Navio com 1.800 turistas aportará em Santarém

Navio Prinsendam
Navio Prinsendam

Na próxima sexta-feira (06), o navio Prinsendam aportará em  águas santarenas, trazendo 1.800 turistas norte americanos (Alasca).  Mais uma viagem da rota turística 2013-2014, no município de Santarém.

Um dos pontos agendados para visita dos estrangeiros é o Centro Cultural João Fona. Na instituição, nove salas estão disponíveis para visita, incluindo a Sala Transitória, área destinada, nesse período de temporada aos artesãos. O desembarque dos turistas será às 12h, no píer da Companhia Docas do Pará. No domingo (08) aportará em Santarém o Cruzeiro Navigator.

Centro Cultural João Fona é um dos pontos mais visitados pelos turistas
Centro Cultural João Fona é um dos pontos mais visitados pelos turistas

CREDCIDADÃO E TIN REALIZARÃO ENTREGA DE CRÉDITOS E CERTIFICADOS

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), por meio do Programa de Microcrédito – CREDCIDADÃO e do Telecentro de Informação e Negócios (TIN), promovem a entrega de créditos e certificados. A cerimônia será realizada no dia 13, às 9h, no Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

No evento, o CREDCIDADÃO financiará recursos na ordem de R$ 602.943,00 beneficiando 194 famílias provenientes de 20 Instituições Sociais, sendo 08 da zona urbana, 02 da zona rural e 10 comunidades de rios.

Na ocasião o TIN entregará certificados para aproximadamente 200 alunos dos cursos: Informática Básica, Caixa Informatizado, Gestão de Empresas e Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade.

De acordo com o secretário, Valdir Matias Jr., os serviços ofertados pelo governo estimulam o espírito empreendedor oportunizando geração de emprego e renda, além de, contribui com a inclusão social e digital da população santarena.

SEMMA ESCLARECEU SOBRE O ORDENAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL DE SANTARÉM

Secretário Podalyro Neto fala durante Seminário
Secretário Podalyro Neto fala durante Seminário

Os esclarecimentos foram dados pelo Secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, que nesta terça-feira (03) participou do seminário sobre os principais avanços, entraves e desafios da regularização fundiária e ambiental em Santarém e região Oeste do Pará. O evento faz parte da comemoração de 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR).

Durante o encontro o secretário, destacou que o município possui mais 70% do Cadastro Ambiental Rural (CAR), nas áreas de assentamentos. “O objetivo é alcançar mais de 80% do território no CAR, pois é o primeiro passo para regularização ambiental. O município tem avançado nas questões ambientais e já faz parte do Programa Municípios Verdes, onde o município assinou um pacto local contra o desmatamento”, disse.

Além de trabalhadores rurais, também estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Terra Legal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

MOSTRA DE METARECICLAGEM – A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Informática Educativa, realiza na próxima sexta-feira (06), de 8h às 13h, no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós, a 1ª Mostra de MetaReciclagem. Os alunos farão exposição dos produtos desenvolvidos durante as oficinas a partir do lixo eletrônico. A programação será.

COMISSÃO ELEITORAL PARA DIRETORES – Na próxima segunda-feira, (09), de 8h às 11h, no auditório do IFPA, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma reunião eleitoral geral com representantes dos conselhos escolares. O objetivo fornecer orientações para o processo de formação e ação das comissões eleitorais para diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal.

 COMEÇAM OS TRABALHOS DE DESOBSTRUÇÃO DA DOM FREDERICO COSTA, DO JUTAÍ À JADERLÂNDIA

Máquinas da Prefeitura trabalham do Jutaí à Jaderlândia
Máquinas da Prefeitura trabalham do Jutaí à Jaderlândia

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), iniciou na manhã desta terça-feira (03), os trabalhos de desobstrução da Avenida Dom Frederico Costa, do bairro do Jutaí ao bairro da Jaderlândia. Pela primeira vez, em mais de 30 anos, a via recebe, no trecho a partir da Rua Maringá no Jutaí, serviços de urbanização, que facilitarão a mobilidade entre bairros.  Nesta primeira etapa, a abertura da via beneficiará seis bairros diretamente: Jutaí, Urumari, Área Verde, Maicá, Pérola do Maicá e Jaderlândia. A segunda etapa, em 2014, estende-se do bairro da Jaderlândia até atingir Urumanduba e Diamantino. Estiveram presentes o prefeito Alexandre Von, o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, lideranças comunitárias e os presidentes dos bairros Jutaí (Maria Elenilda Pena), Urumari (Eládio Sousa), Área Verde (Floriano Franco), Pérola do Maicá (Ronaldo Costa) e Jaderlândia (Adilson Matos).

O prefeito Alexandre Von classificou a obra como histórica. “Porque nas últimas três décadas não houve tráfego, não houve uso da Dom Frederico, no trecho entre o Jutaí e a Jaderlândia, que é uma avenida importante, estratégica. Começa na Mendonça Furtado e que no traçado, na planta da cidade, vai até ao Diamantino, no pé da serra”, ressaltou o prefeito.

Alexandre Von lembrou que esta foi uma decisão compartilhada entre a gestão e as Associações dos Moradores. Segundo o gestor, esse serviço foi um pedido feito por todas as Associações da grande área do Maicá, durante as reuniões de planejamento, realizadas no último mês de outubro.

LINHAS DE ÔNIBUS PODERÃO ATENDER AOS MORADORES

Os serviços de desobstrução beneficiarão principalmente quem necessita do transporte coletivo, já que esta também será a primeira vez que as linhas de ônibus poderão fazer o itinerário entre bairros, antes isolados. Sem falar dos serviços públicos essenciais, como a entrada de ambulâncias, atendendo a possíveis emergências. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Jutaí, Maria Elenilda Pena, afirmou que os moradores aguardavam ansiosos pela obra.

“Estamos aguardando há 33 anos esse serviço. Hoje, enfim, todos nós estamos presenciando a abertura da Dom Frederico, que foi fruto das nossas reuniões com o governo aqui na nossa grande área.

O titular da SEMINFRA, Edilson Pimentel, observou que durante os serviços será comum encontrar situações de propriedades privadas, invadindo o leito da Avenida. Segundo o secretário, os donos de terrenos identificados serão notificados para realizarem possíveis adequações.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *