Prefeitura e Correios lançam selo alusivo ao projeto de quelônios de Juruti

Autoridades presentes no lançamento do selo personalizado, no Dia Mundial da Tartaruga
Autoridades presentes no lançamento do selo personalizado, no Dia Mundial da Tartaruga

O PMQJ – Programa de Manejo de Quelônios de Juruti ganhou no dia 23 de maio – Dia Mundial da Tartaruga, um grande reforço: um selo personalizado lançado pelos Correios. O lançamento foi durante uma solenidade no Salão Dom Bosco, organizado pela Prefeitura de Juruti, Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Meio Ambiente (SEMMA), e Base Integrada de Educação e Meio Ambiente (BIEMA).

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Juruti pretende divulgar as ações do PMQJ, criado em dezembro do ano passado, através da Lei Municipal Nº 1.066.

A solenidade foi acompanhada por dezenas de alunos da rede pública municipal e comunitários de diversas regiões. São os moradores das comunidades os grandes parceiros do PMQJ, pois são eles que acompanham de perto a ação do programa, desde a coleta dos ovos nas praias até a soltura nos rios e lagos de Juruti.

Através da Educação Ambiental desenvolvida nas salas de aula, as crianças recebem as instruções necessárias e aprendem a respeitar e a conservar a natureza, pois as orientações repassadas pelos professores destacam a importância da preservação e da conservação do meio ambiente. E são essas crianças que multiplicam as informações.

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, lembrou que sem o apoio da comunidade seria quase impossível garantir o sucesso do Programa Manejo de Quelônios. “A proteção que é dada pela comunidade começa na coleta dos ovos dos quelônios. Graças ao apoio também da comunidade, conseguimos garantir o nascimento de centenas de filhotes, que recebem todos os cuidados necessários até serem entregue à natureza”, disse Marco Aurélio.

O prefeito ressaltou ainda que a parceria com a comunidade tem protegido os ovos e os filhotes da ação de predadores, sendo que o homem ainda é um dos que tem contribuído para a extinção da espécie, através da prática da caça predatória.

Marco Aurélio também destacou a importância do IBAMA, que ao desenvolver em Juruti o Programa Quelônios da Amazônia ofereceu ao município os conhecimentos necessários, importantes na elaboração da Lei Nº 1066, que criou o Programa de Manejo de Quelônios de Juruti.

O lançamento do Selo Personalizado do Projeto Manejo de Quelônios de Juruti foi conduzido pelo gerente administrativo dos Correios/Oriximiná, Stephenson Frazão, que destacou que essa iniciativa acontece em datas importantes, como o Dia Mundial da Tartaruga, 23 de maio.

O Selo, a partir de agora, fará parte do acervo dos Correios e vai circular em todo o território nacional e até no exterior. O selo mostra arte representativa das espécies de quelônios do município de Juruti. A imagem retrata a logomarca do Programa Manejo de Quelônios.

Na oportunidade, os Correios entregaram à Prefeitura, à Câmara de Vereadores, à SEMED, à SEMA, ao Ministério Público, à Polícia Militar, ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, à Colônia de Pescadores Z-42, à Empresa ALCOA, entre outros, uma comenda com o Selo Olho de Boi e o Selo Personalizado do Programa Manejo de Quelônios de Juruti, carimbada.

A Prefeitura de Juruti também entregou Títulos de Agradecimentos a pessoas e instituições que têm contribuído com as ações do Programa Manejo de Quelônios.

André Monteiro Gomes, juiz da Comarca de Juruti; representantes da Empresa ALCOA, vereadores, secretários de governo, representantes do IBAMA, da CEF, da UNIMED e lideranças comunitárias prestigiaram a solenidade.

DEFINIDA A PROGRAMA DA SEMANA DE MEIO AMBIENTE DE JURUTI

“Agricultura Familiar e Meio Ambiente” é o tema da X Semana do Meio Ambiente de Juruti, que será realizada no período de 02 a 06 de maio. A programação é diversificada e terá início com uma Caminhada Ecológica e uma Blitz, na Praça da República, a partir das 08h da manhã do dia 02, segunda-feira. Durante a atividade serão repassadas informações sobre sustentabilidade e distribuição de mudas.

Durante a programação de abertura será feita ainda a entrega da premiação do concurso que escolheu o logotipo da X Semana do Meio Ambiente de Juruti. A vencedora é a aluna Evelyn Ketelyn Batista Siqueira, do 5º ano/tarde, da escola municipal Maria da Saúde. A aluna receberá um Tablet e a escola, um projetor Datashow.

Nesse mesmo dia, ou seja, 02 de junho, haverá contação de histórias e atividades de educação ambiental, das 14h às 15h, nas escolas Maria Lúcia Nascimento, São Francisco, Disneylândia, Cristã Paz e Batista. À noite, a partir das 19h, show cultural com a apresentação de músicas regionais, na Arena Cultural da Praça da República.

Na terça-feira, 03/06, as escolas localizadas nos distritos Tabatinga, Castanhal e Juruti Velho vão promover a Caminhada Ecológica com o tema “Economize o Planeta! É da sua conta!”. Durante essa programação vai acontecer o plantio de mudas.

No meio urbano, nesse mesmo dia haverá plantio de mudas, das 08h às 12h; atividades de educação ambiental nas escolas Disneylândia (14h às 15h), e Sementinha do Saber (16h às 17h). E nas escolas das comunidades São Benedito, Santa Terezinha, Igarapé Açu e Jabuti está programado um diálogo ambiental e plantio de mudas.

A programação continua no dia 04 de junho com o plantio de mudas nas escolas municipais; atividades de educação nos casulos Bom Pastor (13h30 às 14h30), Alegria (15h30 às 16h30); e gincana ambiental nas escolas atendidas pelo Programa ECOA (08h às 12h).

No último dia da programação, 06 de junho, as atividades serão realizadas no Salão Dom Bosco, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a partir das 08h, oportunidade em que a população poderá conhecer a realidade da agricultura familiar em Juruti, nos stands da agricultura familiar; oficina de confecção de peneiras e tipiti; apresentações culturais; palestras sobre o licenciamento CAR, supressão vegetal e linhas de créditos voltadas para a agricultura familiar.

Em Juruti o evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através das  secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e de Educação (SEMED), através da BIEMA – Base Integrada de Educação e Meio Ambiente.
RUAS DA CIDADE RECEBEM TRABALHO DE MANUTENÇÃO

Máquinas da Prefeitura trabalham na recuperação de ruas
Máquinas da Prefeitura trabalham na recuperação de ruas

A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua realizando trabalhos de manutenção das ruas de nossa cidade, durante a última semana, a equipe da SEMINFRA esteve trabalhando na melhoria das travessas, Major Pinto Silva e Presidente Vargas, e muitas outras ruas já estão no planejamento da secretaria.

Segundo informações da Secretária Municipal de Infraestrutura, Andréa Alves, o governo está atento às demandas da população e, mesmo com o período chuvoso, as medidas estão sendo tomadas no sentido de melhorar as condições de trafegabilidade das ruas.

O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, ao falar sobre o sistema viário, disse que a Prefeitura vai agir dentro de seus limites para deixar as ruas dos bairros trafegáveis, mas garantiu que no verão, dois projetos já aprovados, vão mudar a cara das ruas de Juruti, pois através do Projeto de Mobilidade Urbana (Caixa) e Asfalto nas Cidades (Estado), será possível asfaltar e drenar todas as ruas de Juruti.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Um comentário em “Prefeitura e Correios lançam selo alusivo ao projeto de quelônios de Juruti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *