Autorização para o programa Luz Para Todos será assinada em setembro

Prefeito reuniu em Brasília
Prefeito reuniu em Brasília

O prefeito Marco Aurélio Dolzane, esteve nesta quarta-feira, 21, no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, tratando do programa Luz Para Todos para o município de Juruti, especialmente para a região de Juruti Velho. O prefeito foi recebido pelo coordenador nacional do programa Luz para Todos e esteve acompanhado dos deputados federais Nilson Pinto, Miriquinho Batista e Lira Maia; do deputado estadual Zé Maria e dos vereadores de Juruti, Fladimir Andrade e Janisson Natividade.

Na reunião Marco Aurélio solicitou urgência na execução desse programa em Juruti, notadamente nas comunidades que integram a região de Juruti Velho, que hoje são atendidas com geradores a diesel que consomem  uma boa parte do orçamento do Município, uma vez que toda a demanda para manter essas comunidade com energia é custeada pela Prefeitura, desde a compra do motor até a manutenção e compra do óleo diesel.

Na reunião ficou acertado que em setembro, em data ainda a combinar, finalmente será assinado pelo Ministro das Minas e Energia o contrato de extensão do programa Luz Para Todos para a região de Juruti Velho e para o município de Juruti. O Prefeito comemorou mais uma etapa vencida na luta pela energia de qualidade para aquela região. Segundo ele, após essa assinatura, os responsáveis pelo programa deverão começar o trabalho em Juruti Velho.

Marquinho Dolzane informou, ainda, que na próxima terça-feira, 27, os deputado Nilson Pinto, Miriquinho Batista e Lira Maia terão uma reunião com o secretário de planejamento do Ministério das Minas e Energia para tratar de outro assunto importantíssimo para nossa região que é o rebaixamento do Linhão de Tucuruí para beneficiar os municípios da Calha Norte. 

PREFEITO  ANUNCIA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DOS GALPÕES DAS TRIBOS MUIRAPINIMA E MUNDURUKUS

Deputado Junior Ferrari, autor da emendas dos galpões das tribos
Deputado Junior Ferrari, autor da emendas dos galpões das tribos

O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, acompanhado de secretários e vereadores da Câmara Municipal de Juruti, reuniu na manhã de segunda-feira, 19, com os presidentes das tribos Muirapinima e Mundurukus, Gilvan Gomes e Edon Cativo, respectivamente, ocasião em que anunciou o início da construção  dos tão sonhados galpões das tribos de Juruti.

O gerente da empresa Tupaiu, que venceu a licitação para a devida construção, Geraldo Resende Neto, explicou que  cada galpão terá a medida de 15m x 30m e será erguido dentro das dependências das próprias tribos. Disse, ainda, que os galpões são padronizados e terão vestiários masculino e feminino, almoxarifado e poços artesianos.

A pedido do prefeito Marco Aurélio, a mão de obra a ser utilizada nessas construções deverá ser de Juruti, exceto os casos em que não houver os profissionais aqui. Cada galpão custará R$ 373.854,90  dinheiro liberado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Obras Públicas do Pará (Seop), atendendo a uma emenda do deputado estadual Júnior Ferrari.

Para o Prefeito jurutiense, essa é mais uma confirmação  do compromisso que este governo tem com a cultura de nosso Município onde está incluído o Festival das Tribos. “Com esses galpões as tribos terão mais um espaço para confeccionar e guardar suas alegorias e fantasias, além de poder usar como oficina de arte. Por isso agradecemos a dedicação do deputado Júnior Ferrari para com nossa cultura”, disse o Prefeito.

Os presidentes das duas tribos mostraram-se entusiasmados com mais essa conquistas. Para eles, esse é o espaço que as tribos precisavam para guardar seus materiais evitando que as alegorias fiquem a céu aberto tanto antes como depois do Festribal.

A previsão para a conclusão da obra é de seis meses devendo ocorrer a inauguração no mês de março de 2014.

MARQUINHO E ALEXANDRE VON SE UNEM EM PROL DOS MORADORES DO LAGO GRANDE

Prefeitos Marquinho e Alexandre Von em Piraquara firmam parceria
Prefeitos Marquinho e Alexandre Von em Piraquara firmam parceria

Os prefeitos de Juruti, Marco Aurélio Dolzane, e de Santarém, Alexandre Von, participaram de uma reunião com líderes comunitários da região do Lago Grande para definir ações de recuperação de mais de 80 km de estradas e vicinais que beneficiam comunidades de Juruti e de Santarém. A reunião ocorreu no dia 17 de agosto, na comunidade Piraquara, com a presença de secretários e vereadores dos dois municípios, incluindo os presidentes da Câmara, Henderson Pinto (Santarém) e Edjânio Printes (Juruti), além dos deputados estaduais Zé Maria e Nélio Aguiar.

Alexandre Von agradeceu à Prefeitura de Juruti pelos atendimentos de saúde aos santarenos do Lago Grande e pelo Prefeito se mostrar sensível às dificuldades da região. Para o prefeito de Juruti, essas parcerias são necessárias. “É importante que os prefeitos sejam parceiros para que a região e as pessoas tenham qualidade de vida. Com esta união e também com as parcerias dos deputados estaduais, vamos lutar pela PA 257, e vamos recuperar essas estradas. No que as comunidades precisarem, podem contar com a Prefeitura de Juruti. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, jamais mediremos esforços”, afirmou Marco Aurélio.
Além do compromisso dos dois prefeitos com a região, os dois deputados também se comprometeram em levar ao Governo do Estado, as demandas de recuperação da PA 257 (Translago). O objetivo das prefeituras é inaugurar essas estradas no mês de outubro deste ano, sob a responsabilidade das secretarias de Agricultura, pela parte de Santarém, e de Infraestrutura, pela parte de Juruti.

Foi mais uma ação do prefeito de Juruti que repercutiu positivamente, pois a população percebe cada vez mais que Marquinho foca seu mandato na melhoria da qualidade de vida da população da cidade e do interior.

CÂMARA APROVA PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE JURUTI

A população de Juruti pode se orgulhar de ter uma Câmara Municipal realmente comprometida com o desenvolvimento do Município e que, antes de qualquer coisa, pensa na população. Uma prova concreta disso foi dada na sessão da última quarta-feira, 21, quando os nove vereadores pressentes à sessão ordinária, aprovaram projeto de lei de autoria do Executivo que  autoriza a Prefeitura de Juruti a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

Essa operação de crédito está dentro do PAC 2 denominado de Programa de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas – Pró-Transporte até o valor de R$ 25 milhões destinados à pavimentação de vias urbanas de Juruti e subordina-se às condições gerais estabelecidas em instrução normativa do Ministério de Estado das Cidades.

De acordo com a lei, o prazo de carência será de até 48 meses contados a partir da assinatura do contrato de financiamento sendo permitida a prorrogação por até metade do prazo de carência originalmente pactuado. Já o prazo máximo de amortização das ações financeiras será de 20 anos correspondente a 240 meses.

A sessão que aprovou o projeto de lei do Executivo e a lei 013/2013 do Legislativo foi presidida pelo vereador Manoel Borges dos Santos, 1º secretário da Mesa Executiva, que assumiu o cargo de presidente na ausência do seu titular vereador Edjânio Printes que estava exercendo o cargo de Prefeito interino do município na ausência do Prefeito e vice-Prefeito que se encontravam em viagens administrativas.

Nove dos treze vereadores participaram da votação e todos reconheceram a importância do projeto para o município de Juruti, por isso o aprovaram por unanimidade. Com essa possibilidade de empréstimo junto à CEF a Prefeitura de Juruti pretende levar asfaltamento, calçamento e drenagem profunda a praticamente todos os bairros de Juruti, como São Marcos, Santa Rita, São Francisco, Sapupira, Centro, Maracanã I e II e parte do Centro que ainda não está asfaltado.

A população de Juruti comemorou a aprovação do projeto com muitos fogos por toda a cidade, principalmente os moradores da periferia que terão em breve suas ruas totalmente asfaltadas e calçadas. Os vereadores elogiaram a iniciativa do prefeito Marco Aurélio e sua equipe de buscar sempre o melhor para Juruti sem discriminar ninguém. “Jamais serei contra um grande projeto que vai beneficiar a população”, disse o vereador Luiz Braga (Toró). Por sua vez o vereador Elivan Rocha declarou: “Não vou impedir um sonho de nosso povo que quer melhoria de nossos bairros”. Já o vereador Rogério Soares disse: “Apoio esse projeto porque sei que é bom para a população que espera esse trabalho do Vereador”. Outro que se pronunciou foi o vereador Carlos Alberto. Ele disse: “Se fosse para pagar dívidas antigas eu seria contra esse projeto, mas como é para investir na melhoria da qualidade de vida da população, sou totalmente a favor, pois sei que um dos sonhos da população é ver sua rua asfaltada”.

PROJETO PUXIRUM VAI LEVAR BENEFÍCIOS A JURUTI VELHO

Recuperação das ruas é um dos alvos do Puxirum de Juruti
Recuperação das ruas é um dos alvos do Puxirum de Juruti

Um dos projetos tratados com muito carinho pelo prefeito Marco Aurélio Dolzane, entra a partir de segunda-feira, 26, em uma nova fase, sai dos limites urbanos e chega ao interior do Município. Trata-se do Projeto Puxirum que já percorreu vários bairros da cidade levando serviços de limpeza, capina, terraplenagem e retirada de lixo e entulho das ruas e agora chega à Vila de Juruti Velho.

A programação naquela vila começou no sábado passado com a chegada dos maquinários da Secretaria Municipal de Infraestrutura ao comando da secretária Andrea Alves. Durante uma semana os servidores da Prefeitura vão realizar serviços de limpeza das ruas, como capina, limpeza, terraplenagem, serviços hidráulicos e elétricos. Já na sexta-feira, dia 30, serão ofertados durante todo o dia os demais serviços das outras secretarias municipais, como saúde, educação, esporte, lazer, cultura, comunicação, assistência social, etc.

O prefeito Marco Aurélio também participará dessa edição do Projeto Puxirum em Juruti Velho quando estará conversando frente a frente com os moradores da Vila que desejarem tratar assuntos com ele. “O projeto Puxirum é a mais pura demonstração de integração entre o governo e a comunidade, pois é um momento que todos têm acesso aos serviços prestados pela administração municipal, além de poderem conversar pessoalmente com os secretários e o prefeito”, declarou Marco Aurélio.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui neri

Um comentário em “Autorização para o programa Luz Para Todos será assinada em setembro

  • 25 de agosto de 2013 em 21:50
    Permalink

    Sabendo que juruti tem o programa luz para todos, gostaria de saber porque que, as comunidades Bem Longe, São Raimundo do mentai, Batata e Alta Alegre ainda não foram beneficiadas?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *