Escolas ribeirinhas suspendem atividades por causa da cheia

Estabelecimentos estão em áreas ribeirinhas afetadas pela cheia do rio Amazonas
Estabelecimentos estão em áreas ribeirinhas afetadas pela cheia do rio Amazonas

Pelo menos dez escolas da rede municipal de Juruti suspenderão suas atividades a partir da próxima sexta-feira, 09. Os estabelecimentos estão em áreas ribeirinhas afetadas pela cheia do rio Amazonas. A informação foi repassada pela Secretária de Educação de Juruti, Régia Pinheiro.

As escolas municipais Benjamim Constant, Firmino Guimarães e Orlandino da Silva (região da Santa Rita), João Paiva Soares (Retiro do Irateua), João Augusto da Silveira (Irateua), José Tancredi Júnior (Paraná de Dona Rosa), Vitório Lima dos Santos (Bom Jesus), Merandolina Castro (Ilha do Chaves), Rana Rocha Bruce (Ilha do Valha-me Deus) e Nossa Senhora do Carmo (Igarapé das Fazendas) já foram afetadas pela cheia do rio Amazonas e não oferecem mais condições para funcionar neste período do ano.

José Mário Ribeiro dos Santos, diretor de Políticas Educacionais do Campo da SEMED/Juruti, informou que a Secretaria de Educação vai antecipar o período das férias escolares a fim de não prejudicar o calendário letivo de 2014. “As aulas serão normalizadas assim que as águas do rio começarem a baixar. No período em que as atividades estiverem suspensas, o transporte escolar também vai suspender o atendimento, retornando tão logo as aulas sejam reiniciadas”, disse José Mário.

Na Escola José Tancredi Júnior, no Paraná de Dona Rosa, também funciona uma turma da EJA – Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio no período da noite, que também deve paralisar as atividades. Vale ressaltar que está paralisação em virtude da cheia já é prevista no planejamento da Prefeitura de Juruti e não vai prejudicar o ano letivo que terá garantido os 200 dias previstos em lei.

PREFEITO ASSINA CONVÊNIO PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO P1 E P2

Prefeito Marco Aurélio no momento em que assinava convênio
Prefeito Marco Aurélio no momento em que assinava convênio

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, assinou na ultima terça-feira, 6, em Brasília, o convênio com a Funasa no valor de R$ 2.186.000, 00 que visa a construção de reservatórios para abastecimento de água na cidade. O projeto foi cadastrado na Funasa pela Secretaria Municipal de Planejamento e liberado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira.

Serão beneficiados os bairros Nova Jerusalém e Jardim Tiradentes que terão o abastecimento de água totalmente regularizado. Vale ressaltar que Juruti só conseguiu esse convênio porque está adimplente junto ao Governo Federal. Além desse convenio com a Funasa, Juruti está recebendo ainda recursos federais para a construção do novo porto da cidade cujas obras devem começar em julho.

O abastecimento de água é uma das ações desencadeadas pelo prefeito Marco Aurélio como uma das prioridades de seu governo, por entender que quando a população tem água de qualidade, tem maios saudade e qualidade de vida. Por isso, seu governo tem construído sistemas de abastecimento de água em centenas de comunidades rurais e melhorado o abastecimento na cidade.

Os dois bairros que irão ser beneficiados com esse novo convênio da Funasa, Nova Jerusalém e Jardim Tiradentes, já existem há mais de 10 anos, mas se ressentiam de ações de infraestrutura, o que está sendo feito pela atual administração com terraplenagem, posteamento e rede de energia elétrica e agora abastecimento de água.

JURUTI CONTINUA SENDO DESTAQUE NA PRESERVAÇÃO DE QUELÔNIOS

Crianças e adultos soltando quelônios no rio Mamuru
Crianças e adultos soltando quelônios no rio Mamuru

Por meio da educação ambiental, desenvolvida nas escolas municipais em diversas comunidades rurais de Juruti, crianças estão aprendendo desde cedo a importância da preservação das espécies de quelônios, como tracajás, pitiús e tartarugas, ameaçadas de extinção em virtude da ação predatória do homem.

Em Juruti, única cidade brasileira que possui um programa municipal de manejo de quelônios, o trabalho de preservação de quelônios é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da BIEMA – Base Integrada de Educação e Meio Ambiente, c om todo apoio do prefeito Marco Aurélio Dolzane, árduo defensor do meio ambiente  e da preservação das espécies.

O Programa de Manejo de Quelônios de Juruti, criado através da Lei Municipal Nº 1.066, de 05 de dezembro de 2013, tem contribuído para o repovoamento de quelônios em rios e lagos no município de Juruti.

Pelo menos três comunidades, Nossa Senhora de Lurdes, Sabina e Mirizal promoveram solturas de quelônios neste ano, entregando ao rio Mamuru 2.260 quelônios. Na comunidade Nossa Senhora de Lurdes, a primeira experiência foi em 2008 quando foram coletados 3 mil ovos de tartaruga, mas sem o acompanhamento e as orientações necessários nasceram somente 70 filhotes. “Com o apoio recebido da SEMED e da SEMMA de Juruti o trabalho vem dando certo.

Neste ano, por exemplo, conseguimos soltar mais de 600 quelônios”, disse Abel Xavier, morador da comunidade Nossa Senhora de Lurdes. A região do rio Mamuru é composta por 13 comunidades, onde vivem cerca de 383 famílias (mais de 3 mil pessoas).

De 2008 a 2013, o manejo de quelônios em Juruti era executado pelo IBAMA, através do PQA – Projeto Quelônios da Amazônia. Nesse período, segundo o coordenador da BIEMA, Dionísio Pimentel, foram soltos nos rios e lagos de Juruti cerca de 170 mil quelônios. “Com a criação da Lei Municipal Nº 1.066/2013, as atividades passaram a ser de responsabilidade da Prefeitura de Juruti, que na temporada de 2014 pretende entregar aos rios e lagos do município mais de 100 mil filhotes de quelônios. O diferencial agora é que estamos implantando nas escolas a Educação Ambiental, envolvendo professores, alunos e a comunidade num trabalho que vai garantir o povoamento dos rios e lagos de Juruti”, acrescentou Dionísio.

PREFEITURA ORGANIZA PROGRAMAÇÃO PARA COMEMORAR O DIA DAS MÃES

A Prefeitura Municipal de Juruti, através da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza no dia 09 de maio, sexta-feira, uma programação denominada “Amor de Mãe” para homenagear a Rainha do Lar. As atividades aconteceram na Arena Cultural da Praça da República, a partir das 17h com sorteio de brindes e apresentações culturais.

Na semana passada, o secretário de Assistência Social, Edvander Batista, reuniu com representantes de escolas municipais e de igrejas cristãs para apresentar o projeto e discutir a participação desses estabelecimentos na programação cultural do evento.

Representantes das escolas Rosa de Saron, Maria Lúcia Nascimento, Maria da Saúde e das Igrejas Assembleia de Deus e Batista participaram da reunião e confirmaram a presença no evento dedicado às mães. O prefeito de Juruti Marco Aurélio Dolzane do Couto deseja desde já felicidades a todos as mães jurutienses pela data comemorativa.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui neri 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *