Erasmo quer acabar com orgias na orla de Santarém

Vereador Erasmo Maia
Vereador Erasmo Maia

Em entrevista à nossa reportagem, o vereador Erasmo Maia (DEM), defendeu a aprovação do projeto denominado de “Lei do Silêncio’. Erasmo garantiu que já deu entrada na Câmara ao novo projeto de lei, que regulamenta o serviço dos carros de sons automotivos em espaços e eventos festivos do município de Santarém.

Erasmo Maia explicou que a lei vem para regulamentar esse segmento, pois a maioria das pessoas que gosta dessa atividade de lazer, de transitar pela cidade com som acima do que é permitido por lei, precisa de normas estabelecidas, mas antes de tudo respeitar o sossego público.

“Em alguns locais da cidade, há aglomeração dessa galera, que utiliza som em alto volume fora do horário normal, depois das 10 horas da noite, de madrugada, de manhã cedo, promovendo desordem, uso de drogas e perturbando o sossego público”, diz o parlamentar.

Erasmo disse que tem acompanhado em Santarém que em determinados locais essa prática tem ocorrido. A partir dessa constatação há necessidade de regulamentar a modalidade por meio de lei, trazendo para o Município todas as normas brasileiras que regulamentam os sons automotivos e que eles possam ter um instrumento legal, especialmente, na área ambiental para coibir os excessos.

“Sabemos que o Município já tem alguns dispositivos normativos, no caso, a lei dos carros som de propaganda publicitária, assim como a lei que regulamenta o funcionamento dos bares, restaurantes e casas noturnas. No entanto, ainda não temos nenhum instrumento que regulamente a questão dos carros de som automotivo. Então, queremos de uma vez por todas que Município tenha um instrumento legal, que possa aplicar multas e apreender veículos”, destaca o vereador Erasmo, acrescentando que a própria Constituição e as leis ambientais já permitem isso, mas que em algumas vezes, é preciso que o Município possa coibir esse tipo de coisa, que segundo ele, já virou um abuso na cidade.

“Ninguém agüenta mais, principalmente na orla, próximo ao Museu João Fonna. São desocupados e jovens que algumas vezes tem um futuro brilhante pela frente, utilizam o espaço para fazer paredões, com sons automotivos e volume altíssimo, perturbando o sossego público. Verificando a internet a gente se depara com esse tipo de situação, de que os próprios jovens gravam vídeos e postam. Ou seja, eles mesmos se denunciam colocando essas ações deles na internet”, revela o parlamentar.

ORGIA NA ORLA: Um vídeo gravado por internautas, que virou ‘febre’ nas redes sociais, em Santarém, mostra cenas de orgia que ocorreu na orla da cidade, em frente ao Museu João Fonna, há poucos dias. Com intuito de que autoridades vejam as cenas e tomem atitudes de coibir a prática à luz do dia em Santarém, o internauta enviou o vídeo à nossa redação.

Após subir na cabine de uma pickup, uma jovem dança em ritmo acelerado, fazendo menções de fazer strip tease. Enquanto ela dança, um homem se aproxima do carro, com um celular na mão gravando as cenas e toca as partes intimas da jovem.

Após descer da cabine do carro, apresentando fortes sinais de embriaguês alcoólica e movida pelo ritmo forte de uma música, com referência ao sexo e letras impróprias para menores de idade, a jovem ainda promove alguns minutos de cenas imorais dançando sobre um homem. As imagens mostram ainda que durante a festa na orla, um grupo de pessoas aparentando idade entre 18 e 25 anos consomem bebida alcoólica de forma exagerada.

OAB NO COMBATE À POLUIÇÃO SONORA: Cansados de ver tanta pornografia na orla de Santarém à luz do dia, os moradores e comerciantes das proximidades cobram fiscalização por parte dos órgãos de segurança.

Diante do problema, no último fim de semana, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, acompanhado do secretário-geral adjunto, Dr. Edivaldo Medeiros e do conselheiro subsecional, Dr. Patryck Feitosa, reuniram com o CEL QOPM Monteiro Junior, comandante do CPR-1, para discutirem questões relativas à absurda poluição sonora, consumo de álcool e de drogas, disputas automobilísticas e constante exposição sexual que vêm ocorrendo praticamente todas as madrugadas, protagonizado por jovens, alguns deles menores de idade, que se reúnem na orla de Santarém, em frente ao Museu João Fonna – antiga sede da Prefeitura -, e entorno da Praça São Sebastião.

As badernas que seguem impunes, além dos incalculáveis prejuízos aos moradores que são conseguem descansar à noite – em função dos aparelhos sonoros que ultrapassam os limites permitidos em lei -, afastam clientes dos estabelecimentos comerciais legalmente instalados nas mediações. Se não bastasse, as orgias são registradas pelos próprios participantes e exibidos amplamente nas redes sociais.

A OAB Santarém entende que a fiscalização e as providências legais não cabem somente à Polícia Militar, como muitas pessoas atribuem. Para Dr. Ubirajara Bentes, “é preciso unir forças das instituições públicas para resolvermos conjuntamente essa situação que está incomodando a sociedade santarena. Ninguém é contra reuniões de jovens, mas estes têm que respeitar as leis”.

Segundo Dr. Ubirajara, as responsabilidades devem ser atribuídas às famílias dos menores que abusam do álcool, das drogas, se exibem nus e praticam “rachas” às proximidades do Museu.

Na tarde de quarta-feira, 15, a OAB realizou uma audiência pública, na sede da entidade, na Avenida Presidente Vargas, no bairro de Fátima, em Santarém, onde debateu com representantes dos órgãos de segurança alternativas conjuntas, para que o problema de poluição sonora e orgia na orla da cidade seja resolvido com urgência.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Erasmo quer acabar com orgias na orla de Santarém

  • 18 de abril de 2015 em 12:54
    Permalink

    Parabenizo o Nobre Vereador Erasmo Maia pela iniciativa. Agora eu pergunto: Por que de tomar providências só agora, próximo ao ano eleitoral? Será que os moradores daquele perímetro que diariamente têm a sua paz perturbada por esses delinquentes não colocaram a “boca no trombone”, denunciando aos órgãos responsáveis essas bagunças, essas orgias? Ah, nobre vereador, vá andar pelas ruas de Santarém, pelas praças de Santarém, pelos hospitais de Santarém que o Senhor e seus pares irão encontrar assuntos para criar e fazer valer Leis que beneficiariam a nossa população e não só essas que o senhor quer criar, para parecer que o senhor está trabalhando. Haja paciência. O povo não aguenta mais ser enganados por vocês. Pronto! Falei!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *