12 de janeiro 2012 as 8:27 am

Belém comemora hoje 396 anos de fundação

Show da cantora Ivete Sangalo agitou a cidade ontem à noite

Show da cantora Ivete Sangalo

Belém comemora hoje 396 anos e terá uma série de programações culturais e esportivas para marcar os festejos da data. Logo cedo, por volta de 6h, haverá uma queima de fogos para iniciar as comemorações, na rua Mário Andreazza, no bairro do Bengui. “É uma maneira de dar ‘bom dia’ a Belém. Será uma data especial, que esses 396 anos sejam maravilhosos e que as futuras gerações possam usufruir de dias cada vez melhores em nossa cidade”, diz Waldir Kayath, coordenador de turismo de Belém.

Por volta de 11h30, no mesmo local, acontece a inauguração da via, que foi pavimentada e representa a rua de número 2.500 do Programa de Asfaltamento da Prefeitura de Belém. Logo em seguida, os belenenses vão cantar o tradicional parabéns para a cidade. Um bolo de 25 metros, oferecido pela Belemtur e parceiros, está sendo confeccionado desde ontem e será distribuído para a população.

Ainda hoje – fazendo parte da comemoração do aniversário da cidade – também acontece a assinatura do projeto de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Este modelo de transporte prevê um corredor de ônibus exclusivo, que ligará Icoaraci até São Brás, com paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado. O projeto tem capacidade para atender 45 mil passageiros por hora.

A programação cultural, com shows e exposições fotográficas, teve início ontem e se estende até o dia 14 de janeiro. As apresentações contam com artistas regionais como as cantoras Gaby Amarantos e Fafá de Belém. Todos os shows acontecem na avenida Pedro Miranda com a travessa Alferes Costa.

A exposição de fotografias será através de painéis. Dos dias 9 a 13 a exposição – que reproduz pontos turísticos e históricos de Belém – estará nas praças Dom Pedro II e do Operário e na praça Batista Campos, no período entre 12 e 15 de janeiro.

Bolo de 20 metros para os parabéns

Moradores do conjunto Tocantins, no Tenoné, vão comer o bolo de aniversário de Belém esse ano. Com 20 metros de comprimento e pesando 440 quilos, o bolo ainda estava sendo assado, ontem à noite, na Panificadora Versailles, sob os cuidados da equipe da empresária Lindalva Pereira. Ele vai ser montado, hoje de manhã, na rua Mário Andreazza, do conjunto Tocantins, no Km 10 da avenida Augusto Montenegro.

O bolo é uma homenagem que o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Pará (Sindipan-PA) presta ao aniversário de Belém há 16 anos. O bolo de aniversário de Belém, deste ano, consumiu 70 quilos de farinha de trigo, 70 quilos de açúcar, 2.030 ovos, 18 litros de leite, sete garrafas de vinho Moscatel, 20 quilos de frutas, 24 quilos de manteiga, 130 quilos de recheio de diversos sabores e mais 9 quilos de volumex e um litro de essência.

O presidente do Sindipan-PA, Elias Gomes Pedrosa Neto, será homenageado, esse ano, com a Medalha do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco que lhe será entregue pelo prefeito, às 19h, no Palácio Antônio Lemos.

Ações em comemoração ao aniversário de Belém:

HOJE

– Entrega de 12 carros e 10 motocicletas para uso da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e Guarda Municipal de Belém (GMB);

– Missa na Catedral da Sé, às 8h;

– Inauguração da rua de número 2.500 do Programa de Asfaltamento da Prefeitura de Belém, que receberá o nome de “Mário Andreazza”;

– Entrega da comenda “Francisco Caldeira de Castelo Branco” para 25 agraciados que se destacaram em 2011. A condecoração homenageia pessoas, estabelecimentos, instituições e autoridades que de alguma maneira contribuíram para o sucesso da Administração Municipal ao longo do ano;
– Shows de Fafá de Belém, Viviane Batidão, o cantor Tiago Costa e as bandas ARK, Ravelly, Cia do Techno, Nosso Tom e Arraial do Pavulagem. A noite será fechada pela aparelhagem Novo Príncipe;

Dia 13/01

– Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a PMB apresenta a cantora Gaby Amarantos, o cantor Pinduca e o grupo Arraial do Pavulagem. A noite encerra com a guitarrada do Mestre Curica;

Dia 14/01

– Shows com Viviane Batidão, Forró Balançar, Banda Mizerê, Banda Badalauê;

– Regata de Belém. A competição terá um percurso de 2 quilômetros. Serão três voltas sinalizadas por boias colocadas em frente ao Portal da Amazônia, na Bernardo Sayão, e no Mangal das Garças.

CORRIDA DE BELÉM

No dia 29/01, a “Corrida de Belém” fecha as comemorações pelo aniversário da cidade. Serão 10 quilômetros de percurso passando por pontos turísticos de Belém, como a Catedral de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré.

Ivete agitou primeiro dia dos festejos

A cantora Ivete Sangalo sacudiu a galera no show de abertura da programação de comemoração dos 396 anos de Belém, ontem à noite, na avenida Pedro Miranda. O público compareceu em massa para ver a cantora baiana, que botou todo mundo para dançar o axé.

O prefeito Duciomar Costa, que esteve no palco com a cantora pouco antes do início do show, disse que era “uma grande festa. O povo merece”. Ele destacou as atrações locais como contrapondo as críticas pela presença da baiana no aniversário .
“Belém é a nossa casa e hoje estamos festejando o aniversário da nossa casa. O povo está aqui para festejar o aniversário”, disse o prefeito.

Ivete subiu ao palco às 22h30, causando gritos na plateia, que curtiu a aparelhagem do Poderoso Rubi e outras atrações locais antes do show de Ivete.

O público ficou encantado. “Está maravilhoso”, disse a promoter Ruthlea Fonseca, num dos camarotes vips armados ao lado do palco. Ela disse que o fato da cantora ser baiana não interferia em nada. A universitária Bianca Bandeira, ao contrário dos críticos, disse que foi “uma ótima ideia” trazer Ivete Sangalo para a festa.

Na opinião do consultor de seguros Mauro Gonçalves, “Belém merece uma festa com Ivete Sangalo”, destacando que os artistas locais também estão contemplados na programação da prefeitura, que vai até sexta-feira.

A cantora subiu ao palco já sem chuva, depois de um temporal ter caído sobre Belém. No palco, Ivete mesclou as letras de suas músicas com referências a Belém e parabenizou a cidade. Com a espontaneidade peculiar, brincou com o público e empolgou a multidão.

Hoje, a programação continua, com direito à alvorada de fogos, às 6h, na rua Mário Andreazza, na avenida Augusto Montenegro, a bolo e a parabéns para a cidade.

Antes, às 8h, haverá missa na Catedral e a entrega de 26 viaturas para a Guarda Municipal e CTBel, em frente ao Palácio Antônio Lemos, às 10h. À noite, às 19h, será entregue a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco a 25 personalidades agraciadas.

Fonte: Diário do Pará

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

One Response to Belém comemora hoje 396 anos de fundação

  1. Alberta RIker diz:

    PARABÉNS PARA NOSSA LINDA BELÉM-PA, cidade das mangueiras, capital paraense, um dia irmã queridíssima da capital do Tapajós!
    DEUS ABENÇOE BELÉM E TODO O PARÁ, HJ E SEMPRE!

    Francamente, eu queria q/ a Ivete viesse NOVAMENTE aqui pq ela é muuuito animada, os shows dela são superdivertidos.
    A música “A minha sorte grande foi vc cair do céu minha paixão verdadeira, Viver a emoção, Ganhar teu coração p/ ser feliz a vida inteira, … nhanhanha nhanhanha hahahaha …Poeiraaaaa! Poeiraaaa! Levantou
    Poeira! …” //// As musicas dela são chacoalhantes! Tem gente q/ p/ fazer gozação,p/ zoar, troca a palavra ‘poeira’ por “fuleira”, rs… kkKK…

    Falando sério: ela faz um megashow, mas está COMPLETAMENTE fora da nossa realidade atual. Isso é uma droga! Mas os empresários poderiam fazer semelhante a um consórcio e trazê-la aqui em Stm-PA, de preferência numa data bacana e q/ coincida c/ o final ou início,do mês, em q/ todo mundo recebeu seu dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>