAR?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *