Marcela: “Psicólogos estão sem mercado de trabalho em Santarém”

Vereadora Marcela Tolentino
Vereadora Marcela Tolentino

Uma sessão tribuna livre aconteceu na manhã de terça-feira, 02, na Câmara Municipal de Santarém, em comemoração ao Dia do Psicólogo, que contou com a presença de vários psicólogos de Santarém e região.

Em entrevista à nossa reportagem, a vereadora Marcela Tolentino (Solidariedade) denunciou os baixos salários pagos a esses profissionais e de outros segmentos da sociedade. Segundo ela, hoje profissionais com curso superior, como psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros tem uma remuneração mensal de apenas R$ 950,00, o que deixa a família dessas pessoas em situação difícil. “A questão salarial desses profissionais é uma situação muito difícil. Nós não podemos deixar de lutar pra conseguir o respeito a esses profissionais, que a sociedade reconhece. O poder público ainda não tem o reconhecimento adequado como é o caso dos enfermeiros e dos psicólogos que ganham muito pouco e desenvolvem um trabalho muito grande para a sociedade”, afirma.

De acordo com Marcela Tolentino, é importante que se faça o fortalecimento dos sindicatos, para lutar por melhorias salariais e condições de trabalho. Ela acrescenta que o mais agravante para o psicólogo é que ele não está tendo espaço no mercado de trabalho.

“É difícil de se imaginar que o município de Santarém tenha apenas três psicólogos, para atender 58 mil alunos da rede municipal de ensino. É impossível para esses psicólogos darem conta da grande demanda de estudantes. Nossa sugestão é que todas as escolas públicas do Município e do Estado tenha um profissional de psicologia”, indica a Vereadora.

Marcela Tolentino revela que já existe um projeto denominado de “Estratégia e Saúde da Família”, que deve inserir o profissional psicólogo, para fortalecer uma equipe multiprofissional, para dar uma assistência de qualidade para as pessoas. Ela sugere que a sociedade ajude na pressão aos governos, para que abram o mais rápido possível um concurso público.

“Já conversei com o prefeito e, ele disse que tinha possibilidade de haver nesse segundo semestre um concurso público para a contratação de novos psicólogos. Houve algum problema que o concurso não aconteceu. Vamos continuar cobrando não somente para os profissionais da saúde, mas, também, de outras áreas e, que querem ser inseridos no mercado de trabalho e não conseguem”, declarou a Vereadora.

ATENÇÃO BÁSICA: Segundo a Vereadora e enfermeira, Marcela Tolentino, os psicólogos são profissionais de suma importância para a sociedade e devem trabalhar nos hospitais públicos de Santarém, assim como nas escolas e, em outras repartições do Município. “Falo mais na questão da prevenção e na atenção básica. Santarém não é diferente dos outros municípios do nosso Estado, onde está acontecendo uma questão muita séria de violência relacionada as drogas”, observa.

Para ela, o trabalho do psicólogo é de suma importância para a prevenção da violência, por conta de vidas estarem sendo ceifadas e jovens estarem cometendo crimes, como assaltos. “Todos os dias a gente observa inúmeros assaltos na cidade. Minha bandeira de luta é trabalhar nessa questão da prevenção, porque isso vai gerar menos custos para o poder público”, diz Marcela, analisando que esses problemas graves só estão acontecendo em Santarém e no Pará, porque não está sendo feito um trabalho de base com os adolescentes na prevenção, da venda e consumo de drogas.

“Vamos lutar na Casa Legislativa e cobrar da Prefeitura o concurso público, para que setores públicos importantes do Município tenham esses profissionais. Hoje é inadmissível que um profissional com curso superior como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais ganhem apenas R$ 950,00, mensais. Vamos continuar lutando pelas condições de trabalho e a remuneração salarial!”, assegura.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Marcela: “Psicólogos estão sem mercado de trabalho em Santarém”

  • 6 de setembro de 2014 em 13:01
    Permalink

    Humm Rummm.. só agora ela fez essa grande descoberta.. Por que será??? :/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *