Médico continua na UTI, mas seu estado de saúde é estável

Dr. Edson Ferreira Filho
Dr. Edson Ferreira Filho

Segundo o último Boletim Médico expedido pela direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas, na noite de sexta-feira, dia 10, o paciente Edson Alves Ferreira Filho encontra-se internado na UTI do Hospital Regional, sendo que neste momento está consciente, respirando sem ajuda de aparelhos e com pressão arterial normal sem drogas.

Dr. Edson Ferreira Filho foi vítima de atentado na manhã de quinta-feira, 09, quando atendia em seu consultório no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Um de seus pacientes, Elionaldo dos Santos Silva, invadiu o concultório e desferiu seis tiros à queima roupa no médico. Cinco balas o atingiram. Uma bala atingiu o seu punho e quatro ficaram alojadas em seu corpo, sendo que uma atingiu a coluna.

Justiça decretou prisão: Elionaldo dos Santos Silva foi removido na quinta-feira pela parte da tarde para a Penitenciária de Cucurunã. Ele teve sua prisão decretada pela Justiça. Segundo informações, Elionaldo deverá passar por exames médicos para que se possa comprovar se é portador de doença mental.

Pai diz que Elionaldo tem problemas mentais: Na manhã de sexta-feira (10), o pai de Elionaldo, Sr. Raimundo, esteve na Seccional de Polícia Civil de Santarém, cheio de caixas de remédios tarja preta, papeladas debaixo do braço. Na ocasião, informou que seu disse que filho tem problemas mentais e que toma remédios controlados. Seu Raimundo informou que seu filho antes de vir para Santarém falou para sua mãe que viria comprar roupas, pois recebe benefício do INSS – pegou o ônibus na sua localidade e veio cometer esse atentado.

Nota informativa sobre o incidente registrado no Hospital Regional do Baixo Amazonas

A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na manhã da última quinta-feira, 09, em um dos consultórios no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, Pará. Um paciente em tratamento psiquiátrico disparou arma de fogo contra seu médico, o neuropsiquiatra Edson Alves Ferreira Filho, que possui uma longa história junto ao HRBA, tendo sido Diretor Clínico e Diretor Técnico.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, Diretor Clínico, Dr Manoel Alvarenga, Secretaria de Estado de Saúde do Pará, representada pelo Dr. Arthur Lobo e a competente equipe médica e multidisciplinar do HRBA estão prestando todo o atendimento necessário ao Dr. Edson Filho, a sua família e também aos colaboradores abalados pelo infeliz incidente, com o suporte de profissionais de psicologia e assistência social.

Aos que reagiram prontamente e atuam para superar esse trauma, nosso agradecimento. Graças à união da equipe e aos esforços imediatos dos profissionais foi possível garantir a segurança de todos e prestar os primeiros socorros ao Dr. Edson Filho, atingido por cinco balas. A Pró-Saúde também agradece a ação rápida das autoridades de segurança e continua colaborando com os demais setores do Estado do Pará que apuram o incidente.

Na sexta-feira, dia 10, o HRBA retomou suas atividades ambulatoriais paralisadas em função do ocorrido e voltou a atuar dentro dos princípios e valores cristãos e filantrópicos da Pró-Saúde. Temos convicção de que a equipe do hospital, que é referência em média e alta complexidade no oeste paraense, terá condições de superar essa adversidade para desempenhar a nossa missão em Santarém: atender aos nossos usuários de todo Oeste do Pará com qualidade, resolutividade e humanização.

Estaremos sempre ao lado do Dr. Edson Ferreira Filho e sua família trabalhando e rezando pelo seu rápido reestabelecimento.

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA PREFEITURA DE SANTARÉM

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar solidariedade aos familiares e amigos do médico Edson Ferreira Filho, baleado, ontem, quinta-feira, 09/05, enquanto trabalhava no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Pena.  O profissional faz parte do quadro clínico daquela unidade de saúde e atende no ambulatório de neuropsiquiatria mantido pela SEMSA.

O Executivo, em nome do prefeito Alexandre Von, agradece a todas as manifestações de solidariedade, vindas principalmente de pacientes que procuram a Secretaria e o ambulatório municipal que médico trabalha. A Prefeitura e a SEMSA reiteram os votos de recuperação.

 

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA UNIMED OESTE DO PARÁ

NOTA DE SOLIDARIEDADE E DE PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

A UNIMED OESTE DO PARÁ se solidariza com o Dr. EDSON FERREIRA FILHO, e com seus familiares, pelo lamentável episódio ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 5 de maio nas dependências do Hospital Regional do Baixo-Amazonas “Dr. Waldemar Penna”, desejando-lhe pronto restabelecimento, ao mesmo tempo em que lastima o crescente e descontrolado avanço da violência na cidade de Santarém,e pede providências às autoridades da segurança pública no Pará para que apurem e punam, na forma da lei, o(s) responsável(eis) pelo atentado contra a vida do nosso Médico cooperado.

Santarém (PA), 10 de maio de 2013.

João Otaviano de Matos Neto

Presidente Unimed Oeste do Pará

 

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Médico continua na UTI, mas seu estado de saúde é estável

  • 14 de maio de 2013 em 10:30
    Permalink

    O mais engraçado que o elemento é doido só para cometer maldade. UM doente mental não ´poderia ter a capacidade de premeditar uma ação dessa natureza. Certamente que sua faculdades mentais não o ajudariam. PORRADA NELE.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *