Prefeito inaugura pontes e estradas na região do Castanhal Grande

Marco Aurélio e autoridades
Marco Aurélio e autoridades

Na manhã do último sábado, 12, o prefeito Marco Aurélio Dolzane, acompanhado de secretários, assessores e vereadores, entregou três importantes obras que já estão beneficiando três comunidades que antes viviam no isolamento na região de planalto.

Foram 20 km de ramais e as pontes sobre o Igarapé do Lázaro que mede 6×4,30 metros e a ponte sobre o Igarapé do Castanhal Grande que mede 10×4,30 metros, obras que significam a  realização um sonho de mais de uma década dos moradores que vivem nas comunidades do Castanhal Grande, Vila Miranda e Mata Limpa.

Segundo o prefeito Marco Aurélio, “é importante frisar que essas obras foram demandadas pela própria comunidade que vive naquela região, através do POP, (Planejamento do Orçamento Participativo), realizado durante o primeiro trimestre de 2013, onde a Prefeitura de Juruti em parceria como Poder Legislativo, percorreu todas as regiões do município ouvindo as demandas prioritárias de cada uma das 214 comunidades que existem em Juruti”.

Na oportunidade, moradores agradeceram ao prefeito e vice-prefeito, destacando que é um sonho de muitos anos que hoje a prefeitura está realizando. Por sua vez,  o prefeito destacou que está fazendo obras como estas que venham beneficiar a população e assegurou que as obras da Prefeitura vão chegar a todas  as regiões mesmo naquelas onde não há um grande número de eleitores, já que sua administração não olha a questão eleitoral e sim a necessidade do povo, como essa região que acaba de ser beneficiada.

A festa de inauguração contou ainda com a presença do Deputado Estadual Zé Maria e terminou ao som da Banda Forró Gaiato e muito churrasco oferecido pelas próprias comunidades.

MARCO AURÉLIO REELEITO À FRENTE DA AMUCAN

Marquinho, Marcílio Picanço, Adriana da Silva e Mário Henrique
Marquinho, Marcílio Picanço, Adriana da Silva e Mário Henrique

Em reunião realizada no Barrudada Hotel em Santarém, o prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, foi reeleito ao cargo de presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), posto que ele assumiu em janeiro do ano passado.

A entidade tem como principal objetivo defender os interesses comuns dos municípios que integram essa região, como recuperação e asfaltamento das rodovias estaduais, rebaixamento do linhão de Tucuruí e uma pauta mais recente que é a transformação do Hospital 9 de Abril, construído pela Alcoa em Juruti, em Hospital Regional da Calha Norte.

Além disso, a Amucan atua diretamente junto aos órgãos estaduais e federais na defesa das pautas específicas de cada município, como educação, saúde, saneamento básico e outros. Atualmente a sede da Amucan está localizada em Belém onde uma equipe trabalha em busca de benefícios para os municípios.

Fazem parte da Amucan nove municípios: Anajás, Alenquer, Curuá, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Terra Santa. Além do presidente Marco Aurélio Dolzane do Couto, foram reeleitos por mais um ano os demais membros da diretoria anterior. Portanto a nova direção da Amucan está assim constituída:
Presidente: Marco Aurélio Dolzane do Couto (prefeito de Juruti)
Vice-presidente: Mário Henrique de Souza Guerreiro (prefeito de Óbidos)
Secretária: Adriana Pereira da Silva (prefeita de Curuá)

Conselho Fiscal: Marinete Costa Machado (prefeita de Faro)

PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR TRAÇAM PLANOS PARA COMBATER VIOLÊNCIA NA CIDADE E NO INTERIOR

O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto acompanhado do vice-prefeito, Jonas Morais, reuniu na manhã de segunda-feira, 14, com os policiais que integraram o Destacamento da Polícia Militar de Juruti.  O tema principal foi agradecer a atuação da PM durante os festejos do aniversário de Juruti, bem como traçar planos para melhorar ainda mais a segurança no município através do trabalho da PM.

O prefeito, vereadores, secretários de governo e representantes de várias comunidades ouviram relatos do sargento Odenilson Menezes, comandante do DPM de Juruti,  e demais integrantes da corporação, bem como fizeram suas reivindicações à instituição. Uma delas foi a volta das  “rondas policiais” nas comunidades, o que foi aprovado na reunião.

O prefeito ofereceu todo apoio possível, dentro das limitações oficiais, para que a Polícia Militar tenha as mínimas condições de atuar em Juruti,  tanto na cidade como nos distritos, mesmo sabendo que é responsabilidade do Estado.

“Sabemos que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, mas estamos disposto a ajudar, como já fazemos, porque sabemos que a população quer mais segurança”, disse o prefeito,  que reconheceu a importância do trabalho da Polícia Militar em Juruti.

Marco Aurélio anunciou ainda que a Prefeitura encaminhou ao Comando da Polícia Militar do Estado ofício solicitando o aumento do efetivo da PM de Juruti de 21 para 50 componentes,  além de oferecer apoio com combustível e recuperação de veículos para a Polícia Militar atuar no município.

O comandante da PM de Juruti,  sargento Menezes,  ouviu as reivindicações dos comunitários e garantiu que tudo será analisado a fim de que a atuação da PM possa atender às aspirações da população e agradeceu o apoio da Prefeitura à Polícia Militar.

Além do prefeito e vice-prefeito,  participaram da reunião os vereadores Elber Gonçalves,  Carlos Alberto, Heriana Santos e Rogério Soares; secretários Régia Pinheiro e Amarildo Nascimento;  lideranças das regiões Castanhal, Curumucuri,  Igarapé Açu,  Tabatinga, entre outras.

PREFEITURA E EMBRAPA FIRMAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR AGRICULTURA EM JURUTI

Prefeito Marquinho durante reunião com Embrapa
Prefeito Marquinho durante reunião com Embrapa

Aconteceu na terça-feira, 15, no auditório do CRAS, a assinatura da uma parceria entre a Prefeitura de Juruti (através da Secretaria Municipal de Produção) e a Embrapa Amazônia Ocidental, Escritório de Parintins, para incentivar a produção rural do município. Em seu pronunciamento no evento o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, elogiou a iniciativa do secretário de Produção de Juruti, Eraldo Albuquerque, pelo trabalho que vem fazendo para fortalecer nossa agricultura, setor que ele considera fundamental para o desenvolvimento de Juruti.

Pela parceria, a Embrapa colocará à disposição da Prefeitura de Juruti, todo seu potencial na área da agricultura, como pesquisas, tecnologias e demais conhecimentos e experiências que possam melhorar o  a agricultura local.

O prefeito lembrou das parcerias que vêm sendo feitas pelo atual governo com entidades, órgãos e empresas para que o setor primário, que tem na agricultura familiar seu grande potencial,  seja impulsionado. O vice-prefeito, Jonas Morais, disse que Juruti dá um salto de qualidade com essa parceria com a Embrapa, já que temos uma forte vocação para a agricultura. O evento teve ainda uma palestra do gerente do escritório da Embrapa em Parintins, Jeferson Macedo, que mostrou várias experiências de sucesso com culturas em municípios da Amazônia.

Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Juruti, Câmara Municipal de Juruti, Emater, lideranças do setor da produção, Alcoa, Embrapa, entre outros. Na ocasião o prefeito jurutiense empossou ainda os membros do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), composto por representantes do governo, empresas e entidades do setor produtivo.

PREFEITURA VAI CONSTRUIR ESCOLAS COM RECURSOS PRÓPRIOS

A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), recebeu na esta semana  a visita de dois técnicos da Construtora Canto Albuquerque para uma consultoria, visando a construção de três escola na região de várzea, nas comunidades Santa Rita Centro (Escola Firmino Guimarães), que atualmente está funcionando em um barracão construído em parceria com a comunidade; a Escola Municipal Orlandino da Silva (comunidade Pucu) e Escola Nossa Senhora do Carmo, na comunidade que tem o mesmo nome, localizada na região do Igarapé das Fazendas.

Para os técnicos, a atenção do prefeito Marco Aurélio e da secretária de Educação, Régia Pinheiro, demonstra o compromisso deles com a educação. A empresa colocou-se à disposição para atender às demandas necessárias para a construção dos estabelecimentos de ensino.

Edson dos Santos, técnico da empresa, disse que no momento está sendo feito um levantamento do material necessário bem como a verificação do orçamento para definir os valores que serão investidos nas obras. As construções estão previstas para começar nos primeiros dias do mês de agosto e as obras serão executadas com recursos próprios da Prefeitura de Juruti.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *