XI Semana do Meio Ambiente de Juruti trata sobre resíduos sólidos

Prefeito Marquinho na abertura do evento
Prefeito Marquinho na abertura do evento

No início da manhã de segunda-feira (01), ocorreu a abertura da XI Semana do Meio Ambiente, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR), com a presença do prefeito Marco Aurélio Dolzane, vice-prefeito Jonas Morais, secretários Amarildo Nascimento (Meio Ambiente), Otávio Barbosa (Planejamento), Alex Guedes (Produção) e Audenor Matias (Governo), lideranças de outras entidades, como o CONJUS e comunitárias. Este ano o tema é “Projeto bairro sustentável”, voltado para as questões de resíduos sólidos.
Segundo o prefeito, Juruti é um Município bem à frente nessa questão. “Estamos muita à frente de outros municípios, já que temos o Plano Municipal de Resíduos Sólidos pronto. Devemos ser mais responsáveis pelo lixo. É um processo demorado, envolve muita discussão, porém o importante é que já iniciamos o trabalho. Quero parabenizar o secretário Amarildo pela iniciativa e tenho certeza que Juruti será referência em sustentabilidade em pouco tempo”, garantiu.
O vice-prefeito Jonas Morais também aproveitou o momento de abertura para pedir que todos se auto-avaliem sobre o que estão fazendo em prol do meio ambiente. “Nós como lideranças, formadores de opinião, o que estamos fazendo pelo meio ambiente? Essa semana deve ser reflexiva porque pensar o meio ambiente é pensar no outro também”, disse Jonas. Já o secretário Amarildo Nascimento aproveitou para parabenizar e agradecer aos parceiros e ratificar que sozinho o Poder Público não consegue nada. “Precisamos de parceiros”.
A Semana de Meio Ambiente é realizada pela Prefeitura de Juruti, através da SEMMA, tendo a parceria do CONJUS e Serraria Aipim e vai até o dia 03 de junho. Dentro da programação teremos: oficinas com feirantes, oficinas sobre saúde e qualidade de vida, oficina sobre conservação do Lago do Jará, feira de troca, palestras e reuniões com lideranças de comunidades e dos distritos de Juruti.

DEFESA CIVIL DE JURUTI ENTREGA MADEIRA A RIBEIRINHOS ATINGIDOS PELA CHEIA

Madeira sendo distribuídas aos ribeirinhos atingidos pela enchente
Madeira sendo distribuídas aos ribeirinhos atingidos pela enchente

A Prefeitura de Juruti, através da Defesa Civil Municipal, realizou de 23 a 26 de maio, a entrega de madeiras à famílias de comunidades ribeirinhas atingidas pela enchente. A equipe se deslocou inicialmente para a região do Igarapé das Fazendas e algumas comunidades da região do Salé, onde entregou 220 dúzias de madeira para a construção de assoalhos e marombas.
Segundo informações de Waldeci Ferreira Araújo, coordenador da Defesa Civil de Juruti, foram beneficiadas nessa primeira etapa cem famílias das comunidades Piedade, Vila Amaral, Nossa Senhora do Carmo, São Fernando, além de famílias do Igarapé do Salé. Cada uma recebeu duas dúzias de madeira.
O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto tem se empenhado bastante junto aos órgãos oficiais para a liberação de madeira a fim de que seja beneficiada e doada aos ribeirinhos que enfrentam situação difícil nessa época do ano. Nos próximos dias, outras comunidades das regiões de Santa Rita, Paraná de Dona Rosa, Ilha do Valha, etc, também receberão essa ajuda.

PREFEITURA DE JURUTI RETORNA COM O PROJETO CALÇADA CIDADÃ

Projeto Calçada Cidadã está transformando a cidade
Projeto Calçada Cidadã está transformando a cidade

A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), retornou com o projeto Calçada Cidadã, muito elogiado pela população, pois tem facilitado a transição dos pedestres pelas ruas da cidade, incluindo a acessibilidade.
O retorno é a contrapartida do município num convênio de asfalto entre Prefeitura e Governo do Estado, no trecho Lauro Sodré, entre Joaquim Gomes do Amaral e Tancredo Neves, além de outras vias da cidade.
“O nosso objetivo com o Calçada Cidadã é abranger toda a área urbana”, disse a secretária Andrea Alves. O prefeito Marco Aurélio garantiu que como a meta do governo é asfaltar toda a cidade, logicamente que além do asfalto, a calçada também faz parte do projeto, além de outras obras estruturais.
A secretária municipal de infraestrutura, Andréa Alves, informou ainda que no próximo sábado, dia 6 de junho, acontecerá a inauguração da praça da comunidade Bom Que Dói construída com recursos próprios da Prefeitura.

JURUTI FAZ HISTÓRIA E CONCLUI PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CONFERÊNCIA

Autoridades presentes na abertura da III Conferência Municipal de Educação
Autoridades presentes na abertura da III Conferência Municipal de Educação

A III Conferencia Municipal de Educação, realizada nos dias 26 e 27 de maio, pela Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação com apoio do Conselho Municipal de Educação, foi específica para a construção do Plano Municipal de Educação (PME) que prevê metas e estratégias para as políticas públicas educacionais vigentes por 10 anos. O evento ocorreu na Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães, com a participação de toda comunidade escolar, autoridades e sociedade civil organizada.
O prefeito Marco Aurélio Dolzane, vice-prefeito, Jonas Morais Cativo e a secretária de Educação, Régia Maria Pinheiro, fizeram parte da mesa de abertura no dia 26. “Estamos muito felizes por ter conseguido levar para esse espaço tão importante as pessoas das comunidades rurais e com isso ampliar a discussão sobre a educação pública em praticamente todo o território de Juruti”, disse a secretária.
O prefeito Marco Aurélio afirmou que a educação é um dos principais pilares de uma sociedade mais justa e igualitária, como sempre acreditou, por isso garantiu que enquanto tiver a frente da gestão da Prefeitura de Juruti vai pôr em prática o PME, que é um sonho de toda a sociedade jurutiense. Por sua vez, o vice-prefeito Jonas Morais também reforçou que a presença de todos significava a esperança de um futuro de qualidade para a educação de filhos e netos de Juruti.
Também compuseram a mesa o presidente do Conselho Municipal de Educação, Aleilson Vidinha, vereador Carlos Alberto, presidente da Comissão Executiva do PME, Maria Luzia Avinte, Assistente técnica do PME, Geney Lira Moreira, representante das escolas públicas e particulares, Gilson Gomes, representante das universidades públicas e particulares, Zenilton Albuquerque, representante dos professores, professor Madson dos Santos Lira, representante dos alunos, José de Almeida Bessa, e representante da sociedade civil organizada e presidente da Associação de Mulheres de Juruti, Maria Raimunda Melo.
No primeiro dia, houve a palestra magna com a participação do Professor .Mestre Francisco Edson Gomes de Almeida, professor da UFOPA, do Instituto de Ciências da Educação, sobre o tema “PNE na construção do PME, visando o fortalecimento do Sistema Municipal de Educação”.
Após a conclusão, o plano irá para a apreciação da Câmara e posteriormente para o prefeito sancionar. Dentre as inúmeras metas e estratégias, o PME prevê a construção de cinco creches em funcionamento integral e parcial, de 15 escolas de ensino fundamental, sendo cinco na cidade e 10 no meio rural. A Conferência foi até 23h do dia 27 de maio.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *