Reunião esclarece implantação do Luz Para Todos em Juruti Velho

Reunião de esclarecimento sobre a implantação do programa Luz Para Todos
Reunião de esclarecimento sobre a implantação do programa Luz Para Todos

A Prefeitura de Juruti realizou esta semana no auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma reunião de esclarecimento sobre a implantação do programa Luz Para Todos na região de Juruti Velho. Os esclarecimentos foram feitos pelo diretor executivo de relacionamento da Celpa, Alexandro Freitas, que esteve acompanhado do consultor da Celpa Carlindo Júnior. Segundo Alexandro, existe um cronograma que precisa ser cumprido, como licença ambiental, abertura de estradas e transporte de material. Ele prevê que a energia chegue às residências desta região até dezembro deste ano, porém, ressaltou que tudo vai depender do repasse do dinheiro por parte do Governo Federal para a Celpa.

O diretor disse ainda que estão previstas 1.739 ligações, mas que as futuras demandas também podem ser atendidas. O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, disse que a Prefeitura tem dado todo apoio para implantação do programa Luz Para Todos na região de Juruti Velho, inclusive com abertura de estradas e fornecimento de licença ambiental. Disse que como prefeito tem o compromisso de levar energia às comunidades da região de Juruti Velho e outras regiões do município e pediu a parceria de entidades e órgãos para que isso aconteça.

Estiveram presentes na reunião: prefeito Marco Aurélio Dolzane, vice-prefeito Jonas Morais, vereadores Pedro Santarém e Janisson Natividade, secretários Sebastião Soares, Marcel Gonçalves, Amarildo Nascimento, Antonio Marcos, Audenor Matias, assessores da PMJ e diretores da Acorjuve, entre eles o presidente da entidade, Gerdeonor Pereira.

MAIS EDUCAÇÃO VAI ATENDER MAIS DE 180 ALUNOS NA ESCOLA ZESG

A edição 2014 do Programa Mais Educação na escola Zelinda de Souza Guimarães foi lançada na manhã de segunda-feira, 07 de abril. No auditório da escola, pais e responsáveis pelos 180 alunos que serão atendidos neste ano, receberam do professor Alberto Nazaré – coordenador do Mais Educação/ZEGS, as orientações e a programação de atividades para o primeiro semestre do 2014.

Na Escola Zelinda Guimarães, o Mais Educação vai funcionar em seis turmas, pela manhã e tarde, com atividades de esporte e lazer, como futebol, atletismo, xadrez, danças. Ações ligadas ao meio ambiente, como horta, também serão executadas. Os alunos do Mais Educação vão receber ainda um reforço escolar, com atividades ligadas ao letramento e à matemática.

Através do Mais Educação, os alunos vão permanecer na escola, depois das aulas, por um período de 03 horas. As orientações ficarão sob a responsabilidade de 05 orientadores, apresentados aos pais e responsáveis, na reunião desta manhã. A coordenação geral do programa é da SEMED – Secretaria Municipal de Educação. “Queremos aproveitar as habilidades dos nossos alunos, oferecendo oficinas e atividades que possam contribuir para o crescimento de cada um”, ressalta a secretária de Educação, Régia Pinheiro.

A edição 2014 do Programa Mais Educação na escola Zelinda de Souza Guimarães foi lançada na manhã desta 2ª feira, 07 de abril. No auditório da escola, pais e responsáveis pelos 180 alunos que serão atendidos neste ano, receberam do professor Alberto Nazaré – coordenador do Mais Educação/ZEGS, as orientações e a programação de atividades para o primeiro semestre do 2014.

VEREADORA PEDE DESCULPA AOS SERVIDORES DA SAÚDE DE JURUTI

Servidores da saúde participaram de sessão na Câmara Municipal
Servidores da saúde participaram de sessão na Câmara Municipal

Um grupo de servidores da SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde participou na manhã de terça-feira, 08, de uma sessão na Câmara de Vereadores a fim de repudiar a forma como a vereadora Mônica Brito (SDD) se posicionou em rede social, ao se manifestar a respeito da morte de duas crianças no Hospital Municipal de Juruti, na semana passada.

Em uma postagem, no dia 03 de abril, em certo trecho da publicação a vereadora disse: “O tratamento e a saúde de Juruti, já vem a 9 anos doente e matando vidas…”. Muitos profissionais da saúde se sentiram ofendidos diante desse posicionamento e encaminharam uma nota de repúdio que foi lida na abertura da sessão do Poder Legislativo durante a sessão que esteve lotada por funcionários do setor da saúde de Juruti.

Na nota, foram elencadas as ações realizadas pela SEMSA nos últimos 09 anos, sob o comando da médica Ana Márcia Cunha de Oliveira, um dos alvos da vereadora.

No final da sessão, a vereadora Mônica Brito pediu desculpas pela forma como se manifestou na rede social. “Eu me retratei durante a sessão, pedindo desculpa a todos os servidores. Eu acho que não é feio você admitir isso, posso ter me excedido em minas colocações”, disse a vereadora.

QUELÔNIOS SÃO ENTREGUES À NATUREZA DURANTE PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Prefeito Marco Aurélio comandou soltura de quelônios
Prefeito Marco Aurélio comandou soltura de quelônios

Mil seiscentos e dez quelônios foram entregues à natureza, no último domingo, 06, na comunidade Ilha do Chaves, em Juruti. A soltura fez parte da programação oficial do aniversário do Município, que na 4ª feira, 09 de abril, completou 131 anos.

Os animais foram levados à comunidade pela BIEMA – Base Integrada de Educação e Meio Ambiente, coordenada pela Prefeitura, através da SEMED (Educação) e SEMMA (Meio Ambiente).

A soltura é a última etapa de um trabalho que teve início em setembro do ano passado, com a coleta dos ovos nas praias que se formam nas comunidades. Após a coleta, os ovos foram mantidos numa chocadeira natural, às margens do rio e dos lagos. Em novembro os quelônios começaram a nascer, e de lá pra cá ficaram em criatórios, recebendo tratamento e alimentação adequados.

De acordo com levantamento da BIEMA, de 2008 a 2013 foram entregues ao rio e aos lagos de Juruti, mais de 170 mil quelônios. Desse total, 17.410 só na região da Ilha do Chaves.

ENERGIA PARA COMUNIDADE ILHA DO CHAVES – Antes da soltura dos quelônios, o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto e o vice-prefeito Jonas Morais, acompanhado por secretários do governo e vereadores, entregaram aos moradores da Ilha do Chaves a rede elétrica de3.200m, com motor de luz de 59HP e gerador de 30KVA.
A obra foi aprovada no Orçamento Participativo realizado no ano passado, e vai beneficiar 33 famílias da comunidade. Na solenidade de entrega da obra, o presidente da Ilha do Chaves, Welington Batista, fez um agradecimento especial e reconheceu que a energia elétrica vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da comunidade.
O termo de entrega da obra foi lido pelo secretário de Integração Comunitária, Antonio Marcos Tavares, e assinado por ele, pelo prefeito Marco Aurélio e entregue ao presidente da comunidade.

Também foi feito um agradecimento especial aos comunitários e à Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (ACORJUVE), que contribuíram, por exemplo, na retirada dos postes, um total de 160. A tão esperada energia elétrica chegou através de um esforço do governo municipal e dos comunitários.

A solenidade, realizada na escola municipal Merandolina Castro, contou com a presença dos comunitários, dos vereadores Pedro Natividade, Cleverson Mafra e Fladimir Azevedo, e dos secretários Amarildo Nascimento (SEMMA), Marcel Gonçalves (SEMCOM), Sebastião Soares (Governo), e do Pastor Dário Ferreira, que na abertura da programação conduziu a bênção especial.

DEFINIDA A EMPRESA QUE VAI CONSTRUIR O PORTO DE JURUTI

Uma excelente notícia para a população jurutiense na semana de comemoração dos 131 de fundação da cidade. Conforme ata do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), de 2 de abril de 2014, duas empresas se candidataram a construir o Porto de Juruti, sendo que a Consultec – Consultoria e Tecnologia Ltda – EPP, apresentou a menor proposta.

De acordo com a Comissão Permanente de Licitação do Dnit, Superintendência Regional do Pará, dentro dos próximos dias será divulgada oficialmente a vencedora que, pela lei, é a que apresenta a proposta com o menor valor, conforme ata do Denit que pode ser conferida no seguinte endereço: http://www1.dnit.gov.br/anexo/Ata/Ata_edital0016_14-02_0.pdf a Consultec apresentou a proposta de R$ 13.825.184,92; enquanto que a outrea concorrente, a Paulo Raymundo Brígido de Oliveira cobrou pelo mesmo serviço R$ 22.239.184,92.

A expectativa do prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, assim como de toda a população de Juruti, é para o início das obras, uma vez que há décadas que o município se ressente de um porto de qualidade para dar mais segurança aos seus usuários. “Agora começa a contagem regressiva para que Juruti ganhe mais uma obra de qualidade que é o nosso porto”, comemorou o incansável prefeito Marco Aurélio.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *