Prefeitura, Bombeiros e Alcoa definem ações para as áreas de risco

Rachaduras em uma parte do cais de arrimo de Juruti
Rachaduras em uma parte do cais de arrimo de Juruti

Na manhã de segunda-feira, 16, uma equipe formada por membros da Prefeitura de Juruti, Corpo de Bombeiros e Alcoa, percorreu as três áreas consideradas de risco de Juruti, a fim de definir medidas emergenciais para conter os deslizamentos de terras e o afundamento de parte do cais de arrimo.
De acordo com o tenente coronel, Luis Cláudio Rego, comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, o trecho do cais afetado pelas rachaduras deve ser interditado imediatamente. Ele recomendou ainda a saída dos comerciantes e moradores da avenida Marques Diniz, do trecho entre a rua Lauro Sodré e a Barão do Rio Branco por questões de segurança.
Com relação às áreas do Bom Pastor e Mário das Neves (Palmeiras), o comandante do CB disse que as famílias devem abandonar as residências das proximidades o mais rápido possível, o que já está sendo providenciado com apoio da Prefeitura.
Em reunião no Gabinete da Prefeitura, foram definidas algumas ações imediatas que já estão sendo tomadas para conter o avanço dos desmoronamentos de terras bem como o aumento das rachaduras no cais de arrimo.
As ações serão executadas pela Prefeitura e outras empresas. O diretor da Alcoa em Juruti, Afonso Bizon, que acompanhou a visita, garantiu apoio da empresa para as ações emergenciais.
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, recebe na manhã desta terça-feira (17) o relatório do Corpo de Bombeiros, que o respaldará para decretar situação de emergência no município e, dessa forma, buscar recursos junto aos governos estadual e federal para a solução desses problemas.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Juruti já está providenciando um projeto do novo cais de arrimo que será encaminhado ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, resultado de uma reunião entre o prefeito Marco Aurélio e o referido ministro no mês passado em Santarém.

PREFEITO VISITA COMUNIDADE NOVA VITÓRIA
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, cumpriu agenda de visitas do Executivo na última sexta-feira, 13, na comunidade Nova Vitória, região do Batata. Ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de planejamento Otávio Barbosa, e do Chefe de Gabinete, Juscelino Bruce. Durante a reunião o prefeito ouviu as demandas da comunidade sendo que a principal delas é a construção de uma ponte com 100 metros de extensão.
Considerando a necessidade urgente desse benefício, o preceito Marco Aurélio autorizou a construção da referida ponte. No decorrer da reunião, os comunitários agradeceram a visita do prefeito ressaltando que foi o primeiro gestor a visitar essa comunidade devido a dificuldade do acesso até a mesma.
A visita às comunidades rurais é uma estratégia administrativa do prefeito Marco Aurélio para ver de perto a situação das mesmas e receber diretamente as demandas dos comunitários.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *