Estado Islâmico sequestra 90 cristãos no Nordeste da Síria

Sequestro de Islâmicos no nordeste da Síria
Islâmicos sequestram cristãos no nordeste da Síria

Militantes do Estado Islâmico (EI) sequestraram 90 assírios, a maioria cristãos, na província de Hassake, no Nordeste da Síria, segundo informações do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
As vítimas — entre elas homens, mulheres e crianças — foram capturadas em uma série de ataques na madrugada da segunda-feira em vilas perto da cidade de Tal Tamr, onde se registram combates entre extremistas e as forças curdas. Tal Hurmuz, uma das aldeias atacadas, abrigava muitas pessoas deslocadas pela violência do EI.
A província de Hassake habita a maioria dos assírios na Síria, um grupo étnico de maioria cristã, que vive também em regiões do Iraque e da Turquia. Antes do início do conflito sírio, em março de 2011, havia cerca de 120 mil membros da comunidade assíria na província, dos quais a maioria fugiu para países vizinhos da Síria.
A ofensiva contra os assírios trata-se do mais recente ataque de extremistas do Estado Islâmico contra grupos religiosos e de minorias étnicas. Na semana passada, o braço da organização na Líbia divulgou um vídeo que mostra a decapitação de 21 cristãos egípcios que haviam sido capturados na cidade de Sirte, na costa da Líbia.
O sequestro coincide com uma ofensiva das Unidades de Proteção do Povo — milícias curdas sírias — para retomar do Estado Islâmico áreas de Hassake ricas em petróleo e gás.
A província é estrategicamente importante na luta contra o EI porque faz fronteira com a Turquia e áreas controladas pelo grupo no Iraque.
Em agosto de 2014, o avanço do Estado Islâmico no Norte iraquiano forçou a fuga de cerca de 200 mil pessoas, a maioria cristãos yazidis.
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *