Escândalo – Vereador denuncia cartel de empreiteiras

Não é apenas na PETROBRÁS que há esquema de favorecimento com empreiteiras. No município de Itaituba, no Oeste do Pará, também a Prefeitura vem beneficiando empreiteiras. A denúncia foi feita pelo vereador Peninha, na tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, na manhã de terça-feira, dia 16.

Peninha denuncia “esquema” no governo da prefeita Eliene Nunes
Peninha denuncia “esquema” no governo da prefeita Eliene Nunes

Contrução da UBS da Comunidade de Água Branca até agora só existe a placa
Contrução da UBS da Comunidade de Água Branca até agora só existe a placa

“Existe hoje um cartel das empresas de construção civil em Itaituba que foi montada pela Prefeitura Municipal de Itaituba, para beneficiar pessoas que ajudaram na campanha da prefeita Eliene Nunes. Qualquer leigo vê, porque é publico e notório o direcionamento das obras. Tanto é verdade, que as obras que o Município vem executando ou que realiza licitações são as mesmas empresas que sempre ganham”, denuncia o Vereador.

Segundo o Vereador, as obras que foram ganhas pela empresa R. A. SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO LTDA EPP, como a construção da Escola de Moraes Almeida; da Quadra Polivalente e do posto de saúde, obras estas que nunca foram concluídas. Foram através de Tomada de Preço, conforme cópias de ATAS DE ABERTURA E JULGAMENTO, apresentadas pelo próprio Peninha. “Também esta empresa ganhou a licitação para a construção da Unidade de Saúde do Garimpo Água Branca, nesta, apenas a placa foi fixada no local. A firma já recebeu o pagamento de várias parcelas destas obras, que estão paradas há quase um ano”, ressaltou Peninha.

“Esta empresa também ganhou outras licitações, como Centro Infantil, reforma de escolas, mas não concluiu as obras. A obra de revitalização e reforma da Praça do Congresso, no valor de R$ 140.000,00, já tem quase dois anos e até hoje não foi concluída”, declarou o Vereador.

Construção da Unidade de Saúde de Nova Miritituba não foi concluída
Construção da Unidade de Saúde de Nova Miritituba não foi concluída

Construção da Creche Pró-Infância também não foi entregue à população
Construção da Creche Pró-Infância também não foi entregue à população

O Vereador foi mais longe e fez outras revelações. “Outra empresa que faz parte do esquema é a GMX-Terraplenagem, Construções e Comércio – ME. Esta empresa ganhou as licitações para a construção da Unidade de Saúde do Residencial do Piracanã, e concluiu. Agora, o CEUs – Centro de Artes e Esporte Unificados, estas obras estão paradas, e até para serviços de terraplenagem a GMX ganhou licitação, sem possuir maquinários. A Empresa Fernandes & Silva Transportes e Comunicações Ltda-ME é outra que tem os bônus do esquema. Ganhou várias licitações para reformar, construir escolas e quadras polivalentes. Esta empreiteira ganhou a licitação para construção da Unidade de Saúde do Bairro da Paz e deveria estar concluída dia 9 de novembro passado”, denuncia.

Cópia do edital com algumas licitações ganhas
Cópia do edital com algumas licitações ganhas

O vereador disse que a Construtora D’Almeida Ltda, ganhou a licitação para coleta do lixo na cidade, pavimentação em bloketes de ruas da cidade, recuperação de estradas vicinais, construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER III (Física, Visual e Intelectual) no Conjunto Buriti. “Na placa fixada ali, não consta o nome da empresa. Entretanto, o engenheiro responsável pela obra, SAINT Clair Tolentino de Sousa Filho, é esposo da engenheira responsável pela medição das obras da Prefeitura, que também é filha do dono da Construtora D’Almeida, Ivan D’Almeida”, afirmou o vereador.

Peninha declarou que a empresa Construtora D’Almeida assumiu a conclusão das obras de construção do Centro de Educação Infantil Pró-Infância Tipo B, que estava quase pronta no governo passado. Ao assumir o mandato em janeiro de 2013, a prefeita Eliene Nunes mandou cancelar todos os contratos com as empresas que estavam executando as obras e direcionou para as empresas apadrinhadas, pessoas que lhe ajudaram na campanha eleitoral de 2012. “Para beneficiar o esquema, o Município chegou a fazer a rescisão de contratos com várias empresas, entre elas a empresa LOBATO & ARAÚJO COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA, que ganhou as licitações no mandato passado para a Construção de Creches, pro-infância, quadras polivalentes e de escolas. Após anular as licitações, o Município realizou novas licitações, direcionando as obras para as empresas do esquema”, frisou o Vereador.

“Outra empresa que já está fazendo parte do Cartel é a CONSTRUMAZ. Já aparece ganhando licitações para reforma e ampliação de obras municipais. Ganhou a licitação para reformar a Unidade de Saúde do Garimpo do Crepurizinho. Efetuou recentemente a reforma da Unidade Básica do Distrito Municipal de Miritituba. Também a empresa Monteiro e Lobato está no rol das empresas que fazem parte do esquema de simulação para participar de licitações, com isso ganhando algumas obras. Esta empresa está Construindo a Unidade Básica de Saúde da Nova Miritituba e construindo o Centro de Educação Infantil Pró-Infância do Bairro da Liberdade”, declarou.

O Vereador do PMDB vai mais além em suas denúncias e revela que “as empresas podem negar o esquema, mas basta acessar as informações oficiais do Município, para comprovar que as empresas que participam das licitações são as mesmas e que fazem simulação entre elas no momento da licitação. Só estas empresas participam das licitações. Verifique, quais são as empresas que estão executando as obras da prefeitura em Itaituba?”, questiona o vereador Peninha.

Além do esquema entre a prefeitura e as empresas, ainda as obras., quase todas, estão com o prazo de conclusão inspirado e este atraso deve-se do não pagamento para estas empreiteiras, concluiu Peninha.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *